Pesquisar este blog

sábado, 27 de abril de 2024

MUDANÇA DE HÁBITO!

Muitos não assimilam ou aceitam a força que um simples hábito possui, seja no aspecto positivo ou negativo. Um bom ou um mau costume nos influenciará de sobremaneira, e em certos casos poderá até interferir no destino.
Hábitos são ações ou comportamentos e que são repetidos com frequência, e que em alguns casos podem até se transformar em MANIA DE VIDA. Eles podem ser conscientes ou inconscientes e são desenvolvidos a partir da repetição de atitudes. 
Ao conversar com um amigo, ele me confidenciou que há mais de duas décadas deixou de ingerir uma determinada bebida. Foi muito difícil para ele, mas por recomendação médica teve que tomar a referida providência. Meu saudoso pai "Geraldo Medeiros de Araújo" chegou a fumar duas carteiras de cigarros por dia, até que um médico afirmou que se não parasse de fumar, poderia até ter um grave problema de saúde. E meu pai, na época, com muita força de vontade, abandonou totalmente os cigarros.
Nos exemplos acima citados, os dois conseguiram mudar os hábitos, mas reconheço a DIFICULDADE de se deixar algo com que já está acostumado e bem enraizado como costume de vida. Nem sempre querer é poder, especialmente quando dissociado da assistência divina. Todavia, quando confiamos em Deus venceremos aquilo que intenta nos dominar.
Ao decidires erradicar algo que te é nocivo, e consequentemente criar um hábito positivo, VENCERÁS ao continuares na caminhada com esforço e não desistindo, mesmo numa recaída. Não esmoreça se um dia você falhar ao não sobrepujar uma dependência negativa. Simplesmente não retroceda e continue naquilo em que se prontificou a fazer. Quando deparamos com aquilo que não nos edifica e queremos mudar realmente, conceberemos na repetição de ações um contexto existencial apropriado.
Se você adquiriu um mau hábito, tente vencê-lo ao dificultar a alimentação do mesmo. É um conselho pertinente a tudo que possa te prejudicar e não consegues erradicar facilmente.
Como alguém não quer fazer algo e ainda continua no hábito? 
Alguma coisa está errada e para tanto se deve rogar a Deus o auxílio imediato para suplantar o cenário adverso. 
Aquilo que te manipula torna-se o teu senhor, pois o homem é escravo daquilo que o domina (2 Pedro 2.9). Então, olhe para frente e decida VENCER. Na FÉ confiante em Deus, terás um forte aliado, e assim a "Força de um Hábito Novo e Apropriado" sobrepujará o poder daquilo que te impulsiona a proceder ao contrário do que queres realmente. E aí poderás comemorar em teu íntimo que efetivamente QUERER é PODER, especialmente quando temos o auxilio do DEUS que nos fortalece.
Assim, quando algo não estiver funcionando bem, e puderes modificar, seja radical e mude de hábito, e de forma alguma: SE PRENDA ÀQUILO QUE TE FAZ MAL. 

6 comentários:

  1. Concordo plenamente, QUERER É PODER, com o fortalecimento de Deus. O texto recomenda da necessidade de todo cristão ocupar seus pensamentos, somente com aquilo que glorifica a Deus. Parabéns pela linda mensagem. (Leni)

    ResponderExcluir
  2. 🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰

    ResponderExcluir
  3. Eu também deixei o cigarro por autodeterminação e força de vontade,e não voltei mais. Saudades de Dr Geraldo!

    ResponderExcluir
  4. É difícil a mudança de um "mau hábito" mas com força podemos vencer. Eu tinha o vício de comer rápido, com mastigação precária, mas me corrigi, graças a Deus

    ResponderExcluir