Pesquisar este blog

sábado, 15 de julho de 2017

O PERIGO DE CERTAS MISTURAS

"Convém tratar a amizade como os vinhos, desconfiando das misturas" (Sidonie Colette).

               

Tenho por costume não misturar vários tipos de alimentos em uma refeição. Tento, na maioria das vezes, não colocar mais do que três acompanhamentos, excetuando-se, logicamente, a escolha da carne, do peixe ou das aves. Agimos, habitualmente, dessa forma porque achamos que, na mistura de várias porções, a refeição perde seu sabor, bem como seu valor nutritivo. Razão pela qual preferimos comida "À LA CARTE".* Nada contra os demais tipos de serviços praticados por grandes restaurantes; porém, trata-se de uma preferência pessoal.

Assim, é a nosso ver, a existência humana, quando pode ocorrer uma desorganização, desde que ocorram fusões com determinados agentes prejudiciais. É evidente que uma mistura inconsequente atrairá circunstâncias bem nefastas.
Entre vários exemplos sobre misturas perigosas, mostraremos alguns que devemos evitar: 

1. NO TRABALHO:

Não podemos misturar trabalho com o pessoal e vice-versa. O próprio nome "trabalho" já identifica o profissionalismo que o acompanha.
De maneira nenhuma devemos trazer os problemas pessoais para o âmbito profissional, tampouco transportar o trabalho para o contexto do lar.

2. COLEGA ou AMIGO:

Também deve ser totalmente apagada do nosso viver a mistura entre coleguismo e amizade verdadeira. Devemos ter em mente que "há amigos mais chegados do que irmãos" (Provérbios 18:24), e isso não se encontra numa simples convivência. A amizade verdadeira advém da confiança, do entrosamento de ideias e de uma longa intimidade.

3. DESABAFO:

A mistura será igualmente prejudicial quando desabafamos nossos problemas pessoais para qualquer um. É imperativo decifrar quem pode fazer parte de nossa história como confidente íntimo. Essa convicção virá de uma amizade duradoura e destituída de desconfianças. 

4. COMPANHEIRISMO:

Não devemos nos misturar com qualquer um. Explicando melhor: a educação deve ser pertinente a todos que nos cercam. Evidentemente, isso não pode nem deve ser esquecido, já que devemos tratar o semelhante de igual para igual. Entretanto, a aproximação mais próxima é outra situação. Não podemos privar-nos da amizade de certas pessoas, porquanto tal comportamento pode nos levar a um precipício. Os meios de comunicação apontam várias situações em que alguns perderam a vida simplesmente por estarem em um local errado com uma pessoa também inadequada. Talvez nem fizessem as mesmas coisas erradas, mas compactuaram com uma relação doentia. Escolha um companheiro de caminhada decente e não se misture com os inconsequentes.

É necessário mencionar que tratamos aqui sobre a mistura prejudicial, enfatizando que existem combinações interessantes, principalmente quando dizem respeito à miscigenação de raças e cores, bem como à união benéfica de classes sociais,** e tudo aquilo que produz uma mescla positiva. Todavia, no que tange à mistura negativa, vamos nos precaver contra esse tipo de atitude.

A caminhada existencial deve ser efetuada ao lado de Deus e de pessoas que tenham posturas corretas e centradas na vontade divina. Com esses pensamentos impregnados no coração, seremos devidamente protegidos de envolvimentos desnecessários e comportamentos desconexos com o equilíbrio e o caminho que nossa vivência deve tomar. Você é o autor da sua biografia! Sua vida é como um livro que está sendo escrito dia após dia, e você escolhe quem e o que poderá fazer parte desta obra. 
 

_______________

* À La carte é uma expressão típica do francês que significa "como estar no cardápio" ou "como listado no cardápio", bastante utilizada no âmbito da gastronomia, principalmente entre os restaurantes.

** Atos 10.34: Agora sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual.

3 comentários: