Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2021

• QUAL A SABEDORIA QUE PROTEGE?

Muitos buscam conhecimento intelectual para vencerem na vida, e em alguns casos até mesmo sobrepujarem os semelhantes pela inteligência. Todavia, a maior aspiração do homem nessa área deveria ser: Buscar a sabedoria. Não a sabedoria humana, que as vezes é confundida com uma simples astúcia, mas a verdadeira sabedoria que é a divina. A "Real Sabedoria" está mais encravada no lado espiritual, numa conduta mais reflexiva. A sabedoria que aqui defendemos está mais associada ao relacionamento do homem com o seu Criador.
Conhecemos pessoas inteligentíssimas em várias esferas do saber humano, entretanto, não tiveram sabedoria nenhuma em consubstanciar uma vida equilibrada ou até mesmo formar uma família harmônica. Indivíduos, altamente intelectuais, que não tiveram a mínima moderação nas atitudes cotidianas, abdicando da temperança de conduta. Um homem simples, sem conhecimento intelectual algum, terá a sabedoria espiritual, bastando que possua uma fé centrada em Deus, e peça ao SENHOR tal qualidade. E daí, na posse da sabedoria, receberá ajuda divina e terá a compreensão até mesmo daquilo que está oculto aos olhos humanos. Sabedoria esta que compreende: Entendimento, Juízo, Prudência, Equilíbrio e Prosperidade. 
Se queres adquirir sabedoria e a instrução que vem do alto, duas atitudes primordiais lhe serão requeridas:
  • Temer a Deus;
  • Pedir sabedoria ao Senhor, buscando-a incessantemente.
Ninguém é "Sábio" na acepção correta e espiritual do termo, se não tiver temor a Deus. E tal reverência advirá de seguir as recomendações estabelecidas na Bíblia. Este temor não tem nada a ver com medo, mas com o devido respeito a tudo que Deus representa como Senhor e "Artífice Maior" do Universo.
Com a sabedoria edificamos a nossa vida, firmando o entendimento numa base sólida. Uma pessoa sábia é equilibrada e forte, pois consolida o esforço em convicções corretas.
Quem é sábio aceita conselhos, e como consequência, também aconselhará convenientemente, pois percebe a força que um simples conselho possui.
A plena sabedoria nos transfere conselhos valiosos, tais como:
  1. Fugir do mal, pois aquele que caminha ao lado do maligno, um dia cairá numa arapuca, onde não terá mais como sair;
  2. Os pensamentos dos incrédulos ou daqueles que fogem da sabedoria divina, os levarão para o precipício existencial;
  3. Fundamentado na sabedoria teremos forças para suplantar a angústia ou outra contrariedade, pois a nossa confiança estará posta no Altíssimo Deus;
  4. Compreender que sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal (Provérbios 24.16);
  5. O Homem mau não terá galardão👇 espiritual nenhum, assim como nada de bom deixará como legado, já que não existe claridade nele, pois a impiedade apaga um "brilho" que poderia existir se não fosse o pecado.
Aqui não cabem todos os conselhos que o bom uso da sabedoria oferece. 
A sabedoria impulsiona a falarmos no momento oportuno, para que sejam evitadas palavras inadequadas que possam nos comprometer, já que a palavra dita a seu tempo é comparada no Livro de Provérbios 25.11 as "Maçãs de ouro em bandejas valiosas." Tal comparação denota a importância de proferir palavras oportunas e carregadas de sabedoria.
A sabedoria ajuda a controlar o espírito do homem, pois o estimula a pensar nas consequências de seus atos. O indivíduo descontrolado e afastado da prudência, poderá cometer desatinos que o prejudicará em muito.
É correto afirmar que devemos procurar a excelência do conhecimento, entretanto, precisamos buscar a sabedoria com mais intensidade, principalmente a divina, porque como bem articulou Sandra Carey: "Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida."  
Desta forma, buscar a sabedoria deve ser o nosso intuito, pois estaremos mais perto de Deus e no caminho apropriado que nos levará a um bom fim.  

_____________ 

👉Recompensa, prêmio, gratificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário