Pesquisar este blog

domingo, 31 de janeiro de 2021

CUIDADO COM O ELOGIO FORA DE HORA!


Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedação de queijo no bico, quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore e olhando para cima, disse:
- Que pássaro magnifico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade, e para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro: Cróóó!
O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro, dizendo:
- Olhe, senhor Corvo, estou vendo que voz que tens, o que não tem é inteligência!
Moral da história: Cuidado com quem muito elogia!👇
A Bíblia sabiamente indica que há tempo para tudo (Eclesiastes 3.1), e também em relação ao ELOGIO, isto não seria diferente. Tenho muito cuidado quando recebo elogios inconsequentes e fora de propósito. Melhor explicando: É aquele enaltecimento ilógico, e que não passa no teste maior da sinceridade.
Como já preceituado: Para tudo existe a hora. Você está todo desarrumado e a pessoa te diz que estás muito elegante, charmoso e na moda. Quer enganar a quem?
Exponho aqui uma advertência relevante sobre o elogio contraditório, e que pode ocorrer entre os solteiros e aqueles que estão livres na área sentimental, e que é o seguinte:
- Você está flertando👇👇 com alguém, e essa criatura não reage aos teus encantos como gostarias, te deixando sempre na "reserva" do relacionamento, ou seja, nem te recusa, mas também não te assume, esperando, certamente que um "titular" mais interessante possa surgir. De tal forma, que quando você cobra algo mais sério, ao invés de te descartar com educação e verdade, a pessoa sempre te diz que és especial ou que és uma boa pessoa. Compreendo que tais respostas, parece mais um "Prêmio de Consolação", vindo de alguém que não te quer de verdade, pois como muitos dizem: "Quem quer, quer; Quem não quer, enrola ou faz onda."
Quanto trato do elogio dissimulado e fora de hora, ou ainda, quando uma pessoa que não conheço bem, começa um diálogo logo me elogiando, me vem sempre à lembrança a conversa de Jesus Cristo com o jovem rico,👇👇👇 quando este ao aproximar-se de Jesus, disse-lhe: Bom mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? No que Jesus respondeu instantaneamente: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Bem, o resto da conversa não foi muito bom para o jovem rico, tendo ele se retirado triste. No início daquele encontro, ele foi logo chamando Cristo de bom, tentando manipular a conversa, ao mesmo tempo que queria lisonjear o Mestre. Só que o rapaz escolheu a pessoa errada, pois é impossível enganar Jesus, e o Senhor conhecendo suas verdadeiras intenções, ao ser chamado de bom, tratou logo de desmanchar seus intentos. Geralmente, aquele que manipula, utiliza o elogio de forma astuciosa e dissimulada, sendo uma das suas maiores armas. Quem realmente gosta, prova com atitudes, e não tão somente com palavras "fantasiosas" que se perdem como folhas ao vento.
Não descarto o elogio como complemento de qualquer relação, seja ela amorosa ou não, pois enaltecer alguém é bom e agradável. O importante é não desvirtuar tal amabilidade, já que deve ser efetuado no momento oportuno e com autenticidade.   
Por outro lado, não se deve pedir elogios, tipo: Você nunca diz que estou bonito, ou não reconhece o que faço, ou mesmo, nunca fala que estou elegante, etc. Tais elogios devem acontecer naturalmente, sem maiores cobranças. "O querer bem verdadeiramente" é livre e espontâneo, sendo destituído de peripécias enganosas.
Reitero com ênfase, que como qualquer pessoa normal, gosto de elogios, e os recebo alegremente, especialmente quando é genuíno e complementa a seriedade de um sentimento, já explícito aos meus olhos, uma vez que o elogio verídico torna legítimo o que não precisa ser escondido. Em outras palavras, para coroar o aqui exposto: 
AQUELE QUE GOSTA VERDADEIRAMENTE, SUAS ATITUDES IRÃO DEMONSTRAR!

________________

👉 Fábula de Esopo (O Corvo e a Raposa);
👉👉 Cortejando, paquerando;
👉👉👉 Mateus 19.16-22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário