Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

O PODER DA ESCOLHA!

 

Não aprecio observar os noticiários criminais de forma frequente. Todavia, para escrever sobre os acontecimentos do cotidiano, necessário se faz tomar conhecimento do que está acontecendo na sociedade, mesmo que sejam assuntos desagradáveis.
Ao visualizar alguns relatos da mídia sobre os crimes ocorridos, tenho verificado que em determinadas situações, o infortúnio de alguém poderia ter sido evitado, se ao menos tivesse escolhido melhor suas companhias.
No que tange as decisões peculiares* do homem, ele possui o PODER DA ESCOLHA, e que tal dádiva foi concedida graciosamente por Deus. O fato é que ao escolhermos adequadamente, inibiremos as más consequências das opções equivocadas.
Vale salientar que ao escolhemos mal, nem sempre seremos os únicos a sermos prejudicados. A vida é uma corrente, e quando não acertamos no alvo de uma escolha conveniente, pessoas próximas podem também serem atingidas. Ofertarei um exemplo bem prático deste contexto, senão vejamos:
  • Uma mulher conhece um homem, o qual notoriamente possui tendência criminosa. Os pais e amigos avisam-na sobre a referida conjuntura, e ela não dá a mínima, continuando com sua infeliz escolha. Ocorre que um dia, lamentavelmente numa discussão o companheiro termina matando-a. Além, de ter perdido a vida, muitos sofrerão com os efeitos de uma opção de vida errada, e em especial os pais e familiares. 
Tomamos muitas decisões, e algumas delas, não chegamos nem a pensar nas repercussões da escolha. Ninguém sabe de tudo, e o devido aconselhamento com alguém mais sábio deve ser uma tônica em nossa caminhada. Observar os fatores positivos e negativos de qualquer coisa é mais do que necessário. Meditar mais sobre uma escolha nunca é demais, pois como bem avaliou Marie T. Freeman: "Não importa quantos livros ou quantos cursos faça; você nunca será sábio de verdade até que comece a fazer escolhas sábias."
Assim, PONDERE e ORE mais para escolher melhor, e principalmente tenha cuidado com as escolhas que são efetuadas com um sentimento de arrogância ou baseadas simplesmente numa obstinação** equivocada, pois além de serem fundamentalmente ERRADAS, podem te trazer sérias frustrações, ou cenários ainda mais complicados.

____________

*Exclusivas, próprias, pertinentes.

**Capricho, pirraça, teimosia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário