Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

SUGADORES DE ENERGIA


       Não acredito muito em coincidências. Não por um racionalismo* exagerado, mas acima de tudo por acreditar bem mais na PROVIDÊNCIA DIVINA, que contribui em especial, na existência daquele que ESPERA em DEUS. Pois bem, em relação à providência de Deus, estava conversando com um amigo sobre o tema da mensagem "SUGADORES DE ENERGIA", e ao caminharmos na área central da cidade em que residimos, observamos uma cena impactante, e cuja narrativa passo a apresentar, sintetizando o argumento principal do que aqui vou evidenciar:
  • Dois amigos se encontraram e um falou para o outro: "Você está perto de morrer, pois a tua cirurgia foi muito melindrosa, e que levasse muitos pontos cirúrgicos, e não sei como ainda estás vivo."   
Admito que fiquei espantado ao observar a cena, e pensei automaticamente que ninguém merecia um amigo dessa qualidade. Ao invés de congratular-se com o companheiro pelo sucesso da intervenção cirúrgica, fez um comentário tão negativo e desfavorável, que deixaria qualquer um perturbado. É o chamado SUGADOR DE ENERGIA, e quem for sábio APARTA-SE deste tipo de pessoa, pois nada traz de bom ou positivo, e só faz extrair o ENTUSIASMO de alguém. Tal indivíduo é em potencial: negativo, invejoso, insensível, desanimador, e sobretudo destituído de amor
Mas como identificar este tipo de pessoa?
Quem tem um bom conhecimento de psicologia, ou ainda mais importante possua um forte senso de Discernimento Espiritual, conseguirá distinguir com mais agilidade os Sugadores de Energia. Todavia, alguns tópicos são por demais importantes no auxílio desta diferenciação, que passaremos a transcrevê-los:
 
1. ATITUDES OU SITUAÇÕES REPETIDAS: 
Se já detectasse atitudes e situações inadequadas, que sempre se repetem quando estais com certas pessoas, tome muito CUIDADO. Há um provérbio chinês que indica: "Se o cavalo vencer uma vez, foi sorte. Se o cavalo vencer pela segunda vez, foi coincidência. Se ele vencer pela terceira vez, aposte nele." Desta forma, se ligue, pois a repetição de fatos desfavoráveis é um importante método para distinguirmos o sugador de energia.
 
2. AMBIENTE CARREGADO OU PESO NA CONVERSA: 
Se algo não te traz paz, já deve servir de alerta. Certo dia, conversei com algumas pessoas num restaurante, e quando retornei para a minha residência, comecei a sentir um peso enorme. Tive uma sensação ruim, e daí lembrei o que tinha conversado com eles, e o tema não foi nada positivo ou pelo menos não edificava, e ainda por cima, tais pessoas não eram muito sinceras na acepção do termo. Importante recomendar que um ambiente carregado torna-se bem propício para o sugador de energia atuar. Deves ter discernimento para entender onde a opressão** se faz presente e evitar tais ocasiões, pessoas ou ambientes. Importante, levar em conta, que alguns infelizes e insatisfeitos tentam transferir para os outros suas frustrações, e uma das formas é sugando a energia, através de uma simples conversa.
 
3. INVEJA:
Normalmente o sugador de energia é invejoso. Ele não se alegra com o que possui, mas se entristece por não ter o que é do outro. Daí fará de tudo para atingir aquele que ele inveja. Isto acontecerá com palavras ofensivas e venenosas. Peça a Deus capacidade para entender quem são eles e o que está por detrás deste tipo de comportamento. Quando for invejado, ataque com SILÊNCIO e PERDÃO, mas se afaste.

4. INSENSÍVEL, PESSIMISTA E DESANIMADOR:
O sugador de energia é insensível, pessimista e não incentiva a ninguém. Suas palavras são destituídas de positividade. Tudo que fala quer colocar o outro para baixo. É o chamado Urubulino (personagem criado pelo genial e saudoso humorista brasileiro Chico Anysio) que só dava más notícias, sendo pessimista ao extremo e que sentia prazer em atingir o emocional de alguém. O sugador de energia detesta a felicidade alheia, e se sente ofendido quando alguém prospera. Esse sujeito coloca defeito em tudo e procura de todo jeito desestimular as pessoas.
 
5. PECADO:
A palavra grega "hamartia" (errar o alvo) é o termo que, em linguagem bíblica se traduz como "pecado". Portanto, pecado é também errar o alvo. E quando pecamos de forma costumeira, a potência espiritual é sugada, atrapalhando em muito, o que mais devemos fazer na vida: AGRADAR A DEUS. E terás, sempre que o pecado acontecer, se arrepender e RECOMEÇAR para teres novamente uma ESPIRITUALIDADE conveniente. Em suma, serás atrapalhado, perdendo um precioso tempo, no que tange a fazer de tua caminhada o que o SENHOR requer.  

           Algo é positivo quando equilibra e concede serenidade, fazendo com que a esperança seja fortalecida, apesar das correntes contrárias. É necessário se afastar de quem nos atrapalhe, principalmente daquilo que "sugue a energia", e que não nos EDIFICA. E Deus nos ajuda na retirada de toda sujeira emocional que tenta nos prender, atrasar e distrair, desconcentrando do que é ÚTIL e BENÉFICO. Assim, passe de longe deste tipo de gente, e peça ajuda ao Senhor para que o discernimento se torne estratégico, evitando que algo ou alguém te atrapalhe ou extraia a tua energia.
 
_________________

 

*Toda doutrina que se vale da razão para explicar a realidade ou para obter conhecimento; pensamento segundo o qual a razão e o modo de pensar lógico são mais importantes que os demais.

** Angústia, aflição, peso, aperto.

3 comentários:

  1. Assunto bem interessante. Mas é bom lembrar que esse tipo (sugador de energia) é de difícil temperamento, gosta muito da sua atitude e geralmente age como se estivesse fazendo um favor. Conheço esse tipo!!

    ResponderExcluir