Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

FAÇA A SUA HISTÓRIA CONFIANDO EM DEUS

"Cada dia que surge, constitui uma nova vida para quem sabe viver." (Horácio)

A tua história neste mundo ainda está incompleta, já que estás em plena existência. Tens muito a realizar e não te dobre ante a negatividade que encontrares no teu caminho. Não importa o que já tenha acontecido contigo, pois o que realmente interessa é o que farás daqui para frente.

Todos os dias registramos novos capítulos em nossa história pessoal; portanto, tratemos de lutar sempre por plenas realizações em diferentes áreas da existência. Como bem disse Abraham Lincoln: "Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas deixar de ser vítima dos problemas e se tornar o autor da própria história".
Em relação à nossa biografia, três convicções tornam-se necessárias:

1. A caneta que escreve uma história abençoada e única está nas mãos de Deus. 

2. O Senhor, eterno dono do tempo, sabe a hora certa de mudar uma história complicada.

3. Devemos entregar o nosso caminho a Jesus, pois Ele tem a melhor história para qualquer um.

Mire-se em um futuro grandioso e confie que sua história já foi escrita com um bom fim.

Conta-se uma história bem interessante sobre o Duque de Wellington, o grande comandante britânico que derrotou as tropas de Napoleão na Batalha de Waterloo durante a "Guerra dos Cem Dias" em 1815. Certa vez, ele deu uma ordem a um de seus generais, que respondeu que tal comando era impossível de ser executado. O duque disse-lhe: "Vá adiante e faça, porque eu não dou ordens impossíveis".
Se um homem como o Duque de Wellington fez a citada afirmação em um momento de fortalecimento de suas tropas, imaginemos então o que Jesus Cristo pode fazer com a história daqueles que o seguem. O Filho de Deus realmente nunca conheceu e jamais conhecerá o que é uma impossibilidade.
O que você tem de fazer daqui para frente?
Considerar o Senhor com os olhos da fé e, com Ele ao seu lado, sua história será de vitórias e grandes realizações.
Assim: FAÇA A SUA HISTÓRIA, CONFIANDO EM DEUS!

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O QUE SIGNIFICA TEMER A DEUS?



“No temor do Senhor há firme confiança, e Ele será refugio para seus filhos” (Provérbios 14.26).

  
Muitos imaginam Deus como um velho carrancudo, de barba branca, e com um porrete,1 pronto para ser usado em qualquer um que lhe desobedeça. Longe disso, pois o Senhor é amável, bom e desprovido de ódio em seu comportamento, tornando-se equivocado tal pensamento. Temer a Deus não significa ter medo Dele, e sim possuir a noção que Ele é o timoneiro2 do nosso barco existencial. Como tripulantes devemos ter total obediência aos ditames espirituais do Senhor, já que desta forma evitaremos vários dissabores. 
Deus só quer o nosso bem, e quando Ele nos proíbe algo, certamente será para o nosso benefício. O temor do Senhor nos livrará de lugares perniciosos, situações prejudiciais e pessoas enganadoras com intenções nefastas.
Enfim, o que realmente significa temer a Deus?
A definição de TEMOR, geralmente é vista sobre dois prismas:
O primeiro é a definição comum a todos, que é a resolução de ter muito medo; recear e se sentir assustado, como se estivesse ameaçado.
E a segunda, que mais nos interessa é: "Reverenciar e adorar o Deus te todas as espécies".
A expressão "Temor a Deus" é entendida erradamente por muitos. Alguns confundem temor com medo, sendo tal percepção totalmente ilusória. O medo não nos aproximará verdadeiramente de Deus; ao contrário, pode até nos afastar do Eterno. O que realmente nos aconchega ao Senhor é o amor, que faz com que o temamos reverencialmente e sem medo, logo: "Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! Temam o Senhor vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem" (Salmos 34.8-9).
Assim, quem teme corretamente a Deus é:

1. ADORADOR:
"Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado
3 do seus pés. Ele é o santo!" (Salmo 99.5).
Temer ao Senhor é adorá-lo como o único e verdadeiro Deus. O temor correto com o devido respeito a Ele, consequentemente impulsionará a uma adoração autêntica, e desprovida de fraudes.

2. SANTO:
"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus " (2 Coríntios 7.1).
A santificação resultará de atitudes de pureza, e tal situação virá de um respeito aquele que é santo em toda a sua plenitude.

3. FIEL:  
"Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus fiel, que mantém aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos (Deuteronômio 7.9).
Temer a Deus é ser fiel, mesmo naquelas situações que não compreendemos nada. Deus já é fiel por sua natureza, e a nossa fidelidade a Ele, como consequência, atrairá todos os favores divinos.

4. SÁBIO:
"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento" (Provérbios 9.10).
A verdadeira sabedoria advirá de um temor a Deus, pois, assim faremos a vontade divina. E praticar a vontade do Senhor, ilustrará a nossa vida com uma sabedoria extraordinária. Tal ato evitará que possamos tomar decisões equivocadas, já que o verdadeiro conhecimento estará ao nosso lado.

5. ABORRECEDOR DO MAL:
"O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal, a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço" (Provérbios 8.13).
Detestar o mal se tornará uma medida imperiosa para quem teme verdadeiramente ao Senhor. O mal não fará parte dos planos daqueles que Deus se agrada.

6. OBEDIENTE:
"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele" (João 14.21).   
Quem de modo contumaz reverencia a Deus, todas as promessas inerentes a esta obediência serão cumpridas. O versículo em tela indica uma instrução santa de Cristo aos seguidores fieis, mostrando que Deus ama a quem teme Jesus.

7. HUMILDE:
"O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra" (Provérbios 15.33).
O maior intento da humildade é colocar-nos na nossa verdadeira posição. Somos criaturas e nosso criador é Deus, e desta forma o maioral é Ele. Temos que possuir esta consciência já solidificada na alma. Uma pessoa arrogante aborrece muito a Deus, e a soberba precede a ruína.4   

8. DESTEMIDO
"O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? (Salmo 27.1).
O medo é uma sensação ruim. Quem nunca sentiu medo? Compreendemos que todos passam por este momento. Contudo, a Palavra de Deus indica que o temor a Deus, chega até mesmo a controlar o medo. Como bem disse Oswald Chambers: "A coisa notável em relação a Deus é que quando você o teme, você não teme mais nenhuma outra coisa, mas se você não temê-lo, você teme todas as outras coisas"

9. ÍNTIMO COM DEUS:
"A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais dará a conhecer a sua aliança" (Salmo 25.14).
A aliança irretocável decorrente de um temor a Deus, propiciará segredos íntimos que não podem ser divididos com ninguém. Neste versículo é demonstrado que o nosso Senhor apontará ao seu servo leal um compromisso espiritual em toda a sua intensidade, sem nenhum tipo de disfarce. Após o temor respeitável a Deus, e decorrente desta fusão, a união se tornará particular e secreta. Para o dependente do Altíssimo serão revelados segredos divinos, que para os injustos nunca serão demonstrados. O temente nem sempre vê tudo, mas certamente descortina o escondido.

10. FELIZ:
"Como é feliz o homem que acha a sabedoria, e o homem que obtém entendimento" (Provérbios 3.13).
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e desta forma, alcança uma porção de felicidade quem permanece enraizado nesta santa junção: TEMOR + SABEDORIA. A felicidade é composta de algumas particularidades, e ao temermos a Deus adequadamente, normalmente evitaremos situações constrangedoras que nos tragam infelicidade.

                        Temer a Deus significa muito mais do que reverenciá-lo ou simplesmente obedecê-lo. É adorá-lo por completo. É respeitá-lo pelo que Ele é, e por tudo que simboliza. Ele é o criador de tudo que há neste mundo, e por isso devemos todas as nossas homenagens. Entendê-lo totalmente não nos é possível, todavia, a revelação de sua santidade, justiça, grandeza, misericórdia, e principalmente amor, já nos basta a exata compreensão de sua especificidade única. Neste caso, o temor é bastante compreensível e racional, pois só teremos a ganhar com esta devoção. Nunca percamos a sensação do que realmente significa a melhor das venerações, que é simplesmente: TEMER a DEUS!  

_______________

1  Pedaço cilíndrico e polido de madeira resistente, com uma das pontas arredondas, usado como arma de golpear; cacete.
2  No sentido figurado (Guia, chefe, líder).
3  Palanque; púlpito; local elevado.
4  Provérbios 16.18: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA!

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.” (Monteiro Lobato)

 

A frase de Monteiro Lobato acima declinada evidencia, de forma impactante, o quanto ler é importante. Leia muito, deixando uma parte da sua rotina diária para se deliciar em um passatempo altamente benéfico, já que isso te trará um aprendizado de alto valor. A leitura deve ser leve e compreensível, e que nos faça bem, onde extrairemos desta ação experiências extremamente positivas, que possam até influenciar nossa caminhada existencial.

Na circunstância da leitura, fortes ensinamentos e exemplos chegarão à nossa vida. Uma boa combinação de diversão e conhecimento advirá deste simples ato. Numa leitura, você viverá experiências de terceiros, que poderá trazer para o seu viver e que será de grande proveito para o seu crescimento interior.
O ato de ler fará com que possamos aprender uma série de praticidades humanas, mostrando adequadamente o que devemos evitar, impulsionando uma série de atitudes favoráveis. Na folheada de um livro, algumas dádivas nos serão trazidas. Ler, além de nos trazer grandes informações, também nos livrará de ocupações tolas ou nocivas. Em vez de convivermos com pessoas danosas que possam nos colocar para baixo, de maior valia será a companhia de uma boa obra.
Ler nos tornará conscientes daquilo que desconhecemos, e que ficaria mais difícil de conhecer. Quem lê conhece bastante, e quem não lê sabe pouco e desconhece muito. Não vemos nenhuma consequência improdutiva para quem faz do hábito uma boa leitura. E, no procedimento de ler, devemos também lembrar algo muito importante: a escolha do livro para leitura. Como bem disse Montaigne,* no século XVI, com todas as letras: "Ao encontrar um trecho difícil, deixo o livro de lado". Por quê? "A leitura é forma de felicidade", respondeu ele. Grande conselho que nos impulsiona a procurarmos livros simples e inteligentes, sem a maior dificuldade de compreensão. Faça a opção por livros e textos edificantes que possam te colocar para cima. Nada de ler obras que evidenciem o negativismo.
Lembramos de uma constatação interessante e digna de ser aqui dividida: "O aprender torna um homem sábio, o escrever faz um homem ser lembrado; porém, o ler torna o homem pronto".
Então, leia sempre que puder e, principalmente, tenha um tempo necessário para ler o livro mais importante que foi escrito: a BÍBLIA, sem esquecer que a Palavra Sagrada é o único livro em que o grande Autor (DEUS) se encontra presente.

_______________ 

* Michel Eyquem de Montaigne (Castelo de Montaigne, 28 de Fevereiro de 1533 – Castelo de Montaigne, 13 de Setembro de 1592) foi um jurista, político, filósofo, escritor e humanista francês, considerado como o inventor do ensaio pessoal.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

COMO VOCÊ ENFRENTA AS INTEMPÉRIES DA VIDA?



"Não temas as intempéries da vida. Deus se utiliza dos ventos contrários para nos conduzir ao porto seguro" (Paulo César Adtreak).


                            O fato é que inevitavelmente o dia ruim virá, e com esta constatação, o mais importante será: Como enfrentaremos esta situação? O ponto principal desta circunstância imperiosa, está justamente na reação. Muitos, infelizmente, sucumbem ante um momento desagradável e complicado. Poderia aqui mostrar vários exemplos de pessoas que não aguentaram o peso do infortúnio. É uma realidade, e não temos como esconder tais fatos. Uns ficam deprimidos; outros tornam-se escravos de remédios psicotrópicos1 para conseguirem dormir; alguns acabam com a vida profissional, social e até mesmo sentimental; e por fim, muitos tomam atitudes desastrosas, como tentativas de suicídios, e tristemente, alguns conseguem tais intentos.
Circunstâncias infelizes que nunca ocultaremos, mesmo com uma visão positiva da vida, já que também existe o dia mau.
Para tanto, oferecemos aqui alguns lenitivos, para que tenhamos condições de enfrentar os infortúnios da existência, e elencaremos algumas providências, que, necessariamente, deveremos tomar diante alguns momentos complexos da vida.
Então, como conviver com as grandes adversidades?

1. SEJA FIEL AO SENHOR, E ESPERE O SOCORRO DIVINO COM PACIÊNCIA:
Hudson Taylor afirmou: "Coisas pequenas são coisas pequenas, mas, fidelidade nas coisas pequenas é uma grande coisa"
Quem é fiel no pouco, terá a tendência de ser fiel no muito. A nossa fidelidade ao Senhor, impulsionará também a ajuda divina nos maiores problemas. Deus é muito generoso e nos auxilia mesmo sem merecermos, todavia, quando possuímos uma fé bem centrada em Cristo, fará com que a nossa confiança aumente ainda mais. Daí, o consolo será automático, e a tristeza acabará, e a proteção do Senhor se efetivará, pois, como bem sustentou Santa Tereza D'Ávila: "Nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta".

2. PENSE POSITIVAMENTE E PRONUNCIE BOAS PALAVRAS:  
"Você não pode impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, mas, pode impedir que faça ninho" (Martinho Lutero).
Frase importante do teólogo Martinho Lutero, e que mostra quão importante é o controle do pensamento. Após determinado acontecimento na existência, torna-se imperativo o cuidado na forma de pensar. Do mesmo modo, também será em relação ao falar. Palavras são sementes! Certamente você já ouviu esta citação. Saiba que isto é mais verdadeiro do que imaginamos. A Bíblia indica o poder do vocábulo, e Deus quando criou o mundo, demonstrou como a palavra falada é importante (Gênesis 1.3). Daqui para frente, tenha bons pensamentos e profetize boas palavras para a tua vida, afirmando que tudo dará certo e que todos os acontecimentos serão positivos. Você conhece aquele tipo de pessoa que para ela tudo dá errado, pois, só vive dizendo que é azarada. Portanto, faça diferente, e diga sempre: "Em Cristo, sou mais do que vencedor".

3. BUSQUE AJUDA DE AMIGOS, SOBRETUDO, DE PESSOAS DOTADAS DE UMA ESPIRITUALIDADE EQUILIBRADA:
No acontecimento ruim é preciso ter cuidado na fonte da ajuda recebida. Buscar auxílio dos amigos na forma de conselhos é útil. O fato é que precisamos de bons conselheiros. Nosso maior guia, sem sombras de dúvidas é Jesus. Entretanto, Deus autoriza-nos a também procurarmos bons aconselhadores (Provérbios 24.6b), pois tal versículo preceitua que na multidão de conselheiros está a vitória. Saiba escolher este tipo de pessoa, e que seja sábio e piedoso, e que tenha uma espiritualidade centrada em Cristo, e que sejam correto no viver. Fuja dos aduladores, já que estes, além de não possuírem bom senso, efetivamente serão os primeiros a pularem do barco, antes dele afundar. Então, escolha daqui em diante, conselheiros ou assessores para difíceis momentos, e que sejam competentes, sábios e altamente espirituais. Tão somente isso!

4. ALIMENTE-SE BEM E PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS:
As coisas são bem básicas com Deus. Quando você está extenuado e triste, Ele quer que você coma. Por que?
Porque Ele sabe que não somos somente seres espirituais, mas também organismos complexos que dependem do equilíbrio entrelaçado entre o físico, o emocional e o espiritual. Sempre que passamos por problemas existenciais, na maioria das vezes, não queremos nem ver comida. Isto é um grande erro, já que a fraqueza do organismo impulsiona igualmente ao abatimento da alma. Corpo e alma são interligados. Da mesma forma é a necessidade de cuidarmos do físico. Se você não gosta ou não pode exercitar um esporte mais forte, pratique uma simples caminhada diária. Os estudiosos nesta área, afirmam que 45 minutos por dia já é deveras importante para a saúde. Misturar o esporte com meditação te fará um enorme bem. E na conjugação de boa alimentação com o exercício físico te ajudará nos embates vivenciais.

5. NÃO DESISTA DA VIDA E OLHE PARA FRENTE:
Geralmente, quando passamos por uma grande aflição, a tendência será parar e não ver mais a vida tão colorida, observando tudo em preto e branco. Na maioria dos casos, advirá uma vontade forte de desistir. É um grande erro. Temos que olhar para a frente, não agindo com egoísmo. Sim, já que individualismo impede de olhar para o nosso semelhante, pois o egoísta só visualiza os próprios problemas. Se sucumbirmos, alguns cairão também. Nossas vidas são interligadas, principalmente com os familiares e amigos. Olhar para frente, visando um futuro alvissareiro, será de muita utilidade nas grandes contrariedades existenciais. A ordem é: "LUTAR SEMPRE, DESISTIR JAMAIS".

6. NÃO ISOLE-SE DO MUNDO:
A tendência do homem no sofrimento é o isolamento. Grandes personagens bíblicos entre eles o profeta Elias, em momentos aflitivos isolaram-se. Não somos diferentes deles. Fique próximo a uma pessoa que possa te ajudar. A separação não é salutar, pois fomos criados para se relacionar. Vá para uma igreja, visite os conhecidos, viaje, mova-se, corra, brinque, contudo, não isole-se do mundo.
Por outro lado, temos que compreender que a solidão nos enfraquece, especialmente, quando estamos separados de Deus. Em contrapartida, a solidão com Deus nos fortalece, pois teremos força interior e paz, além de nos ajudar a encontrar o rumo. Não isole-se das pessoas, principalmente de Deus.

7.  COLOQUE O SENHOR EM PRIMEIRO LUGAR:
Deus conhece o nosso coração. Ele por ser o criador do homem, é sabedor que só Nele, nos satisfazemos completamente. Ele por conhecer nossa estrutura física, psicológica e espiritual, nos impelirá naturalmente a amá-lo, primordialmente, sobre todas as coisas. 
Alguns, podem até perguntar: Por que o homem deve amar a Deus em primeiro lugar?
Deus é completo na sua essência, e Ele mesmo se basta, mas mesmo assim, o Senhor quer ficar ao nosso lado para socorrer-nos, já que conhece as nossas fraquezas. Neste mundo, passaremos por aflições, e para não ficarmos prostrados, torna-se aconselhável se ligar em Deus, colocando-o na frente de tudo. Reconhecemos a dureza das circunstâncias tristes, entretanto, temos um Deus que nos preencherá, reconfortando nossas dores. Quando colocamos o Senhor acima de tudo e de todos, automaticamente, a visão estará posta Nele, e escutaremos em nossos corações as suas doces consolações. Ao colocarmos Deus em primeiro lugar, poderemos até sofrer, contudo, jamais seremos derrotados.
                          A bíblia preceitua que só Deus sonda o nosso coração com correção,2 já que existem coisas escondidas dentro de nosso ser que nem mesmo as conhecemos. São paredes psicológicas ou espirituais, as quais temos de romper imediatamente, pois poderão nos atrapalhar por demais na condução da vida, especialmente, nos enfrentamentos das grandes adversidades. Acreditamos que só com Deus ao nosso lado venceremos, e desta forma, temos que deixar o Senhor agir. Jesus reconhece plenamente que temos os nossos limites e que precisamos Dele, pois sem Ele nada poderemos fazer (João 15.5c). Assim, tenhamos fé em Cristo que certamente nos ajudará a enfrentar e vencer as intempéries da vida. 

_____________
1 Designativo da substância química que tem efeitos principalmente sobre o sistema nervoso central, afetando a percepção, as emoções ou comportamento. 
2 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos (Salmos 139.23).