Pesquisar este blog

sábado, 22 de agosto de 2020

CONTROLE A IRA!

"Uma ira desmedida acaba em loucura; por isso, evita a ira, para conservares não apenas o domínio de ti mesmo, mas também a tua própria saúde." (Sêneca)


A Bíblia é um Livro de Excelência, pois, além de ser a genuína "Palavra de Deus", demonstra as virtudes humanas, contudo não esconde erros de ninguém. É uma obra que mostra exemplos dignificantes, ao mesmo tempo que indica desacertos que devemos prontamente evitá-los. Em Gênesis 4.5 observamos Caim irar-se fortemente ao ter recusada a sua oferta por Deus, pois o Senhor agradou-se bem mais do sacrifício de Abel. O Altíssimo notou o semblante decaído de Caim, quando o aconselhou a praticar o bem, já que o pecado encontrava-se bem próximo dele. Caim não escutou o conselho divino, e praticou o primeiro homicídio de que temos notícia (Gênesis 4.8).
Deus reconhece a nossa fraqueza, e nunca escondeu que uma pessoa pode irar-se, todavia Ele nos incentiva a controlarmos a ira,1 e não praticar algo que possa nos prejudicar intensamente.
Coloque as emoções no centro da vontade divina, refreando o impulso para o mal. Qualquer personalidade pode ser alimentada para o bem ou para a malignidade. Cabe-nos, tão somente, pensar duas vezes, e não deixar a ira tomar conta do coração, porquanto evitaremos uma insanidade maior. Normalmente, quando estamos irados é difícil se controlar, e ao perdemos a luta contra a ira, estaremos a um passo do precipício existencial. 
Compreenda que o açodamento2 só levará para a prática de desatinos. Pare, reflita e deixe com Deus a solução para algo que te machucou. Numa fúria descontrolada, pois mais certo que estejamos, não teremos um bom desfecho. 
O próprio Jesus Cristo passou por um momento de ira, quando ele expulsou os vendedores e cambistas da "Casa do Senhor", uma vez que estes estavam desvirtuando o sentido do Templo de Deus, tornando-a um covil de ladrões,3 mas Ele como santo e perfeito, não deixou que a ira o levasse longe demais. Jesus por ser diferente de nós, já que Ele era Deus feito homem, pode levar aos seguintes questionamentos:
  1. E quanto a nós (simples seres humanos) podemos também ao agir com ira, não pecar? 
  2. Mas será possível ser um imitador de Cristo?
Evidente que a resposta para duas questões é sim. Podemos imitar a Jesus, porque o Espírito Santo nos capacita para tal. Não desconhecemos a dificuldade de andar como Ele andou, mas por outro lado é possível controlar a ira. Deus nos oferece escape para tudo, e para tanto, reiteramos que devemos colocar a ira aos cuidados do Senhor. Nossas emoções, sejam boas ou más devem passar pelo crivo divino, e só depois externadas. Se forem boas, devem ser comemoradas, e se forem más, devidamente refreadas.
Lamentavelmente, em tempos idos, uma pessoa bem conhecida na cidade que resido, mediante uma fúria intensa, por não ter controlado o forte temperamento, cometeu uma atrocidade ao assassinar um semelhante, e até hoje paga pelo mal cometido. 
Desta forma, peça forças a Deus, e se controle em momento de ira, e não dê vazão a uma emoção tão negativa e destruidora.
 
_______________
 
1 Efésios 4.26: Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
2 Imprudência, precipitação, pressa.
3 Mateus 21.12-13; Marcos 11.15-17 e Lucas 19.45-46.

Nenhum comentário:

Postar um comentário