Pesquisar este blog

sábado, 29 de agosto de 2020

MENTE CAUTERIZADA!

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrina de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo “cauterizada” a sua própria consciência”. (1 Timóteo 4.1-2) 

 Ter uma mente cauterizada significa ter uma "mente morta" e fechada; insensível.
 
Acontecem certas barbaridades no mundo que nos induzem a questionar: Por que muitos são levados a cometerem tantas brutalidades, ou possuírem mentes tão malignas? Refletimos e chegamos à uma conclusão: "Certas pessoas possuem o que se chama mente cauterizada, ou seja, a percepção mental está tão fechada no sentido do bem, que para elas tudo passa a ser relativo."
Este sentimento incorporado a uma mente alienada, lembra-nos de uma história contada pelo Pastor e Escritor Norman Vicent Peale. O autor do clássico livro "O Poder do Pensamento Positivo", declarou que certa vez passou por um estúdio de tatuagens nas ruas de Kowlonn em Hong Kong. No letreiro haviam desenhos das opções de tatuagens, dos quais dispunha o artista que ali trabalhava. Um em particular, realmente o impressionou. Dizia: "Nasci para perder." Peale ficou impressionado que alguém pudesse de fato pedir para aquilo permanecer permanentemente gravado na pele. Ele entrou e perguntou ao tatuador chinês:
- "Alguém, realmente, já teve essa terrível frase (Nasci para perder) tatuada no corpo?"
- "Sim, algumas pessoas", respondeu o artista.
- "Mas não posso acreditar que alguém em sã consciência faça isso."
O tatuador, então, deu uma tapinha na testa e, num inglês mal pronunciado, declarou:
- "Antes da tatuagem no corpo, tatuagem na mente, né?"
Grande exemplo de como muitos comportam-se no mundo. Forçoso se faz que lutemos cotidianamente contra a cauterização da mente, para que isto não nos atinja. O nosso intelecto deve ser recheado de bons pensamentos, boas influências, e principalmente com "princípios corretos" estabelecidos na PALAVRA DE DEUS.
É imperativo colocarmos boas ideias no "coração", guardando-o de concepções distorcidas e malignas.1 Um indivíduo  dotado de equilíbrio interior e centralizado nos ensinamentos do Mestre Jesus Cristo, consequentemente exteriorizará atitudes corretas.
Vamos lutar fortemente contra maus pensamentos, e fugir daquilo que afete o nosso relacionamento com Deus. Desta forma, consubstanciaremos na MENTE o conhecimento de Deus,2 e assim evitaremos toda e qualquer cauterização de entendimento.   

______________

1 Provérbios 4.23: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
2 2 Coríntios 2.14: Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância dos seu conhecimento.

sábado, 22 de agosto de 2020

CONTROLE A IRA!

"Uma ira desmedida acaba em loucura; por isso, evita a ira, para conservares não apenas o domínio de ti mesmo, mas também a tua própria saúde." (Sêneca)


A Bíblia é um Livro de Excelência, pois, além de ser a genuína "Palavra de Deus", demonstra as virtudes humanas, contudo não esconde erros de ninguém. É uma obra que mostra exemplos dignificantes, ao mesmo tempo que indica desacertos que devemos prontamente evitá-los. Em Gênesis 4.5 observamos Caim irar-se fortemente ao ter recusada a sua oferta por Deus, pois o Senhor agradou-se bem mais do sacrifício de Abel. O Altíssimo notou o semblante decaído de Caim, quando o aconselhou a praticar o bem, já que o pecado encontrava-se bem próximo dele. Caim não escutou o conselho divino, e praticou o primeiro homicídio de que temos notícia (Gênesis 4.8).
Deus reconhece a nossa fraqueza, e nunca escondeu que uma pessoa pode irar-se, todavia Ele nos incentiva a controlarmos a ira,1 e não praticar algo que possa nos prejudicar intensamente.
Coloque as emoções no centro da vontade divina, refreando o impulso para o mal. Qualquer personalidade pode ser alimentada para o bem ou para a malignidade. Cabe-nos, tão somente, pensar duas vezes, e não deixar a ira tomar conta do coração, porquanto evitaremos uma insanidade maior. Normalmente, quando estamos irados é difícil se controlar, e ao perdemos a luta contra a ira, estaremos a um passo do precipício existencial. 
Compreenda que o açodamento2 só levará para a prática de desatinos. Pare, reflita e deixe com Deus a solução para algo que te machucou. Numa fúria descontrolada, pois mais certo que estejamos, não teremos um bom desfecho. 
O próprio Jesus Cristo passou por um momento de ira, quando ele expulsou os vendedores e cambistas da "Casa do Senhor", uma vez que estes estavam desvirtuando o sentido do Templo de Deus, tornando-a um covil de ladrões,3 mas Ele como santo e perfeito, não deixou que a ira o levasse longe demais. Jesus por ser diferente de nós, já que Ele era Deus feito homem, pode levar aos seguintes questionamentos:
  1. E quanto a nós (simples seres humanos) podemos também ao agir com ira, não pecar? 
  2. Mas será possível ser um imitador de Cristo?
Evidente que a resposta para duas questões é sim. Podemos imitar a Jesus, porque o Espírito Santo nos capacita para tal. Não desconhecemos a dificuldade de andar como Ele andou, mas por outro lado é possível controlar a ira. Deus nos oferece escape para tudo, e para tanto, reiteramos que devemos colocar a ira aos cuidados do Senhor. Nossas emoções, sejam boas ou más devem passar pelo crivo divino, e só depois externadas. Se forem boas, devem ser comemoradas, e se forem más, devidamente refreadas.
Lamentavelmente, em tempos idos, uma pessoa bem conhecida na cidade que resido, mediante uma fúria intensa, por não ter controlado o forte temperamento, cometeu uma atrocidade ao assassinar um semelhante, e até hoje paga pelo mal cometido. 
Desta forma, peça forças a Deus, e se controle em momento de ira, e não dê vazão a uma emoção tão negativa e destruidora.
 
_______________
 
1 Efésios 4.26: Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
2 Imprudência, precipitação, pressa.
3 Mateus 21.12-13; Marcos 11.15-17 e Lucas 19.45-46.

sábado, 15 de agosto de 2020

A MENTE E O MENTOR!

"A sorte favorece a mente bem preparada." (Louis Pasteur)


 
A mente é uma parte incorpórea do nosso ser. É uma porção inteligente ou sensível do ser humano. Em suma, ela representa o pensamento, bem como o entendimento necessário para as situações que nos cercam. O desenvolvimento intelectual de uma pessoa dar-se-á pela mente e, infelizmente, muitos não possuem essa simples percepção. Experiências e grandes conquistas têm na mente uma razão de ser, ou pelo menos a causa prévia.
Muitos tiveram vitórias expressivas e, quando quiseram desistir, obtiveram da força mental uma mola propulsora para seus êxitos. Thomas Alva Edison foi um que não se dobrou perante as adversidades. O inventor da lâmpada elétrica fez inúmeras experiências antes de obter o sucesso. Ele foi detentor de um grande poder mental. Certa vez, um jovem repórter perguntou como ele se sentia tendo fracassado tantas vezes, ao que ele respondeu: "Eu nunca fracassei. Inventei a lâmpada elétrica. Só que, para chegar lá, foi preciso uma caminhada de dois mil passos."
Outro que fez bom uso do poder mental foi Ludwig van Beethoven. Após uma perda progressiva da audição, esse compositor ficou totalmente surdo aos quarenta e seis anos. Apesar disso, continuou compondo, e algumas de suas melhores composições, inclusive cinco sinfonias, foram escritas durante seus últimos anos de vida.
Devemos dispor de um mentor pertinente, que seja equilibrado, racional e profundamente espiritual, e que nos aconselhe quando precisarmos. O mentor é aquele responsável pela idealização ou pelo planejamento de algo cuja execução influenciará o comportamento de outrem.
Mesmo contando com um orientador capacitado, não podemos prescindir de Jesus, pois os seus ensinamentos são confiáveis e maravilhosos, sempre conduzindo adequadamente a mente de um indivíduo a um bom fim. Nesta conexão divina, pensamentos grandiosos serão estabelecidos e, com uma mente bem influenciada, nos levarão a realizações de grandes feitos.
Há um conselho bem interessante sobre o uso da mente, que se encontra inserido no livro bíblico de Romanos 12:2: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente, para que sejam capazes de experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Este versículo impulsiona uma renovação da mente sempre que precisarmos e nos dispusermos para tal. Compreendemos que o contexto atual do mundo não é nada positivo, sendo necessário trabalharmos a mente de acordo com o que Deus quer para nossa vida. Do Altíssimo extrairemos positividade no enfrentamento de um sistema tão hostil e negativo. Aí, onde entrará um direcionamento especial, através de JESUS CRISTO, já que só Ele possui condições de controlar tudo aquilo que está no mais oculto do ser.
O certo é que o mundo tende a difundir o pessimismo, e, desta forma, devemos introduzir em nossa mente ideias positivas. Uma mente “SÔ deve se enraizar na vontade divina. Controlar os pensamentos é necessário, e isso advirá principalmente de uma estreita ligação com Deus. O Senhor nos proporciona uma mente criativa, e isso é um dom que devemos aproveitar intensamente.
Ao possuíres uma mente sã e equilibrada, e com a conjugação de outros fatores, as tuas iniciativas serão vitoriosas.