Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de junho de 2019

O PECADO TORNA A PESSOA FEIA!


"A batalha contra o pecado é a única batalha na qual vence aquele que foge." (São Felipe Neri)


O RETRATO DE DORIAN GRAY (em inglês: The Picture of Dorian Gray) é um filme dos Estados Unidos de 1945, baseado no romance homônimo de Oscar Wilde, e cuja a sinopse é a seguinte:
Dorian Gray (Hurd Hartfield) é um jovem ingênuo, que é apresentado ao mundo hedonista1 de Londres pelo Lorde Henry Wotton (George Sanders). Um dia Basil Hallward (Lowell Gilmore), um amigo que é artista, resolve fazer uma pintura para retratar a beleza jovial de Dorian. Ele gosta tanto do retrato que declara que, se pudesse, daria até mesmo a alma para permanecer com aquele visual para sempre. A partir de então todos os pecados e a idade de Dorian são transferidos para o quadro que fica cada vez mais horrível. Em compensação, Dorian permanece sempre com o visual jovem e belo.
Filme impactante que revela também uma impressionante verdade: "O pecado pode até não deformar o corpo rapidamente, mas desfigura a alma instantaneamente!". Por outro lado, o pecador contumaz, seja em bebedeiras desenfreadas, vícios da droga, compulsões sexuais, glutonarias ou qualquer outro tipo de pecado, também pode tornar-se feio fisicamente.
Nos grandes centros urbanos observamos indivíduos viciados em crack,2 e tristemente notamos "mortos-vivos" inertes ante a vida e com corpos desgastados face a uma droga tão devastadora. Da mesma forma é o alcoolismo que machuca interiormente, bem como estraga o físico diante de uma embriaguez cotidiana e descontrolada. Poderíamos aqui tratar de vários exemplos onde o pecado maltrata e enfeia o persistente na violação dos preceitos de Deus.
Aprecio muito a leitura de biografias, especialmente daqueles comprometidos com o bem, grandes feitos e espiritualidade sadia, e verificamos que muitos destes, além de vidas vitoriosas, viveram de forma sadia e com longevidade, sem arruinar seus corpos com drogas, bebidas, promiscuidade, noites mal dormidas e tudo aquilo que prejudica o físico e a alma. E outra coisa não menos interessante é que conhecemos pessoas nem tão bonitas fisicamente, mas que levam uma vida regrada, não aparentando a idade que possui, pois ao fugirem do pecado, tornam-se protegidas contra aquilo que realmente prejudica o corpo, e seguramente tornam-se belas na alma.
Quantas pessoas eram belíssimas de corpo e espírito, e diante de decisões equivocadas, vícios e relacionamentos perniciosos, tornaram suas vidas literalmente "um inferno" ocasionando todo tipo de mal, chegando alguns até mesmo perder a vida precocemente, tornando feio o que podia ser uma história bonita e maravilhosa.
Assim, amados, devemos guardar o coração do mal, porque dele procedem as fontes da vida (Provérbios 4.3), e que possamos ter encravado na mente tudo aquilo que edifica e nos faz melhor, sem esquecer que: AS PESSOAS MAIS BONITAS SÃO AQUELAS QUE ESTÃO CHEIAS DE DEUS.

_______________ 

1  Doutrina moral que considera o prazer a finalidade da vida.
2 Crack é uma droga ilícita, ou seja, uma substância psicoativa de ação estimulante do sistema nervoso central. O crack é um subproduto da pasta da cocaína, droga extraída por meio de processos químicos, das folhas da coca (Erythoroxylum coca), uma planta originária da América do Sul.

2 comentários:

  1. Linda mensagem 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Que mensagem extraordinária, essa orientação é fonte de vida para quem quer viver, é só colocar em prática.Um abraço meu querido e amigo geraldo júnior.

    ResponderExcluir