Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

VITÓRIAS VERDADEIRAS!


"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam." (Antoine de Saint-Exupéry)
Existem VITÓRIAS maiúsculas, bem como vitórias minúsculas. Por que expresso aqui tal diferença?
Determinadas vitórias são por demais desgastantes, pois envolvem uma sequência de sacrifícios que não compensam a alegria do sucesso obtido. 
Alguns enriquecem materialmente, através de uma carreira profissional brilhante, entretanto, esquecem egoisticamente dos familiares, relegando os filhos e cônjuges ao segundo plano. Igualmente, alguns sofrem para vencer financeiramente, em detrimento de uma saúde mal cuidada. Muitos em trabalhos estafantes, nem sem alimentam corretamente, comprometendo fisicamente todo um futuro, que poderia ser grandioso.
A expressão "Vitória de Pirro"[1] é uma metáfora bem utilizada para descrever uma vitória, que de tão sacrificada, de tão desgastada, e de tão violentamente alcançada, praticamente não valeu a pena conquistar. O sucesso deve ser obtido, sem a renúncia daquilo que é mais importante. Devemos lutar por triunfos, e isto é bem salutar que ocorra, contudo, pelejas pessoais e consequentes vitórias, devem ser impulsionadas na conjugações de fatores que não prejudiquem o âmbito familiar ou a VIDA no geral.
Ao trabalhares corretamente, observando os limites existenciais, e principalmente, amparado por DEUS, terás a tão almejada vitória. E ela será consagradora, recompensadora e verdadeira, não te trazendo nenhum aborrecimento.
Assim, lute por conquistas, todavia, não substitua o real sentido da vida por vitórias incoerentes e prejudiciais.

_____________ 

[1] Pirro foi o rei do Épiro, região da antiga Grécia e da Macedônia, sendo um dos principais opositores do Império Romano. Participou de várias campanhas militares, e numa dessas batalhas (a de Ásculo), Pirro ao felicitar seus generais, após verificar as enormes baixas sofridas por seu exército, teria dito que com mais uma vitória daquelas estaria acabado. Desde então, a expressão "vitória de Pirro" é usada para expressar uma conquista cujo esforço tenha sido penoso demais. Uma vitória com ares de derrota!

2 comentários: