Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

COMO VOCÊ ENFRENTA AS INTEMPÉRIES DA VIDA?



"Não temas as intempéries da vida. Deus se utiliza dos ventos contrários para nos conduzir ao porto seguro" (Paulo César Adtreak).


                            O fato é que inevitavelmente o dia ruim virá, e com esta constatação, o mais importante será: Como enfrentaremos esta situação? O ponto principal desta circunstância imperiosa, está justamente na reação. Muitos, infelizmente, sucumbem ante um momento desagradável e complicado. Poderia aqui mostrar vários exemplos de pessoas que não aguentaram o peso do infortúnio. É uma realidade, e não temos como esconder tais fatos. Uns ficam deprimidos; outros tornam-se escravos de remédios psicotrópicos1 para conseguirem dormir; alguns acabam com a vida profissional, social e até mesmo sentimental; e por fim, muitos tomam atitudes desastrosas, como tentativas de suicídios, e tristemente, alguns conseguem tais intentos.
Circunstâncias infelizes que nunca ocultaremos, mesmo com uma visão positiva da vida, já que também existe o dia mau.
Para tanto, oferecemos aqui alguns lenitivos, para que tenhamos condições de enfrentar os infortúnios da existência, e elencaremos algumas providências, que, necessariamente, deveremos tomar diante alguns momentos complexos da vida.
Então, como conviver com as grandes adversidades?

1. SEJA FIEL AO SENHOR, E ESPERE O SOCORRO DIVINO COM PACIÊNCIA:
Hudson Taylor afirmou: "Coisas pequenas são coisas pequenas, mas, fidelidade nas coisas pequenas é uma grande coisa"
Quem é fiel no pouco, terá a tendência de ser fiel no muito. A nossa fidelidade ao Senhor, impulsionará também a ajuda divina nos maiores problemas. Deus é muito generoso e nos auxilia mesmo sem merecermos, todavia, quando possuímos uma fé bem centrada em Cristo, fará com que a nossa confiança aumente ainda mais. Daí, o consolo será automático, e a tristeza acabará, e a proteção do Senhor se efetivará, pois, como bem sustentou Santa Tereza D'Ávila: "Nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta".

2. PENSE POSITIVAMENTE E PRONUNCIE BOAS PALAVRAS:  
"Você não pode impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, mas, pode impedir que faça ninho" (Martinho Lutero).
Frase importante do teólogo Martinho Lutero, e que mostra quão importante é o controle do pensamento. Após determinado acontecimento na existência, torna-se imperativo o cuidado na forma de pensar. Do mesmo modo, também será em relação ao falar. Palavras são sementes! Certamente você já ouviu esta citação. Saiba que isto é mais verdadeiro do que imaginamos. A Bíblia indica o poder do vocábulo, e Deus quando criou o mundo, demonstrou como a palavra falada é importante (Gênesis 1.3). Daqui para frente, tenha bons pensamentos e profetize boas palavras para a tua vida, afirmando que tudo dará certo e que todos os acontecimentos serão positivos. Você conhece aquele tipo de pessoa que para ela tudo dá errado, pois, só vive dizendo que é azarada. Portanto, faça diferente, e diga sempre: "Em Cristo, sou mais do que vencedor".

3. BUSQUE AJUDA DE AMIGOS, SOBRETUDO, DE PESSOAS DOTADAS DE UMA ESPIRITUALIDADE EQUILIBRADA:
No acontecimento ruim é preciso ter cuidado na fonte da ajuda recebida. Buscar auxílio dos amigos na forma de conselhos é útil. O fato é que precisamos de bons conselheiros. Nosso maior guia, sem sombras de dúvidas é Jesus. Entretanto, Deus autoriza-nos a também procurarmos bons aconselhadores (Provérbios 24.6b), pois tal versículo preceitua que na multidão de conselheiros está a vitória. Saiba escolher este tipo de pessoa, e que seja sábio e piedoso, e que tenha uma espiritualidade centrada em Cristo, e que sejam correto no viver. Fuja dos aduladores, já que estes, além de não possuírem bom senso, efetivamente serão os primeiros a pularem do barco, antes dele afundar. Então, escolha daqui em diante, conselheiros ou assessores para difíceis momentos, e que sejam competentes, sábios e altamente espirituais. Tão somente isso!

4. ALIMENTE-SE BEM E PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS:
As coisas são bem básicas com Deus. Quando você está extenuado e triste, Ele quer que você coma. Por que?
Porque Ele sabe que não somos somente seres espirituais, mas também organismos complexos que dependem do equilíbrio entrelaçado entre o físico, o emocional e o espiritual. Sempre que passamos por problemas existenciais, na maioria das vezes, não queremos nem ver comida. Isto é um grande erro, já que a fraqueza do organismo impulsiona igualmente ao abatimento da alma. Corpo e alma são interligados. Da mesma forma é a necessidade de cuidarmos do físico. Se você não gosta ou não pode exercitar um esporte mais forte, pratique uma simples caminhada diária. Os estudiosos nesta área, afirmam que 45 minutos por dia já é deveras importante para a saúde. Misturar o esporte com meditação te fará um enorme bem. E na conjugação de boa alimentação com o exercício físico te ajudará nos embates vivenciais.

5. NÃO DESISTA DA VIDA E OLHE PARA FRENTE:
Geralmente, quando passamos por uma grande aflição, a tendência será parar e não ver mais a vida tão colorida, observando tudo em preto e branco. Na maioria dos casos, advirá uma vontade forte de desistir. É um grande erro. Temos que olhar para a frente, não agindo com egoísmo. Sim, já que individualismo impede de olhar para o nosso semelhante, pois o egoísta só visualiza os próprios problemas. Se sucumbirmos, alguns cairão também. Nossas vidas são interligadas, principalmente com os familiares e amigos. Olhar para frente, visando um futuro alvissareiro, será de muita utilidade nas grandes contrariedades existenciais. A ordem é: "LUTAR SEMPRE, DESISTIR JAMAIS".

6. NÃO ISOLE-SE DO MUNDO:
A tendência do homem no sofrimento é o isolamento. Grandes personagens bíblicos entre eles o profeta Elias, em momentos aflitivos isolaram-se. Não somos diferentes deles. Fique próximo a uma pessoa que possa te ajudar. A separação não é salutar, pois fomos criados para se relacionar. Vá para uma igreja, visite os conhecidos, viaje, mova-se, corra, brinque, contudo, não isole-se do mundo.
Por outro lado, temos que compreender que a solidão nos enfraquece, especialmente, quando estamos separados de Deus. Em contrapartida, a solidão com Deus nos fortalece, pois teremos força interior e paz, além de nos ajudar a encontrar o rumo. Não isole-se das pessoas, principalmente de Deus.

7.  COLOQUE O SENHOR EM PRIMEIRO LUGAR:
Deus conhece o nosso coração. Ele por ser o criador do homem, é sabedor que só Nele, nos satisfazemos completamente. Ele por conhecer nossa estrutura física, psicológica e espiritual, nos impelirá naturalmente a amá-lo, primordialmente, sobre todas as coisas. 
Alguns, podem até perguntar: Por que o homem deve amar a Deus em primeiro lugar?
Deus é completo na sua essência, e Ele mesmo se basta, mas mesmo assim, o Senhor quer ficar ao nosso lado para socorrer-nos, já que conhece as nossas fraquezas. Neste mundo, passaremos por aflições, e para não ficarmos prostrados, torna-se aconselhável se ligar em Deus, colocando-o na frente de tudo. Reconhecemos a dureza das circunstâncias tristes, entretanto, temos um Deus que nos preencherá, reconfortando nossas dores. Quando colocamos o Senhor acima de tudo e de todos, automaticamente, a visão estará posta Nele, e escutaremos em nossos corações as suas doces consolações. Ao colocarmos Deus em primeiro lugar, poderemos até sofrer, contudo, jamais seremos derrotados.
                          A bíblia preceitua que só Deus sonda o nosso coração com correção,2 já que existem coisas escondidas dentro de nosso ser que nem mesmo as conhecemos. São paredes psicológicas ou espirituais, as quais temos de romper imediatamente, pois poderão nos atrapalhar por demais na condução da vida, especialmente, nos enfrentamentos das grandes adversidades. Acreditamos que só com Deus ao nosso lado venceremos, e desta forma, temos que deixar o Senhor agir. Jesus reconhece plenamente que temos os nossos limites e que precisamos Dele, pois sem Ele nada poderemos fazer (João 15.5c). Assim, tenhamos fé em Cristo que certamente nos ajudará a enfrentar e vencer as intempéries da vida. 

_____________
1 Designativo da substância química que tem efeitos principalmente sobre o sistema nervoso central, afetando a percepção, as emoções ou comportamento. 
2 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos (Salmos 139.23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário