"Não importa o quão escura as coisas pareçam ser ou realmente sejam. Levante sua mira e enxergue as possibilidades. Sempre veja-as, pois elas estão sempre lá" (Norman Vincent Peale).
A depressão trata-se de um assunto sério e preocupante. Não tínhamos mais a intenção de abordar aqui sobre este tema, pois já publicamos neste blog a mensagem de título: "A Depressão tem cura".[1] Contudo, observamos diariamente, o quanto este assunto é recorrente na existência humana.
A depressão atinge a todos indistintamente, não eximindo a condição social, psicológica e espiritual. Milhões de pessoas neste mundo, agora estão passando por esta condição bastante preocupante. Desta forma, ninguém pode se achar totalmente imune a este estado.
Lamentavelmente, muitos sucumbem ante este mal. E caberá tão somente a nós como cristãos e praticantes da palavra de Deus, ajudarmos aqueles que estão nesta circunstância, bem como, evitar que esta condição mental chegue a nossa porta e que possa nos atingir fortemente.
Evitar que a depressão nos aniquile é intenção divina. O Senhor é o rei da alegria.[2] E tudo aquilo que vem no intuito de tornar a nossa vida cheia de tristezas, deve ser prontamente combatido e totalmente debelado.
Não vamos aqui nos ater a causa da depressão, porquanto isso já é sobejamente[3] comentado nos mais variados textos sobre o assunto. O mais importante é efetivamente compreendermos a forma de atenuar os efeitos e vencer esta malignidade.
Longe de achar que temos o elixir[4] para acabar com este mal. Entretanto, a Bíblia tem explicação e solução para todos os problemas inerentes a condição humana. Nas páginas deste livro, observamos situações, onde alguns personagens passaram por dificuldades extremas, tais como: Moisés, Jonas, Apóstolo Paulo, e muitos outros. Contudo, nenhum exemplo é mais sintomático[5] do que um momento complicado da vida do profeta Elias,[6] que teve um quadro de depressão profunda, logo após uma grande vitória existencial.
Para tanto, algumas instruções relevantes, podemos retirar desta história bíblica, senão vejamos:
1. NÃO ESTAMOS LIVRES DE DEPRESSÃO:
"O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é DEUS!" (1 Reis 18.39).
Quando observamos o Livro de 1 Reis 22 até 46, constatamos que Elias tinha obtido uma grande vitória, Então, antes de uma depressão forte, ele tinha conquistado um importante triunfo espiritual. É relevante realçarmos esta informação e lembrarmos que não existirá um momento exato para acontecer este mal. ELIAS era tão humano como nós, e com as mesmas dificuldades. Após um grande triunfo, a simples ameaça da rainha Jezabel, fez com que ele fugisse para o deserto e passasse por uma intensa aflição. Assim, não devemos pensar que nunca passaremos por uma depressão. É uma convicção que devemos ter. Evidente, que também não devemos nos preocupar intensamente com isto, como se fosse um mal iminente, e que necessariamente virá sobre a nossa existência. Entretanto, é importante nos precavermos contra esta situação, pois como preceitua o famoso provérbio português: "O homem prevenido vale por dois".
O que devemos fazer então?
Não importa o que aconteça, é salutar permanecer sempre no caminho do Senhor.
2. NÃO PENSAR QUE A VIDA CHEGOU AO FIM:
"E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro;[7] e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais" (1 Reis 19.4).
Elias estava fisicamente exausto e emocionalmente esgotado. A depressão de Elias foi tão severa que ele quis morrer. Na verdade, ele chegou a pedir para morrer. Quando ficamos desmotivado, a primeiro coisa que procuramos é ficar sozinho. Geralmente, esta é a pior decisão a se tomar. O isolamento é muito ruim, num quadro de depressão. Devemos procurar sempre a ajuda dos amigos, dos familiares e de uma pessoa realmente capacitada nesta área. A cura acontecerá, porém a forma de agir é com Deus. Partindo dessa premissa, o Senhor pode usar uma "pessoa especial", no sentido de ajudar o deprimido.
3. DESCANSAR É IMPORTANTE:
"E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro" (1 Reis 19.5).
A depressão normalmente coincide com a exaustão física e emocional. Depois da queda de Adão e Eva no jardim do Éden, passamos a operar dentro de limitações físicas e psicológicas. Ao utilizamos nossa energia muito acima destas insuficiências, durante um grande período, sofreremos graves consequências. Somos portadores de "um sistema de alarme natural", que será ativado, quando estamos estressados. Observar este momento é necessário, pois se não for tratado, tenderá a levar uma pessoa para um quadro de depressão. Cheque sua máquina, para que ela não venha a parar. Descansar é necessário, pois não somos indestrutíveis.
4. DEUS USA DA SIMPLICIDADE, PARA NOS AJUDAR:
"E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água, e comeu, e tornou a deitar-se" (1 Reis 19.6).
Durante a maior parte da história humana, o Senhor revelou-se por meio de um "ciclo tranquilo e suave". Como observamos nessa narrativa, o Senhor não veio com medidas mirabolantes para a cura de Elias. Apenas, deu água e trigo ao seu servo, e deixou que ele dormisse. Nessas medidas destituídas de uma maior complexidade, fez com que o cansaço e a fome fossem amenizados. Aqui, então, mostram-se três indicativos para uma pessoa deprimida:
4.1 Ter uma boa alimentação;
4.2 Beber bastante água;
4.3 Você precisa dormir muito e da forma correta, sob pena de esmorecer diante da pressão.
5. DEUS IMPULSIONOU ELIAS A TIRAR O FOCO DA SITUAÇÃO, E OBSERVAR QUE AINDA TINHA UM LONGO CAMINHO A SER TRILHADO:
"E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e disse: Levanta-te e come, porque mui cumprido te será o caminho" (1 Reis 19.7).
É importante não ser amplamente absorvido pelo nosso momento existencial. Nada intensifica e complica mais o desespero do que a preocupação excessiva. Sentimentos de depressão frequentemente podem ser atenuados, quando a pessoa retira o foco de si própria e põe em Cristo. O nosso caminho deve permanecer nas mãos de um Deus poderoso, e nenhuma depressão pode destruir aquele que o Senhor cuida.
6. DEUS NOS SOCORRE EMOCIONALMENTE:
"E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele lhe disse: Que fazes aqui, Elias?" (1 Reis 19.19).
Precisamos de oportunidades para demonstrar nossos sentimentos, mesmo os mais negativos, de uma maneira que não sejamos julgados. Deus é o maior especialista nesta área. Este tipo de situação emocional é bem complicado, e pode nos desviar do caminho correto. Devemos confiar no Senhor, pois Ele jamais permitirá que sejamos tentados por algo que não possamos suportar. Quando observamos alguns homens de Deus, verificamos que muitos passaram por noites tenebrosas, entretanto, aqueles que confiaram no Altíssimo, não sucumbiram perante as tempestades vivenciais.
7. OBEDECER AS INSTRUÇÕES DIVINAS:
"E ele disse: Sai para fora e põe-te neste monte perante a face do Senhor" (1 Reis 19.11).
Deus estimulou a Elias para sair da caverna e ficar diante dele no monte, pois ali seria encorajado. Para vencer uma circunstância pesada, devemos entender e enfrentar a realidade, e não ficar no esconderijo da derrota. Quando o Senhor age, algumas instruções serão evidenciadas em nosso coração. Logo, que o nosso ser se apega ao santo Espírito de Deus, a paz que transborda do alto vem ao nosso encontro. E, para tanto, quando o Espírito Santo nos dirige a fazermos algo, e colocarmos como prática, a depressão com certeza se afastará. Obedecer aos ditames divinos, obviamente, trará a força necessária para subjugarmos os abalos momentâneos. Assim, alcançaremos um patamar psicológico e principalmente espiritual, de acordo com que Deus almeja para a nossa caminhada.
8. REAGIR CONTRA O DESÂNIMO, E CONTINUAR VIVENDO:
"E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco, vem e unge a Hazael rei sobre a Síria" (1 Reis 19.15).
Deus mostrou a Elias, que ele ainda tinha um caminho a ser trilhado, por mais desiludido e exausto que estivesse. Mesmo que estejamos debaixo do fogo cerrado de um grave problema emocional, devemos reagir fortemente. Assim, seremos impulsionados a lutar com toda a nossa alma e procurarmos a reação e continuar com a caminhada. O sempre permanecerá ao nosso lado, e nada impedirá o plano Dele para a nossa vida
9. MESMO NAS CRISES EXISTENCIAIS, RECEBEMOS LIÇÕES:
"Também eu fiz ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou" (1 Reis 19.18).
Como em tudo nesta vida, mesmo nas calamidades, receberemos lições valiosas. Elias caiu na armadilha da presunção, logo que obteve uma vitória espiritual expressiva. Elias pensou que naquele momento só existia ele, na fidelidade ao Senhor. Porém, ele foi instado a perceber que sete mil pessoas também eram fiéis a Deus. Ninguém é forte o suficiente para fazer qualquer tipo de obra sozinho, principalmente no que concernem as missões espirituais.
As lições mais abrangentes desta situação são:
9.1 Que precisamos dos nossos semelhantes, nos embates desta vida:
9.2 Não pensarmos que somos os únicos seres espirituais da terra.
9.3 Devemos fugir do isolamento na vida cristã.
10. APÓS AS EXPERIÊNCIAS EXISTENCIAIS, TEREMOS CONDIÇÕES DE AJUDAR OUTRAS PESSOAS:
"Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate. Elias passou por ele e lançou sua capa sobre ele" (1 Reis 19.19).
Após Elias passar por esta situação, Ele encontra Eliseu, o qual se tornaria o seu sucessor. É bem interessante este encontro, e ao nosso raciocínio, denota a força do exemplo pessoal como experiência a ser repassada. Logicamente, que o profeta Elias deve ter dado algumas instruções ao jovem Eliseu, de como conviver com as vicissitudes existenciais. Desta forma, é necessário e ao mesmo tempo salutar ajudarmos as outras pessoas, quando temos a devida experimentação em algo que passamos. Quando vivenciarmos lutas e vencemos, nunca devemos entrar no perigoso campo do egoísmo. Dividir o que sabemos com o semelhante, fará com que ao invés de um só ganhador, hajam vários vitoriosos.
Recentemente, escutei uma frase interessante e verdadeira: "Nunca na história deste mundo, Deus abandonou os seus". Passaremos por lutas, e o Senhor estará ao nosso lado. Neste texto, observamos 10 instruções valiosas e retiradas da história de Elias, no que diz respeito ao estado de depressão, e que de forma sintetizada, transcreveremos:
A depressão trata-se de um assunto sério e preocupante. Não tínhamos mais a intenção de abordar aqui sobre este tema, pois já publicamos neste blog a mensagem de título: "A Depressão tem cura".[1] Contudo, observamos diariamente, o quanto este assunto é recorrente na existência humana.
A depressão atinge a todos indistintamente, não eximindo a condição social, psicológica e espiritual. Milhões de pessoas neste mundo, agora estão passando por esta condição bastante preocupante. Desta forma, ninguém pode se achar totalmente imune a este estado.
Lamentavelmente, muitos sucumbem ante este mal. E caberá tão somente a nós como cristãos e praticantes da palavra de Deus, ajudarmos aqueles que estão nesta circunstância, bem como, evitar que esta condição mental chegue a nossa porta e que possa nos atingir fortemente.
Evitar que a depressão nos aniquile é intenção divina. O Senhor é o rei da alegria.[2] E tudo aquilo que vem no intuito de tornar a nossa vida cheia de tristezas, deve ser prontamente combatido e totalmente debelado.
Não vamos aqui nos ater a causa da depressão, porquanto isso já é sobejamente[3] comentado nos mais variados textos sobre o assunto. O mais importante é efetivamente compreendermos a forma de atenuar os efeitos e vencer esta malignidade.
Longe de achar que temos o elixir[4] para acabar com este mal. Entretanto, a Bíblia tem explicação e solução para todos os problemas inerentes a condição humana. Nas páginas deste livro, observamos situações, onde alguns personagens passaram por dificuldades extremas, tais como: Moisés, Jonas, Apóstolo Paulo, e muitos outros. Contudo, nenhum exemplo é mais sintomático[5] do que um momento complicado da vida do profeta Elias,[6] que teve um quadro de depressão profunda, logo após uma grande vitória existencial.
Para tanto, algumas instruções relevantes, podemos retirar desta história bíblica, senão vejamos:
1. NÃO ESTAMOS LIVRES DE DEPRESSÃO:
"O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é DEUS!" (1 Reis 18.39).
Quando observamos o Livro de 1 Reis 22 até 46, constatamos que Elias tinha obtido uma grande vitória, Então, antes de uma depressão forte, ele tinha conquistado um importante triunfo espiritual. É relevante realçarmos esta informação e lembrarmos que não existirá um momento exato para acontecer este mal. ELIAS era tão humano como nós, e com as mesmas dificuldades. Após um grande triunfo, a simples ameaça da rainha Jezabel, fez com que ele fugisse para o deserto e passasse por uma intensa aflição. Assim, não devemos pensar que nunca passaremos por uma depressão. É uma convicção que devemos ter. Evidente, que também não devemos nos preocupar intensamente com isto, como se fosse um mal iminente, e que necessariamente virá sobre a nossa existência. Entretanto, é importante nos precavermos contra esta situação, pois como preceitua o famoso provérbio português: "O homem prevenido vale por dois".
O que devemos fazer então?
Não importa o que aconteça, é salutar permanecer sempre no caminho do Senhor.
2. NÃO PENSAR QUE A VIDA CHEGOU AO FIM:
"E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro;[7] e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais" (1 Reis 19.4).
Elias estava fisicamente exausto e emocionalmente esgotado. A depressão de Elias foi tão severa que ele quis morrer. Na verdade, ele chegou a pedir para morrer. Quando ficamos desmotivado, a primeiro coisa que procuramos é ficar sozinho. Geralmente, esta é a pior decisão a se tomar. O isolamento é muito ruim, num quadro de depressão. Devemos procurar sempre a ajuda dos amigos, dos familiares e de uma pessoa realmente capacitada nesta área. A cura acontecerá, porém a forma de agir é com Deus. Partindo dessa premissa, o Senhor pode usar uma "pessoa especial", no sentido de ajudar o deprimido.
3. DESCANSAR É IMPORTANTE:
"E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro" (1 Reis 19.5).
A depressão normalmente coincide com a exaustão física e emocional. Depois da queda de Adão e Eva no jardim do Éden, passamos a operar dentro de limitações físicas e psicológicas. Ao utilizamos nossa energia muito acima destas insuficiências, durante um grande período, sofreremos graves consequências. Somos portadores de "um sistema de alarme natural", que será ativado, quando estamos estressados. Observar este momento é necessário, pois se não for tratado, tenderá a levar uma pessoa para um quadro de depressão. Cheque sua máquina, para que ela não venha a parar. Descansar é necessário, pois não somos indestrutíveis.
4. DEUS USA DA SIMPLICIDADE, PARA NOS AJUDAR:
"E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água, e comeu, e tornou a deitar-se" (1 Reis 19.6).
Durante a maior parte da história humana, o Senhor revelou-se por meio de um "ciclo tranquilo e suave". Como observamos nessa narrativa, o Senhor não veio com medidas mirabolantes para a cura de Elias. Apenas, deu água e trigo ao seu servo, e deixou que ele dormisse. Nessas medidas destituídas de uma maior complexidade, fez com que o cansaço e a fome fossem amenizados. Aqui, então, mostram-se três indicativos para uma pessoa deprimida:
4.1 Ter uma boa alimentação;
4.2 Beber bastante água;
4.3 Você precisa dormir muito e da forma correta, sob pena de esmorecer diante da pressão.
5. DEUS IMPULSIONOU ELIAS A TIRAR O FOCO DA SITUAÇÃO, E OBSERVAR QUE AINDA TINHA UM LONGO CAMINHO A SER TRILHADO:
"E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e disse: Levanta-te e come, porque mui cumprido te será o caminho" (1 Reis 19.7).
É importante não ser amplamente absorvido pelo nosso momento existencial. Nada intensifica e complica mais o desespero do que a preocupação excessiva. Sentimentos de depressão frequentemente podem ser atenuados, quando a pessoa retira o foco de si própria e põe em Cristo. O nosso caminho deve permanecer nas mãos de um Deus poderoso, e nenhuma depressão pode destruir aquele que o Senhor cuida.
6. DEUS NOS SOCORRE EMOCIONALMENTE:
"E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele lhe disse: Que fazes aqui, Elias?" (1 Reis 19.19).
Precisamos de oportunidades para demonstrar nossos sentimentos, mesmo os mais negativos, de uma maneira que não sejamos julgados. Deus é o maior especialista nesta área. Este tipo de situação emocional é bem complicado, e pode nos desviar do caminho correto. Devemos confiar no Senhor, pois Ele jamais permitirá que sejamos tentados por algo que não possamos suportar. Quando observamos alguns homens de Deus, verificamos que muitos passaram por noites tenebrosas, entretanto, aqueles que confiaram no Altíssimo, não sucumbiram perante as tempestades vivenciais.
7. OBEDECER AS INSTRUÇÕES DIVINAS:
"E ele disse: Sai para fora e põe-te neste monte perante a face do Senhor" (1 Reis 19.11).
Deus estimulou a Elias para sair da caverna e ficar diante dele no monte, pois ali seria encorajado. Para vencer uma circunstância pesada, devemos entender e enfrentar a realidade, e não ficar no esconderijo da derrota. Quando o Senhor age, algumas instruções serão evidenciadas em nosso coração. Logo, que o nosso ser se apega ao santo Espírito de Deus, a paz que transborda do alto vem ao nosso encontro. E, para tanto, quando o Espírito Santo nos dirige a fazermos algo, e colocarmos como prática, a depressão com certeza se afastará. Obedecer aos ditames divinos, obviamente, trará a força necessária para subjugarmos os abalos momentâneos. Assim, alcançaremos um patamar psicológico e principalmente espiritual, de acordo com que Deus almeja para a nossa caminhada.
8. REAGIR CONTRA O DESÂNIMO, E CONTINUAR VIVENDO:
"E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco, vem e unge a Hazael rei sobre a Síria" (1 Reis 19.15).
Deus mostrou a Elias, que ele ainda tinha um caminho a ser trilhado, por mais desiludido e exausto que estivesse. Mesmo que estejamos debaixo do fogo cerrado de um grave problema emocional, devemos reagir fortemente. Assim, seremos impulsionados a lutar com toda a nossa alma e procurarmos a reação e continuar com a caminhada. O sempre permanecerá ao nosso lado, e nada impedirá o plano Dele para a nossa vida
9. MESMO NAS CRISES EXISTENCIAIS, RECEBEMOS LIÇÕES:
"Também eu fiz ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou" (1 Reis 19.18).
Como em tudo nesta vida, mesmo nas calamidades, receberemos lições valiosas. Elias caiu na armadilha da presunção, logo que obteve uma vitória espiritual expressiva. Elias pensou que naquele momento só existia ele, na fidelidade ao Senhor. Porém, ele foi instado a perceber que sete mil pessoas também eram fiéis a Deus. Ninguém é forte o suficiente para fazer qualquer tipo de obra sozinho, principalmente no que concernem as missões espirituais.
As lições mais abrangentes desta situação são:
9.1 Que precisamos dos nossos semelhantes, nos embates desta vida:
9.2 Não pensarmos que somos os únicos seres espirituais da terra.
9.3 Devemos fugir do isolamento na vida cristã.
10. APÓS AS EXPERIÊNCIAS EXISTENCIAIS, TEREMOS CONDIÇÕES DE AJUDAR OUTRAS PESSOAS:
"Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate. Elias passou por ele e lançou sua capa sobre ele" (1 Reis 19.19).
Após Elias passar por esta situação, Ele encontra Eliseu, o qual se tornaria o seu sucessor. É bem interessante este encontro, e ao nosso raciocínio, denota a força do exemplo pessoal como experiência a ser repassada. Logicamente, que o profeta Elias deve ter dado algumas instruções ao jovem Eliseu, de como conviver com as vicissitudes existenciais. Desta forma, é necessário e ao mesmo tempo salutar ajudarmos as outras pessoas, quando temos a devida experimentação em algo que passamos. Quando vivenciarmos lutas e vencemos, nunca devemos entrar no perigoso campo do egoísmo. Dividir o que sabemos com o semelhante, fará com que ao invés de um só ganhador, hajam vários vitoriosos.
Recentemente, escutei uma frase interessante e verdadeira: "Nunca na história deste mundo, Deus abandonou os seus". Passaremos por lutas, e o Senhor estará ao nosso lado. Neste texto, observamos 10 instruções valiosas e retiradas da história de Elias, no que diz respeito ao estado de depressão, e que de forma sintetizada, transcreveremos:
- Não estamos livres da depressão;
- Quando deprimido, não pensar que a vida perdeu o encanto;
- Descansar muito;
- Deus usa da simplicidade para nos levantar;
- Devemos tirar o foco da situação, e deixar o Senhor nos ajudar;
- Deus nos socorre emocionalmente;
- Obedecer as instruções divinas;
- Reagir contra o desânimo e continuar vivendo;
- Mesmo em crises existenciais, recebemos lições;
- Ajudar os semelhantes, através das experiências adquiridas.
"Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Josué 1.9).
______________
[1] Publicado no blog www.linhasedificantes.com.br, em 21/01/2015.
[2] Filipenses 4.4: Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se.
[3] Demasiadamente, por demais.
[4] Remédio infalível.
[5] Indicativo.
[6] Livro de 1 Reis 19.1-21.
[7] Um tipo de arbusto.
Mim indetifico neste texto obrigado meu Deus
ResponderExcluir