Pesquisar este blog

domingo, 1 de maio de 2016

FALSOS PROFETAS



“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.
Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mateus 7.15-20)


Estava um missionário falando a um grupo de hindus. De súbito, uma das senhoras se levantou e retirou-se. Pouco depois voltou, ouvindo com mais atenção que antes.
No final do culto, o missionário lhe perguntou o motivo de sua saída.
Respondeu ela: – Eu fui perguntar a um de seus colaboradores, se o senhor realmente pratica as coisas que prega. Ele me afirmou que sim, e eu voltei mais interessada que antes. E estou ansiosa por ouvir mais de alguém que vive aquilo que ensina aos outros.1
Várias formas são mostradas para se identificar um falso profeta junto ao povo de Deus. Livros são escritos. Exemplos são dados. Palestras são efetuadas. E pregações também são explanadas neste sentido. E tudo isto é salutar que se suceda, pois, quanto mais nos precavermos contra este tipo de pessoa, só teremos a ganhar.
Porém, a melhor maneira, consoante a Bíblia de se conhecer este tipo de gente é pelos frutos podres que advirão de sua vida. O homem de Deus se discernirá pelos frutos de uma existência devotada e produtiva. Já a vida do falso profeta será dissociada de positividade maior, no que concerne a um cristianismo correto.
O falso profeta parece ser uma pessoa obediente e altamente espiritual. É só a capa, pois no seu interior é um lobo perigosíssimo. Ele tem a vontade maior de devorar a fé de uma pessoa simples, bem como, acabar com o sentimento piedoso de um cristão devotado.
Nos versículos introdutórios da presente mensagem, observamos que naturalmente a árvore boa, produzirá um fruto de altíssima qualidade. No homem verdadeiramente espiritual, o seu testemunho será bom e eficaz.
Em oposição a esta ideia, jamais uma árvore combalida produzirá um fruto de boa qualidade. Da mesma forma, é o homem nefasto com seus instintos maus. Geralmente o falso profeta é um sujeito com disfarce. Parece bom, contudo não é! Ele aparenta ter boas qualidades, mas um dia será totalmente desmascarado. Não há mal que sempre dure.
Mirem-se no exemplo diário e contumaz de um homem realmente de Deus. A Bíblia enfatiza2 que a capacitação moral e espiritual deste indivíduo será evidenciado por bons exemplos e de frutos que resultarão de um ministério proveitoso.
Não sejam tolos e não se deixem enganar por falsos profetas. A palavra de Deus realça fortemente: “Quem confia em Cristo jamais é confundido".3 Aqueles que são devotados a leitura diária da Bíblia não serão enganados por vãs leituras, heresias e falsos ministros do evangelho.
Observem cuidadosamente os que se dizem profetas de Deus. Vejam se eles pregam uma palavra genuinamente cristã. E que não usem da casa de oração, com o intuito meramente financeiro. É importante verificar se eles divergem das doutrinas cristãs.
O Evangelho é simples e pleno do conhecimento de Cristo. Igrejas que dão mais ênfase ao dinheiro, do que o sacrifício vicário de Jesus na Cruz, não é uma denominação legitimamente cristã. Devemos estar atentos a todo tipo de pensamentos novos, que não brotem de solo sagrado.
Então, quando escolheres uma igreja para frequentares, examinem o que ela mais prega, e aí terás um verdadeiro raio X de sua ideologia. Com certeza terás a condição verdadeira de identificar o falso profeta, ou de um homem realmente comprometido com Deus.
Há uma advertência muito forte para aqueles que não procedem verdadeiramente como homem de Deus. Pois, a Bíblia enfatiza seriamente que: “Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo".4
Precisamos ser mais explícitos? Não!
Atentemos bem: “Aqueles que usam a palavra do Senhor como negócio, para eles, um dia ocorrerá acerto de contas".5 Assim acontecerá, pois com Deus não se brinca.
Quem se esmera no conhecimento da Bíblia, não ficará órfão do entendimento correto, de como se portar na sua vida espiritual, porquanto: “Todo aquele que escuta a palavra de Deus, e as pratica, assemelhar-se-á ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”. 6
Logo, ao estarmos centrados na Rocha Verdadeira (Jesus Cristo), estaremos imunizados dos falsos ensinamentos e prontos para ter:
UMA VIDA VITORIOSA NO VERDADEIRO CAMINHO DO SENHOR.

_________________

1 Fonte: página 86 do livro Coletânea de Ilustrações, autor: Natanael de Barros Almeida – Editora Vida Nova;
2 Mateus 7.20;
3 Romanos 10.11;
4 Mateus 7.19;
5 Mateus 7.21-23: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que estás nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”;
6 Mateus 7.24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário