Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2024

COMO LIDAR COM O CORAÇÃO?

Você segue inteiramente o que está no teu coração?
Bem, a resposta dependerá em muito como alguém observa a vida.
Dispomos de dois versículos preciosos na Bíblia, a respeito de como devemos usar o coração, no que tange a sua influência na emoção humana, que são:

  • Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17.9). Pois é! Quantas vezes, o coração engana o homem. 
  • Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida (Provérbios 4.23).
O coração do ponto de vista bíblico é a sede dos nossos instintos, emoções, afetos e sentimentos, e todas as ações da vida fluirão dele. O que sentimos, idealizamos e concebemos emanarão desta fonte.
Eu fico imaginando se tivesse seguido totalmente o coração em determinadas circunstâncias, sem ponderar racionalmente tudo àquilo que me envolvia. É quase certo que teria dado vários passos equivocados, e me trazido sofrimentos. Confesso que nas oportunidades que SÓ escutei o coração, sem enxergar a razão e a vontade divina, ERREI e muito. Somente a emoção não é parâmetro* para uma decisão apropriada.
Poderia aqui citar vários exemplos, de como fazer escolhas fundamentadas somente em seguir o coração, sem um maior vínculo com a razão e a vontade divina. Todavia me firmarei aqui na área sentimental. Em sendo assim, tenho contemplado "casados" se separarem, apoiado apenas na vontade de um parceiro ou mesmo dos dois, quando "Seguem o Coração", sem atentarem para circunstâncias outras e bem mais importantes, tais como: vontade de DEUS, interesses dos filhos, netos e outros familiares. Apenas pensam: Vou seguir o coração e ser feliz! Será? 
Muitos estão casados há mais de 25 anos, e do nada declaram que vão escutar o coração e abandonar o parceiro. 
Está certo isso? Deus está por detrás dessa decisão? 
Evidente que não. O casamento é uma instituição divina, e a não ser em situações GRAVES e IRREVERSÍVEIS pode até ocorrer à separação, e não por uma simples disposição, como seja: "Seguir o coração e ser feliz."
Da mesma forma, são aqueles que escolhem um relacionamento amoroso, só com um base no que pensam sentir no coração, ou seja, eu quero aquela pessoa porque quero. Não é bem assim! Decida também com o intelecto, sobretudo nessa área.
Lógico que possuo o entendimento, que deixar o coração inteiramente de lado, também não é cabível, pois o homem não é um ROBÔ. Entretanto, tomar sérias decisões, apenas SEGUINDO uma vontade que imagina está correta, sem meditar o suficiente, e não ter outras orientações mais SEGURAS, não levará ninguém a um FINAL satisfatório.
Perceberam como é importante interpretar bem o coração, guardando e conservando-o equilibradamente?
Como já explanado, a Bíblia admoesta que o coração é falso e enganoso. O cuidado deve ser redobrado nas resoluções, seja em que âmbito for. Dependendo do que está enraizado no coração, o engano e o erro se manifestarão, e o mal se tornará presente através de deliberações destituídas da razão. 
Guarde o coração de tudo aquilo que traga maldade, péssimas influências e desejos incorretos. Devemos fugir daquilo que incomoda, e principalmente não se deixar ser sugestionado por notícias ruins ou pela negatividade de terceiros. Precisamos guardar o coração, porque nosso futuro também dependerá disso.
Guardamos o coração, quando: 
  1. Cremos em DEUS.
  2. Oramos.
  3. Meditamos na Bíblia.
  4. Ouvimos e honramos pais e os mais idosos.
  5. Possuímos boas influências e amigos corretos. 
  6. Atendemos conselhos sinceros e pertinentes.
  7. Tomamos decisões baseadas na vontade divina.
  8. Controlamos o que ouvirmos, bem como o que vemos.
O mais certo é GUARDAR O CORAÇÃO e não apenas segui-lo de qualquer maneira, sem pesar bem as consequências.  É importante ter em mente que onde estiver o teu tesouro, aí estará também estará o teu coração (Mateus 6.21) e para tanto, coloque sempre o SENHOR como artífice maior de tudo que estiver no íntimo.
Em síntese, guardar o coração significa FILTRAR tudo que  nos acontece, colhendo as melhores ingerências de acordo com a vontade de Deus, atentando que: "Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos (Provérbios 16.9).
GUARDE o coração com influências positivas, especialmente a divina, e aí estarás pronto para LIDAR com ele e tomar as melhores decisões.

_____________

*Padrão, medida, critério, orientação.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc Medeiros Junior. A palavra de Deus é verdadeira . O coração ❤️ é enganoso. ( Jeremias 17: 9) . Devemos guardar o coração de toda maldade que não procede

    ResponderExcluir