Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2022

• POR QUE A ARROGÂNCIA É TÃO NOCIVA?

Costumo afirmar aos mais íntimos, em tom até divertido, que conheço um arrogante a um quilômetro de distância. Logicamente, que devemos remover o exagero da afirmação, pois fisicamente não possuo a VISÃO DE ÁGUIA.👇 A minha declaração não possui a vertente de grande conhecedor do assunto. Longe disso, até porque se pensasse isso, estaria entrando numa notória contradição, pois também mostraria arrogância, o que aqui rejeito absolutamente. A alegação externada na introdução da mensagem tem a ver em relação a uma SENSIBILIDADE ESPIRITUAL mais aflorada, que batalho cotidianamente e de forma renhida para tê-la. O dom do "Espírito de Discernimento" acompanha aqueles que procuram servir fielmente ao Senhor e pagam o preço da dedicação. E uma das formas de exercitar "Um tão maravilhoso dom" é reconhecer o que está de mais escondido na alma humana.
É importante admitir que em geral no aspecto material e psicológico, o arrogante até evidencia o seu comportamento pernicioso. Não é difícil reconhecer um orgulhoso, especialmente se prestarmos atenção aos sinais por ele emitidos. 
A arrogância é uma falha tão significativa que Deus odeia tal comportamento (Provérbios 6.17). O Altíssimo quando observa um arrogante, lembra-se automaticamente do diabo. Sério isso? Sim, porque satanás em sua soberba (Isaías 14.12-14) intentou ser igual a Deus, razão pela qual foi decretada a sua QUEDA e de todos os seus seguidores. 
A Bíblia também indica em Provérbios 16.5, o quanto Deus desaprova a arrogância, quando preceitua: "Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; evidente que não ficará sem a devida punição." Observem bem, como é grave a altivez de espírito, pois se o próprio Deus todo poderoso rejeita, quem somos nós para apoiarmos qualquer resquício de arrogância.
O mais interessante e curioso é que a soberba não é exclusividade daqueles que possuem uma condição social e financeira maior. Conheci pessoas carentes que esbanjavam arrogância, como se fosse algo vantajoso, e pudesse fazer com que fossem respeitadas.
A Arrogância tenta exercer um poder sufocante sobre o homem, e desta forma, temos que redobrar todos os cuidados necessários, no sentido de evitar que este mal se aproxime de nossas vidas. É tão complicado, forte e sedutor o sentimento de altivez, que identifiquei alguns que até combatiam o orgulho em seus escritos, conversas ou até mesmo palestras, e caíram no Canto da Sereia👇 da arrogância. Conheci um indivíduo muito culto e instruído no seu campo de atuação, e tristemente por sua presunção acentuada, terminou por se prejudicar, quando na soma de atitudes errôneas, pôs fim a uma carreira que parecia bastante produtiva. O mais interessante é que uma das áreas onde sucumbiu, ele dominava na teoria, tendo até publicado um livro sobre o assunto.
A teoria é importante, porém a prática caracteriza e ensina com mais pedagogia, e sendo assim, aprecio muito exemplificar o que redijo com aquilo que presenciei. Considero o enredo mais impactante do que a nominação dos envolvidos, e geralmente não cito nomes de terceiros em meus textos (principalmente se a experiência for negativa para o participante) por dois motivos básicos e fortes:
  • Somos humanos e passíveis de erros, e aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair;
  • Deus concede oportunidades para aqueles que erram, e graças ao Senhor por isto.
A Bíblia aborda repetidamente sobre este tema, o que demonstra o perigo do orgulho, e como ele seduz. Tudo isso leva a crer que qualquer um pode cair nessa área. A Experiência, e principalmente a Sabedoria herdada do Criador, convence que quando a Bíblia explana em demasia sobre um assunto, e se ele for um mal, indica o quanto ele é nocivo em seus efeitos. Em Provérbios 16.8 adverte que: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda"; indicando que o arrogante vai ser derrubado, podendo até demorar segundo uma visão humana, mas irá acontecer. É importante compreender o sentido de preceder, que significa anteceder algo, tornando o orgulhoso vulnerável e pronto para uma QUEDA futura. 
O que podemos fazer para bloquear a arrogância no coração?
Quando tememos a Deus, respeitamos o que Ele representa, e sabemos quem realmente somos.
Em essência o ser humano é ruim, e possui tendência para o pecado. O que atenua tal constatação é o TEMOR a DEUS, que é o princípio da verdadeira sabedoria. Não é um temor de medo, e sim de respeito por tudo que o Altíssimo representa. Quando tememos a Deus, compreendemos o que somos de verdade, daí reconheceremos que tudo aquilo que recebemos de bônus existencial depende da graça divina. Se tivermos competência em nossas atribuições, ou se porventura estamos em cargos elevados, ou ainda se recebemos riquezas é porque Deus amorosamente agiu a nosso favor, e nos comissionou com benefícios. Acreditar nisso fará com que possamos ter uma aprimorada visão própria. Por conseguinte, nem nos acharemos melhores do que ninguém, nem tampouco inferiores. Nesta reverência ao CRIADOR, teremos equilíbrio, e isto impedirá que possamos nos sentir arrogantes.
Assim, se chegardes a um patamar existencial de excelência, continue na HUMILDADE, assimilando de uma vez por todas que Deus observa todos os atos praticados. Se tuas ações forem acertadas, ótimo para você, todavia se procederdes erradamente, tudo virá a tona, pois não existe nada escondido que não venha a ser revelado, ou oculto que não venha a ser conhecido.
 
______________   
 

👉Fonte MUNDO ESCOLA: A visão dessas aves é algo em torno de cerca de 2 a 8 vezes mais aguçada do que a nossa. Algumas águias e gaviões localizam suas presas a grandes distâncias. A águia-real (Aquila chrysaetos), por exemplo, consegue ver uma lebre a mais de 3 km de distância.

👉👉 Utiliza-se a expressão “canto da sereia” para designar algo que tem grande poder de atração em que as pessoas caem sem resistência.

2 comentários:

  1. Realmente, a arrogância é sufocante.

    ResponderExcluir
  2. Deus é tudo em minha vida ele é fie,arrogância não é nada bom

    ResponderExcluir