Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

SABEDORIA!

Muito se comenta sobre SABEDORIA, mas qual é o significado conveniente desta palavra?

Sabedoria é o conhecimento prévio das circunstâncias, através de um discernimento correto, que pode levar a uma caminhada adequada e livre de maiores embaraços.
Numa frase básica e concreta, exponho que ter sabedoria: "É simplesmente não perder tempo com aquilo que não edifica e não te coloca um em bom patamar existencial".
Características daquele que possui sabedoria:
  1. TIROCÍNIO: Ter tirocínio é a capacidade de analisar uma circunstância com discernimento. É possuir um senso perspicaz para observação. Assim, no uso prático da experiência, contrariedades podem ser evitadas, antes que aconteçam.
  2. MATURIDADE: A maturidade é o estado de desenvolvimento mental, emocional e comportamental de alguém, no qual se demonstra um nível avançado de compreensão, autodisciplina, responsabilidade, bem como a capacidade de lidar adequadamente com situações complexas.
  3. PRUDÊNCIA: A cautela é necessária em um mundo complexo. No uso da prudência, teremos a capacidade de avaliar uma circunstância que pode estar disfarçada numa aparência adequada, mas que, na "essência" é prejudicial. O prudente consegue identificar o que lhe é benéfico, sabendo escolher os meios adequados para alcançar uma determinada finalidade.
  4. EQUILÍBRIO: O indivíduo equilibrado enfrentará as adversidades de forma conveniente, quando controlará as emoções. Deste modo, ele terá uma perspectiva correta e adaptativa para vencer os desafios. A moderação é parte importante da sabedoria e deve fazer parte da existência, já que a Bíblia adverte: "Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio" (Provérbios 3.21). Então, busquemos o equilíbrio.
  5. BOM SENSO: O dotado de bom senso possui a capacidade de tomar decisões coerentes. Ele reflete com calma, parcimônia e lógica sobre como deve proceder e não se deixa "levar" tão somente pela própria vontade. Ele não é dominado pela paixão ou emoção, e sim conduz suas decisões baseadas pela razão e, sobretudo, na vontade divina.

Conhecimento e Sabedoria se confundem, e muitos podem inquirir: são a mesma coisa?

O conhecimento é teórico, já a sabedoria é o bom uso da prática das informações recebidas. O conhecimento adquirido por meio de estudos e experiências embasará "uma matéria-prima" valiosa para o bom uso da sabedoria. O indivíduo acumula informações, deixando um bom estoque de dados para serem usados quando necessário. A sabedoria requer disciplina para meditar sobre as consequências objetivas do conhecimento adquirido.
O conhecimento tem como principais fontes:
  • Bons mestres e professores.
  • Leitura de livros edificantes.
  • Experiência adquirida.
  • Conselhos dos pais.

Existem indivíduos que valem enciclopédias e, mesmo com todos os conhecimentos adquiridos, não possuem a mínima sabedoria, não sabendo conduzir-se adequadamente. Como já explanado: conhecimento (teoria) e sabedoria (prática).

Por outro lado, é importante assimilar que tão somente a ciência e o conhecimento puramente humano não levarão a verdadeira sabedoria, que é a DIVINA, pois está só é efetivamente obtida:  
  • a) No SENHOR, pois se: "Algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreensão, e ser-lhe-á dada" (Tiago 1.5).
  • b) Através do ESPÍRITO SANTO, o qual dotará o homem da sabedoria divina, pois: "Quando lhe dizemos isso, não empregamos palavras vindas da sabedoria humana, mas palavras que nos foram ensinadas pelo Espírito, explicando verdades espirituais e pessoas espirituais" (1 Coríntios 2.13).
Pelo uso da sabedoria divina, evitaremos situações indesejáveis e não entraremos em caminhos sinuosos* e arapucas armadas por perversos, já que: "O temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência" (Jó 28.28). Com a real sabedoria, estarás apto para DECIDIR corretamente, sabendo escolher o BEM e fugindo do MAL.
O sábio tem "olhos de águia",** ou seja, ele possui uma visão perspicaz, intuitiva e vigilante. Ele é dotado de uma compreensão ampla do que acontece ao redor, prevenindo-se contra os perigos. O sábio sabe se conduzir, faz o que deve ser realizado, e só fala o necessário.   
Assim, aprenda o que puder; todavia não esqueça que a sabedoria humana é nada sem DEUS, pois: "O Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem o conhecimento e o entendimento" (Provérbios 2.6).


_______________    

*Traiçoeiros, tortuosos, venenosos.

**Possuir uma visão aguçada da águia, representa: A capacidade de perceber e discernir as coisas de longe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário