Dificilmente escaparemos da inveja. Antes que alguém discorde por entender que não possui nada para ser cobiçado, saliento que tal natureza não tem nada a ver com beleza, capacidade intelectual ou riqueza, pois o mais interessante, para não dizer curioso, é que, em certos casos, o invejoso possuirá uma melhor condição do que o invejado.
- ELE ATACA PUBLICAMENTE: É o crítico que, ao invés de conversar privadamente contigo, te ataca em público. Isso pode acontecer numa simples reunião de trabalho. O incompetente, quando não pode te vencer no profissional ou em outro campo, tenta crescer te diminuindo. O invejoso critica publicamente não porque é corajoso, mas simplesmente por querer chamar a atenção dos demais, objetivando demonstrar que é o mais capacitado. O invejoso desafia outro de forma injustificada para que haja uma forte reação e se perca o controle emocional. Tal dedução é coerente, pois certa vez pude comprovar na prática quando observei um invejoso atacar por quatro vezes outrem (eu já sabia da inveja que o cidadão nutria) para que houvesse uma retaliação intensa e o provocado perdesse totalmente a razão. O invejoso é PROVOCADOR. Guarde isso na mente! Normalmente, o invejoso se incomoda com a tua presença e começa a te provocar de um jeito que parece até uma brincadeira; todavia, a malícia estará presente.
GOSTA DE ELOGIAR, MAS É UMA ATITUDE CONTAMINADA PELA FALSIDADE: Tenha cuidado com o elogio constante e fora de hora. Geralmente, o invejoso elogia muito. É evidente que ser elogiado nos faz bem, mas, como preceitua o ditado: "Tudo demais é veneno." O sentimento de inveja impulsiona o elogio desenfreado na tentativa de enganar a vítima, pois muitos se deixam ludibriar, aceitando falsos elogios. O invejoso não é sincero e só quer ter a vítima por perto para auferir algum tipo de lucro. Devemos ter cuidado com aquele que elogia de modo exagerado, sustentando que gosta demais de alguém, mas, no coração, o que está sobrando é a inveja. Ademais, reconhecemos quando somos apreciados de verdade, e não é um elogio frequente que determinará uma maior consideração.
- O OLHAR DO INVEJOSO É DIFERENTE: Normalmente, uma pessoa não consegue mentir pelo olhar. A frase do poeta Edgar Allan Poe: "Os olhos são as janelas para a alma" indica a relevância da visão. Os olhos representam nosso humor, afeto, atenção e têm sua própria linguagem. O invejoso pode até ser fingido e ter boas palavras, mas não conseguirá ocultar por muito tempo o que está sentindo. Visualize os olhos de alguém com maior cuidado, principalmente quando desconfia de algo. O olhar do invejoso é frio, distante, julgador, calculista e raivoso. E se fores muito observador, conseguirás discernir a malícia que alguém quer encobrir, mas os olhos não escondem.
ELE NÃO COMEMORA TUAS VITÓRIAS: O invejoso pode até chorar contigo nas tristezas; entretanto, dificilmente comemorará as tuas vitórias. Pode até ser uma incoerência; contudo, é a mais pura verdade. Ao alcançares sucesso em teus empreendimentos, experimente observar o comportamento daquele de quem desconfias da autenticidade. Terás uma baita surpresa, pois certamente o invejoso não estará contente ou não demonstrará a alegria necessária para quem é realmente amigo.
- ELE TE PEDE MUITA EXPLICAÇÃO: Comece a observar com mais ênfase aquilo que é excessivo e forçado. Tudo que é demasiado evidencia que algo não é equilibrado ou não está normal. Quando te pedem muita explicação sobre o que estás fazendo, comece a desconfiar. O invejoso quer saber tudo da tua vida. Através de alguns dados pessoais, ele terá todas as informações possíveis para usá-las contra você. Tenha cuidado quando alguém quer controlar o que você faz, pois pode haver bem próximo de ti um invejoso disfarçado.
DESCONFIE DAQUELE QUE PROCURA TE IMITAR: Cuidado quando alguém tenta copiar-te minuciosamente. Que pergunta repetidamente sobre a marca da tua roupa ou do perfume, ou ainda qual é o teu carro. Aqui não levo pelo lado de uma mera curiosidade de um amigo já testado pelo tempo ou de um familiar que te pede uma sugestão sobre algo. Mas, sobretudo, aquilo que és inquirido constantemente por alguém com quem nem tens maior intimidade. Abra os olhos, já que há algo de errado naquele que te IMITA com insistência e quer saber muito sobre a tua vida. Tal contexto me faz lembrar certos componentes de fã-clubes que agem com fanatismo, querendo viver a vida do seu ídolo, e daí a inveja é tão intensa que acontecem até assassinatos. Temos exemplos na mídia que não apontarei aqui para não relembrar acontecimentos ruins.
Claro que a inveja se manifesta de outras formas. Evidenciei algumas particularidades para que tivéssemos uma noção de como a inveja se desenrola. Estudar o cobiçoso é importante, pois permite antecipar-se às suas ações e não ser prejudicado.
________________
*Encoberta, dissimulada, disfarçada.
**Pernas para que te quero é uma expressão coloquial que significa fugir rapidamente de um perigo.

Boa reflexão
ResponderExcluirÉ desse jeito! Desde os primórdios o sujeito homem carrega dentro de si estes sentimentos de inveja, más glória a Deus pelos laços quebrados na medida em que o Espírito Santo assume o comando de sua vida!
ResponderExcluirObrigado pelos comentários.
ResponderExcluir