Pesquisar este blog

domingo, 11 de setembro de 2022

O FUTURO A DEUS PERTENCE!

O Futuro pertence unicamente a Deus, e isso é uma questão que só um tolo ou um ingênuo pode contestar. Não possuímos condições nem de conhecer o que ocorrerá dentro de cinco minutos, quanto mais num futuro não tão próximo.
Não é sábio nem equilibrado ponderar que no futuro certamente faremos tal coisa, pois o livro bíblico Tiago 4.14a menciona: "Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanha!" Somos vulneráveis e totalmente dependentes de Deus, e nesta condição só faremos algo se for vontade do Senhor.
Um exemplo pessoal pode acrescer o entendimento do leitor sobre o aqui exposto e defendido, que passo a narrar:
- Muito embora eu tivesse conhecido por fora as "Torres Gêmeas do Edifício Word Trade Center" quando estive em Nova York, não subi nos patamares superiores daqueles prédios, pois projetei: "Tenho muita coisa para visitar nesta cidade, e assim vou deixar para próxima vez." Ocorre que não conseguirei mais concretizar esta vontade, pois as torres do Word Trade Center, lamentavelmente, foram derrubadas num ataque terrorista.👇
O livro de Provérbios 27.1 (Versão NTLH) ao preceituar "Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã" adverte acertadamente contra qualquer conjectura sobre o futuro, lembrando um célebre ditado latino: "Nescis quid vesper serus vehat" (Não sabes o que te trará o fim da tarde). 
Renovamos que só Deus conhece o amanhã, e sabiamente nos conserva na dúvida, sem que saibamos alguns eventos futuros, e isto ocorre por duas condições básicas:
  • Ele reserva para si mesmo o conhecimento maior do futuro, notadamente na qualidade de um SER ONISCIENTE;
  • Não é bom o homem ter a percepção de coisas futuras, já que certas compreensões podem até mesmo paralisar-nos, e como exemplo básico temos: "Imaginemos se pudéssemos saber o dia de nossa morte?"
Por outro  lado, tal vedação necessária sobre a compreensão integral do futuro, não impede a preparação sobre o amanhã naquilo que nos diz respeito, e é graciosamente permitido por Deus. O que tem de ser feito pelo homem, pode e deve ser efetuado. Fazemos a nossa parte, e aquilo que depender do Senhor acontecerá.
A síntese do aqui explanado é simplesmente fazer a atribuição que nos cabe, deixando o amanhã nas mãos do Altíssimo. Ao vivermos adequadamente e confiando em DEUS, teremos o suporte divino no futuro onde ELE já está.
O segredo de um futuro venturoso: AGIR SABIAMENTE + CONFIAR EM DEUS.

____________

👉 Na manhã de 11 de Setembro de 2001, sequestradores membros da organização islâmica Al-Qaeda colidiram dois jatos Boeing 767 contra as Torres Gêmeas do complexo, num ataque terrorista coordenado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário