Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

2 - IDENTIFICAR OS SINAIS!

"Mas a gente não escuta só as palavras: a gente ouve também os sinais" (Martha Medeiros).

Os americanos nativos usavam sinais de fumaça para se comunicarem. Havia uma grande desvantagem neste tipo de sinal, que era o inimigo também visualizar. Baseado nisso, não havia um único código para as transmissões, e cada tribo definia seu sistema próprio. Naturalmente, o significado da mensagem era predeterminado e conhecido somente pelo remetente e pelo destinatário final do sinal. Dessa forma, o núcleo da comunicação se tornava secreto entre eles.

Alguém pode perguntar: saber desta informação o que influencia no meu cotidiano?
Respondemos prontamente: influencia por demais!
As pessoas, infelizmente, não observam adequadamente os sinais que a vida lhes apresenta. Já no início do tema em exposição, podemos tirar uma grande lição. Nos sinais de fumaça enviados pelos índios, a mensagem era implícita, consubstanciada em um segredo totalmente restrito aos envolvidos.
Às vezes, em nossas vidas, para evitar grandes males futuros, os sinais são enviados secretamente, e só de forma particular teremos acesso a eles. Você está a ponto de entrar em um determinado empreendimento, e a vida começa a mostrar vestígios de que há algo de errado nessa situação. O importante é permanecer atento às circunstâncias que você possa estar passando. Se algo, de alguma forma, acontece repetidamente, temos que tomar um maior cuidado e partir para descortinar o sinal e torná-lo evidente.
Repentinamente, conhecemos uma determinada pessoa, e acontecimentos negativos que não aconteciam antes começam a se suceder. Por acaso, acreditas que os sinais não estão sendo demonstrados? Se pensas assim, estás totalmente enganado. É evidente que os sinais estão aparecendo. E se creres, Deus falará ao teu coração secretamente, sem precisar mostrar a todos o que está escondido nas entrelinhas. O que nos cabe fazer?
Pedir discernimento ao Senhor sobre como nos situar nesta conjuntura e proceder da melhor maneira.
Não concordamos que a primeira impressão é a que vale. Não podemos ser tão rigorosos a esse ponto, pois evidentemente a todos é oferecida uma segunda chance de mudar uma opinião. Entretanto, na maioria das vezes, o que ocorre inicialmente tende a se repetir.
São esses os sinais que tanto discorremos e teimamos em apontar, e, desta forma: "Tome cuidado com aquilo que normalmente se repete e tenha o devido tino para identificar o escondido".
Deus é por demais importante em nossa vida, e Ele se mostra principalmente pela Bíblia; todavia, isso não o impedirá de demonstrar a sua vontade através de outros meios, tais como:
  • Sinais;
  • Circunstâncias;
  • Profecias;
  • Sonhos;
  • Visões;
  • Pensamentos;
  • Deduções lógicas.
A medida que respondemos à luz que recebemos de Deus, Ele acrescentará mais claridade e iluminará ainda mais o caminho. Nossa maior responsabilidade é confiar inteiramente Nele, e não nos apoiando demasiadamente no próprio entendimento. Quando confiamos em Deus, Ele endireitará as nossas veredas (Provérbios 3.5-6), determinando o melhor caminho a ser trilhado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário