Pesquisar este blog

sábado, 15 de fevereiro de 2025

O PULO DO GATO!


Antes de adentrarmos na composição com mais intensidade, é necessário explicarmos este título. Pois bem, o "Pulo do Gato" é uma expressão com um significado curioso, que adveio de uma "fábula", quando, a pedido da onça, o gato ensinou os truques de suas acrobacias. Achando-se muito esperta, a onça teve certeza de que teria o gato em suas garras após os ensinamentos recebidos. Daí, a onça partiu para cima do gato, e ele escapuliu com um salto para trás. A onça, desapontada, lhe disse: - Ora, Mestre Gato, este pulo você não me ensinou...; - Comadre onça, respondeu o gato: o segredo deste meu pulo eu não ensino a ninguém!. Desta forma, o pulo do gato é uma forma de se referir a um segredo, truque ou explicação do sucesso, bem como à solução de algo.

Ao exercermos um talento herdado de Deus, devemos agir com humildade. E, para quem solicitar, não devemos esconder os métodos básicos ou as instruções necessárias de uma atividade qualquer. Entretanto, para este mesmo dom recebido do ALTO, existe um SEGREDO MAIOR que será apenas entre você e Deus, e que não pode ser informado a ninguém, nem mesmo àquela pessoa que você mais ama.
Deus é um SER zeloso, especialmente quando requisita ao homem guardar no coração o que apenas ele e o SENHOR podem saber. Explicarei com um exemplo bíblico para uma melhor compreensão, utilizando o personagem "Sansão". Ele foi dotado de uma força descomunal e tinha um segredo por trás: não cortar o seu cabelo. Sansão revelou o motivo de sua forte "energia" para a amante Dalila. E, enquanto ele dormia, Dalila traiçoeiramente aparou o cabelo dele. Daí, ele perdeu a sua potência, sendo capturado pelos filisteus, o que prejudicou sobremaneira uma caminhada que poderia ter sido bem mais vitoriosa.*
Existem requisitos notórios para se fazer algo com excelência; todavia, o PULO DO GATO ou o SEGREDO MAIOR de um método vitorioso não deve ser dito a ninguém, sob a pena de desatender "Aquele" que te ofertou um dom que talvez ninguém possua igual. Quando Deus veta a divulgação de algo, é para o nosso bem, especialmente daquilo que recebemos como dádiva divina, tal como: "A sabedoria para se fazer alguma coisa com relevância". E se Deus requer que se mantenha um segredo, MANTENHA, pois evidentemente quem mais ganhará será você. Desta forma, o Senhor orienta que continues discreto quanto a certas recomendações divinas.
Alguém pode estar pensando: como Deus revela seus segredos ao homem?
O livro bíblico de João 10:27 responde a tal indagação, quando preceitua: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e elas me seguem." Ao seguirmos Deus pela FÉ, ouviremos sua voz em nosso coração, e os seus segredos conosco serão estabelecidos.
O segredo de Deus é para aqueles que o temem (Salmos 25:14) e, por consequência, continue no que você foi dotado a fazer, contando com o auxílio divino.
O Senhor tudo vê e conhece, possuindo o controle de tudo. Quando Ele pretende FAZER algo extraordinário na vida de alguém, ofertará instruções valiosas e ministrará alguns "segredos" para serem guardados a sete chaves.** É importante informar que quem não guarda um segredo recebido de Deus, além de desobedecê-lo, é uma pessoa que não merece a mínima confiança. Se alguém falta com Deus, imaginemos então com o semelhante.
Para aqueles que ainda possuem dúvidas sobre a exposição, ou seja: como pode ser esse maior segredo? Respondemos:
  • Uma "orientação divina" para alguém fazer um ofício que ninguém FAZ, podendo ser na confecção de uma simples bolsa ou na fabricação de um artefato bem mais valioso.
  • Também tem a ver com um método de trabalho eficaz, quando você resolve situações que os outros não solucionam.
  • Naquela sábia orientação que você recebe de Deus quando trabalha em uma "Missão Específica ou Espiritual".
  • Através de uma "impressionante inspiração" para escapar daquilo que pode trazer sérios prejuízos.

Receba aquela revelação maior da parte de Deus e fique ATENTO. Conduza-se com precaução, não confidenciando a ninguém o segredo, e terás uma salutar manifestação do "benefício" que Deus te conferiu. O teu "pulo do gato" será usar satisfatoriamente o que Deus te confidenciou.

Antes que me esqueça, o pulo do gato é apenas um título sugestivo e, ao mesmo tempo, "chamativo" para algo muito mais importante, que é justamente utilizar-se do "segredo" maravilhoso que Deus proporciona para aquele que Nele confia. Para tanto, fique atento ao que Deus colocou no teu íntimo e preste atenção aos SINAIS recebidos.
Assim, o que for decidido por Deus em relação a ti, revele o que pode ser revelado, mas não o maior segredo do seu dom, para que possas efetivamente crescer cada vez mais e que o SENHOR possa afirmar: "Muito bom, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." (Mateus 25:23).

_______________

* Mais informações sobre esta história no capítulo 68 com a publicação SANSÃO: AS FRAQUEZAS DE UM HOMEM FORTE!

** Antigamente, era bastante comum a utilização de baús, que eram guardados sob o mais absoluto sigilo. Tal hábito foi o grande responsável pela concepção do termo “guardado a sete chaves”, corriqueiramente utilizado quando devemos guardar ou estamos preservando um segredo de suma importância.

5 comentários: