Pesquisar este blog

sábado, 18 de maio de 2019

COMO LIDAR COM A HUMILHAÇÃO?


"Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado" (Lucas 14.11).
Como é desagradável ser humilhado! Reconhecemos que esta situação não faz bem à ninguém. Pelo menos, para as pessoas sadias emocionalmente.
E a humilhação acontece em várias circunstâncias, seja no trabalho, nas relações humanas ou nos mais variados contextos existenciais.
Às vezes, você chega num determinado local, e uma pessoa de forma aberta ou subliminar[1] tenta te atingir ou a terceiros com frases ou atitudes humilhantes, ou então, um superior no teu trabalho te humilha cotidianamente.
O que fazer? 
É difícil não reagir, pois uma das coisas neste mundo que mais machuca é a humilhação. Entretanto, temos um Deus que tudo vê e nos fortalece e equilibra, e mesmo nas situações mais deprimentes, Ele garante solução para tudo aquilo que tenta nos oprimir. Observamos vários exemplos onde o humilhado deu a volta por cima, e foi devidamente exaltado por Deus junto aquele que o humilhou. 
Recentemente, assisti no YouTube uma apresentação de um calouro numa competição de jovens valores na música. Ele quando adentrou sem jeito e displicentemente no palco, foi oprimido por toda a plateia e os juízes, todavia quando começou a cantar recebeu aplausos efusivos e os julgadores ficaram de pé, admirando o talento daquele rapaz.
Por outro lado, a humilhação pode advir da inveja. Mas, alguém pode perguntar: Como?
O invejoso, ao sentir-se inferior, e aproveitando-se de um cargo importante que possua, pode utilizar o ato da humilhação para sobrepujar o talento de outrem. É o que chamamos de transferência que pode ocorrer por deslocamento (de sentimentos e emoções) ou por projeção (de desejos e tendências). E geralmente, as transferências de frustrações acontecem no público quando aquele que sente-se inferior quer demonstrar superioridade para os outros, humilhando alguém muito mais talentoso ou que ele inveja.
Também, não podemos esquecer que em alguns casos a humilhação ocorre, quando um indivíduo lastreado no seu pseudo "poder" age com ruindade mesmo ao humilhar os semelhantes. Neste caso, não ocorre transferência ou inveja, e sim uma má índole mesmo.
Não se entristeça quando for humilhado, pois DEUS também está observando tal procedimento, e no tempo ideal, se você não tomar uma atitude intempestiva, como se vingar, Ele fará o devido pagamento para aquele que usa da humilhação. E a justiça do SENHOR é justa e dobrada. Ademais, tens que encravar no coração uma ideia: "Você tem valor e ninguém atira pedra em árvore que não dá frutos".  
Ao passar por esta situação, compreenda que deves ter algo que o ofensor não possui, e ele tenta te colocar para baixo no intuito de sentir-se superior, sem esquecer que: "Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento" (Eleanor Roosevelt). Quando possuímos uma boa autoestima, nada ou ninguém poderá nos colocar para baixo.
É melhor sofrer uma humilhação do que humilhar, já que magoar alguém é horrível e não trará consequências agradáveis ao praticante do ato, e por último, lembre-se da promessa bíblica:  OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS. 
_______________   

[1] Diz-se do que não está explícito, mas pode ser entendido pelas entrelinhas; que está subentendido.

3 comentários: