"Se eu tivesse quatro minutos para realizar uma cirurgia de vida ou morte, tiraria um minuto para decidir a melhor forma de realizá-la." (Nélaton)
Pesquisar este blog
sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
POR QUE PLANEJAR?
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
DEUS NÃO DESISTE DO HOMEM!
- Obediência;
- Temor aos Seus melhores desígnios.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
NÃO JULGUE
"Mais importante do que vigiar os outros é controlar os próprios passos." (Provérbio judaico)
sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
A ARCA DE NOÉ E A IGREJA
|
sábado, 28 de novembro de 2020
FAÇAMOS O QUE É BOM NO TEMPO OPORTUNO!
"Lança o teu pão sobre as águas porque depois de muitos os dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra" (Eclesiastes 11.1-2).
Socorrer o semelhante trará benefícios, pois ninguém sabe o que se pode atravessar no futuro, bem como, o que se encarará na próxima esquina. Daí, poderemos até precisar daquele que já socorremos ou de quem presenciou tal auxílio. Não é a LEI DA TROCA, mas simplesmente de uma LEI EXISTENCIAL, onde o resultado daquilo que plantamos de bom, certamente virá ao nosso encontro.
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
O CENTURIÃO GENTIO QUE PELA FÉ AGRADOU A JESUS. (Importante mensagem sobre cura para enfermidades)
- Tendo terminado de dizer tudo isso ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum.1 Ali estava doente, quase à morte, o servo de um centurião, a quem seu senhor estimava muito. Ele ouviu falar de Jesus e enviou-lhe alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar seu servo. Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistência: "Este homem merece que lhe faças isso, porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga." Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: "Senhor não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto. Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto, e ele faz. Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele, e voltando-se para a multidão que o seguia, disse: Eu lhes digo que nem Israel encontrei tamanha fé. Então os homens que haviam sido enviados voltaram para a casa e encontraram o servo estabelecido.
O centurião sabia muito bem sobre dar e receber ordens. Era o oficial responsável no comando de uma centúria, onde indicava diretrizes que deveriam ser obedecidas, encarregando-se da disciplina e instrução da legião. Desta forma, ele conhecia e obedecia a hierarquia. Era experimentado nesta situação, sabendo respeitar e ser respeitado. Quando nos subordinamos a um superior, automaticamente fará com que o senso de equilíbrio e respeito tome conta do nosso ser, pois, como bem preceitua o provérbio português: "Quem não sabe obedecer, não sabe mandar."
Na maioria das vezes as legiões estavam distantes da pátria romana. Assim, o centurião era escolhido pela sua capacidade de comando e pela prontidão em lutar até à morte. Este homem, então, sabia o que era pelejar. Demonstra a narrativa, que o centurião estava por demais preocupado com a saúde do servo. O comandante demonstrou senso de intrepidez, e não descansou enquanto não chamou a atenção de Jesus. Com este exemplo, devemos imitar o que é bom, e lutar para a consecução dos nossos maiores desejos. E isto pode ser em relação a vida profissional, social, e especialmente na busca da cura física ou espiritual. As batalhas da vida são duras, e deste modo, a capacidade de luta deve ser inteiramente proporcional as dificuldades.
Altruísmo é o sentimento de interesse e dedicação por outrem. O centurião demonstrou abnegação pela vida do semelhante, quando se preocupou com a doença do seu servo. Ele se mostrou solícito com o sofrimento alheio, já que intercedeu junto a Jesus por uma cura milagrosa para uma pessoa, que nem de sua família era. O centurião cuidou do humilde servo, e com sua fé, chamou a atenção de tal forma do SENHOR, que conseguiu o que queria.
Ao examinamos esta história detidamente, podemos tirar 5 características admiráveis do Centurião, que eram:
- Ele se preocupava com os mais inferiores, e também não era orgulhoso de sua posição;
- Ele sabia a diferença sútil entre poder e autoridade, já que ele mandava na sua Centúria, mas reconheceu que só Jesus possui o domínio total sobre a enfermidade;
- Ele exercia a sua obrigação com confiança e convicção;
- Ele discerniu a verdadeira autoridade sobrenatural na figura de Cristo;
- Ele acreditou que uma palavra de Jesus mudaria qualquer situação.
______________
1 Cafarnaum é uma cidade citada na Bíblia especialmente em conexão com o ministério de Jesus. Nos dias do Novo Testamento Cafarnaum tinha certa importância. O nome Cafarnaum muito provavelmente significa “aldeia de Naum”, uma variante grega do hebraico kefar nahum. Como Naum significa “compassivo”, Cafarnaum também pode significar “vila de compaixão”.
sexta-feira, 13 de novembro de 2020
AH! O ARREPENDIMENTO. O QUE FAZER?
sexta-feira, 6 de novembro de 2020
A ESSÊNCIA DO VERDADEIRO AMOR É TRANQUILA!
sábado, 31 de outubro de 2020
JOSÉ DO EGITO. A FIDELIDADE DE UM HOMEM JUSTO!
- Foi colocado pelos irmãos numa cisterna, e depois vendido como escravo para os egípcios (Gênesis 38.22-36);
- Foi lançado no cárcere, após ser injustamente acusado de agarrar a esposa do seu amo Potifar1 (Gênesis 39.11-20);
- Foi esquecido pelo copeiro-chefe na prisão, mesmo ao interpretar corretamente os sonhos deste (Gênesis 40.22).
Disse certo escritor: "Caráter não é aquilo que dizemos ser - isto é profissão. Caráter não é aquilo que fazemos - isto é conduta. Caráter não é aquilo que somos - isto é o âmago de nosso eu, o homem interior. Caráter é aquilo que somos no escuro."
sábado, 24 de outubro de 2020
O PODER DO PENSAMENTO
Um controle do pensamento é necessário por demais, já a reflexão infeliz poderá te levar para um agir impróprio com consequências danosas.
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
A EFICÁCIA DA EXPERIÊNCIA!
"Eu sei julgar bem porque tenho bastante experiência", respondeu ele.
O sortudo é aquele que possui a grandeza de aprender através da experiência de outrem. Dores que não sentiu, mas que foram repassadas para a sua existência, através de outras pessoas. Para o indivíduo dotado de sabedoria, o exemplo alheio será muito bem aproveitado.
Reconhecemos que as experiências práticas, muitas vezes, são dolorosas, todavia é a que terá a mais eficácia sobre uma vida, pois como enfatizou sabiamente Hudson Taylor: "Nos lugares onde ocorrem as tempestades mais fortes, encontraremos também as árvores mais resistentes." Ao passarmos pela prática, teremos mais condições de aprender uma lição recebida.
quinta-feira, 8 de outubro de 2020
ETAPAS DA VIDA!
Existe tempo para tudo debaixo dos céus. Tal constatação se torna bem perceptível ao entendimento humano, uma vez que a existência consiste em algumas etapas. Devemos ter a sabedoria necessária para compreender que tais fases trazem privilégios, bem como responsabilidades. E, no amparo de tais constatações, é necessário maturarmos no coração: “Que, no momento oportuno, a vontade de Deus se tornará explícita para quem se dignar a reverenciá-la.”
sexta-feira, 2 de outubro de 2020
E DEPOIS DA PANDEMIA?
"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo." (Isaias 43.18,19 - Versão NVI)












