Pesquisar este blog

sábado, 29 de abril de 2023

QUEM É ESPIRITUAL?

 
                Quando nos reportamos a Espiritualidade, entramos num campo minado* das convicções, pois é um assunto deveras complexo, onde alguns até proclamam que não deve nem ser discutido. Bem, quanto à discussão até concordo, pois não sou muito adepto de debate, especialmente nessa área. Todavia, explano minha apreciação sobre a espiritualidade sempre que sou provocado. E quem me perguntar sobre o tema, expresso o meu CREDO e CONVICÇÃO, respeitando evidentemente opinião diversa, na certeza que jamais desviarei do que defendo, pois: "Sei em que tenho crido" (2 Timóteo 1.12). 
Alguns se acham "espirituais" e exibem suas conquistas neste campo. E isto se dá através de um conhecimento teológico "acentuado" (Uns até se denominam PHD em Divindade) que porventura tenham ou ainda baseado numa "fama repentina", quando tentam e às vezes conseguem dominar e influenciar profundamente seus seguidores, alardeando suas espiritualidades como se fossem "maiorais" no campo sobrenatural. Ao contrário, observamos aqueles que lidam bem e positivamente com a espiritualidade, pois identificam que sem Deus nada são, e que já colocaram tal reconhecimento em seus entendimentos. Atitudes corretas, já que nunca distingui um HOMEM ESPIRITUAL que não fosse humilde.
Após a devida introdução, considero que a verdadeira Espiritualidade se efetiva, quando o indivíduo:
 
1. FAZ A VONTADE DE DEUS:
Quando entregamos o "Senhorio" de nossa vida a Deus, fazemos o que Ele manda, pois a vontade Dele prevalece. Certa vez conversando com uma "cristã", ela me disse que tinha tomado uma deliberação que implicaria num caminho digamos "arriscado", e que de logo achei uma postura incorreta. Daí, perguntei se ela tinha consultado a Deus através de uma simples prece sobre o episódio. Ela nem me respondeu e ficou me fitando sem dizer nada (talvez nem tivesse argumento), contudo seu olhar indicou (pelo que percebi) que não tinha indagado a Deus sobre o assunto. Calado fiquei, mas mostrei minha indignação através de uma feição discordante e pensei automaticamente: "Para certas decisões, prevalece à vontade dela, não importando o que Deus pensa." 
O certo é que na espiritualidade correta a vontade humana se dobra perante a vontade divina.
Por que: pode alguém duvidar?
Por duas respostas básicas:
  • O Criador (Deus) conhece o que é melhor para a criatura;
  • Deus por ser "Onisciente"** já está no futuro, e sabe muito bem o que acontecerá se não o obedecermos em situações que ELE sinaliza contrariamente.
2. NÃO DEMONSTRA UMA SANTIDADE FINGIDA:
O Espiritual reconhece que Deus tudo observa, e isso é o que realmente importa. Não alardeia a espiritualidade, seja em diálogos, redes sociais ou outras situações. O mais importante é que ele possui um relacionamento íntimo com Deus, não precisando fazer propaganda.
Sou sincero, e me incomoda quando vejo alguém fazendo marketing de sua espiritualidade, e instantaneamente reflito: "Ele não é espiritual", e geralmente se concretiza na prática tal constatação.  

3. RECONHECE A IMPORTÂNCIA E O TAMANHO DA GRAÇA DIVINA:
O Espiritual admite que Deus é o maior responsável por tudo que tem ou é, já que nada realizaria sem a permissão divina. Aquele que crê e obedece as diretrizes do SENHOR é abençoado, inclusive financeiramente. E se a cada dia cresce mais na espiritualidade, não possui nenhuma soberba, uma vez que reconhece ser o Altíssimo o artífice de todas as suas conquistas. Desta forma, a graça divina se efetivará em sua vida. Por outro lado, o indivíduo que se acha poderoso e age com arrogância, desconsiderando a GRAÇA DE DEUS jamais será espiritual, pois o ESPÍRITO SANTO dele se distanciará e muito.
 
4. CONFIA E POSSUI TEMPO PARA DEUS:
Ainda que as circunstâncias não lhe sejam adequadas, o JUSTO acredita que Deus agirá em seu favor, mesmo que demore, pois crê plenamente que o seu REDENTOR vive (Jó 19.25). O homem espiritual espera no seu SENHOR, e mesmo em suas imperfeições e ocupações diárias, ele utiliza o máximo de tempo que tiver para estar ao lado de Deus, e tem o pensamento contrito NELE através de cânticos de louvor e orações. Ele valoriza cada momento, e não perde tempo com bobagens ou com aqueles que são infiéis ao Senhor, e por isso mesmo é atendido em seus pedidos, recebendo forte proteção divina.
 
5. POSSUI BOM TESTEMUNHO:
O Espiritual possui bom testemunho, e o seu comportamento demonstra sua fidelidade a Deus, e por isso não é preciso exibir a espiritualidade. O bom testemunho de um indivíduo***  chega a qualquer lugar primeiro do que ele. Não é preciso mostrar o que Ele é, pois muitos o reconhecem como um homem de procedimento apropriado e íntegro.
 
6. NÃO USA O SANTO NOME DE DEUS EM VÃO:
O Espiritual jamais fará chacotas**** com o nome do SENHOR em piadas de "humor duvidoso", zombando do santo nome daquele que é MAIOR do que tudo. Também os que tiram fotos quase que desnudos, afirmando que Deus é bom (nem criatividade possuem), expondo que são abençoados, jamais terão espiritualidades adequadas, pelo menos se continuarem com essa prática. Muitos não têm a real noção da santidade de Deus (Não há santo como Senhor - 1 Samuel 2a). E aqueles que desconhecem tal condição, mudem rapidamente tais procedimentos, pois ainda há tempo, já que não nos enganemos: "De Deus não se zomba, pois o que o homem semear, isso também colherá" (Gálatas 6.7).
O espiritual sabe o tamanho de DEUS, bem como o quanto é tremendo, majestoso e totalmente santificado. 
 
7. UTILIZA A BÍBLIA COMO FONTE DE CRENÇA:
O Espiritual reconhece a Bíblia como a "Palavra de Deus", não tendo outra fonte mais importante. Sabe que este livro foi inspirado por Deus, sendo: "Lâmpada para os pés é a tua palavra e luz para o caminho" (Salmos 119.105) e que: "Os céus e a terra passarão, mas a palavras do Senhor jamais passarão" (Mateus 24.35).   

8. IDENTIFICA JESUS CRISTO COMO MAIOR LÍDER E O ÚNICO CAMINHO PARA DEUS:
Reconhece no mestre Jesus o intermediário entre o homem e Deus, e não deixa sua espiritualidade ser controlada por ninguém, já que compreende acertadamente que Cristo deve ser venerado e aceito como líder inconteste***** da excelência espiritual.

9. AMA AO SENHOR:
Ama ao Senhor de todo o coração, tornando sua espiritualidade condizente o que sente, já que aceita, obedece e pratica os mandamentos divinos. (João 14.21).

           Deus requer aproximação integral com o homem espiritual,  através de um contato regular (oração), podendo ocorrer no quarto de qualquer casa, pois o próprio Jesus afiançou: "Mas quando você orar vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto o recompensará." (Mateus 6.6 - Versão NVI); todavia não exime a ida frequente para a Igreja. O rei Davi captou muito bem sobre a importância de uma espiritualidade ser plenamente exercida no TEMPLO, quando expressou "Alegrei-me com os que os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor! (Salmos 122.1). 
            Assim, não devemos esquecer que: O MELHOR LOCAL PARA EXERCER A ESPIRITUALIDADE É NA IGREJA!!!
 
________________ 
 
* Sentido figurado que significa: Complexo, delicado. 
** Qualidade daquele que tem saber absoluto, pleno: que tem conhecimento infinito sobre todas as coisas, incluindo possibilidades, pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, e todo universo.
*** Em grande parte do texto quando colocado as palavras: indivíduo, espiritual, homem e pessoa, deve-se subentender que aplica-se ao geral. É o tipo de substantivo (comum de dois) que se refere ao gênero feminino e ao gênero masculino, sem alterar o termo.  
**** Ironias, gozações, deboches.
***** Convincente, verdadeiro, certo, seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário