Pesquisar este blog

sábado, 15 de agosto de 2020

A MENTE E O MENTOR!

"A sorte favorece a mente bem preparada." (Louis Pasteur)


 
A mente é uma parte incorpórea do nosso ser. É uma porção inteligente ou sensível do ser humano. Em suma, ela representa o pensamento, bem como o entendimento necessário para as situações que nos cercam. O desenvolvimento intelectual de uma pessoa dar-se-á pela mente e, infelizmente, muitos não possuem essa simples percepção. Experiências e grandes conquistas têm na mente uma razão de ser, ou pelo menos a causa prévia.
Muitos tiveram vitórias expressivas e, quando quiseram desistir, obtiveram da força mental uma mola propulsora para seus êxitos. Thomas Alva Edison foi um que não se dobrou perante as adversidades. O inventor da lâmpada elétrica fez inúmeras experiências antes de obter o sucesso. Ele foi detentor de um grande poder mental. Certa vez, um jovem repórter perguntou como ele se sentia tendo fracassado tantas vezes, ao que ele respondeu: "Eu nunca fracassei. Inventei a lâmpada elétrica. Só que, para chegar lá, foi preciso uma caminhada de dois mil passos."
Outro que fez bom uso do poder mental foi Ludwig van Beethoven. Após uma perda progressiva da audição, esse compositor ficou totalmente surdo aos quarenta e seis anos. Apesar disso, continuou compondo, e algumas de suas melhores composições, inclusive cinco sinfonias, foram escritas durante seus últimos anos de vida.
Devemos dispor de um mentor pertinente, que seja equilibrado, racional e profundamente espiritual, e que nos aconselhe quando precisarmos. O mentor é aquele responsável pela idealização ou pelo planejamento de algo cuja execução influenciará o comportamento de outrem.
Mesmo contando com um orientador capacitado, não podemos prescindir de Jesus, pois os seus ensinamentos são confiáveis e maravilhosos, sempre conduzindo adequadamente a mente de um indivíduo a um bom fim. Nesta conexão divina, pensamentos grandiosos serão estabelecidos e, com uma mente bem influenciada, nos levarão a realizações de grandes feitos.
Há um conselho bem interessante sobre o uso da mente, que se encontra inserido no livro bíblico de Romanos 12:2: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente, para que sejam capazes de experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Este versículo impulsiona uma renovação da mente sempre que precisarmos e nos dispusermos para tal. Compreendemos que o contexto atual do mundo não é nada positivo, sendo necessário trabalharmos a mente de acordo com o que Deus quer para nossa vida. Do Altíssimo extrairemos positividade no enfrentamento de um sistema tão hostil e negativo. Aí, onde entrará um direcionamento especial, através de JESUS CRISTO, já que só Ele possui condições de controlar tudo aquilo que está no mais oculto do ser.
O certo é que o mundo tende a difundir o pessimismo, e, desta forma, devemos introduzir em nossa mente ideias positivas. Uma mente “SÔ deve se enraizar na vontade divina. Controlar os pensamentos é necessário, e isso advirá principalmente de uma estreita ligação com Deus. O Senhor nos proporciona uma mente criativa, e isso é um dom que devemos aproveitar intensamente.
Ao possuíres uma mente sã e equilibrada, e com a conjugação de outros fatores, as tuas iniciativas serão vitoriosas. 


2 comentários:

  1. Adorei a reflexão! O pensamento é uma ferramenta poderosíssima, e se bem utilizada pode te conduzir aos mais altos padrões imagináveis.

    ResponderExcluir