Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

E DEPOIS DA PANDEMIA?

"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo." (Isaias 43.18,19 - Versão NVI)

      Realmente, a pandemia COVID 19, tornou-se um momento muito angustiante no Planeta Terra. Em minha biografia, até o presente momento, é a maior comoção global que vivenciei. Não apenas por mim, mas também por preocupações com familiares e amigos mais próximos. Um indivíduo normal, equilibrado e altruísta, não tem como fixar-se somente em si, pois o apreço por aqueles que o cercam, levará a um interesse contemplativo de suas existências.
Durante o período da pandemia muitos pereceram. Não tão somente pela COVID 19, mas também por outros fatores atrelados a situação, tais como sérios problemas psicológicos, suicídios, doenças cardíacas, e diferentes fatalidades, que em alguns casos, decorreram como consequência do momento tão aflitivo. 
Alguns amigos, que muito embora sadios emocionalmente e até mesmo espiritualmente, recorreram a remédios psicotrópicos1 para conseguirem dormir. Questões financeiras preocupantes afloraram, especialmente para aqueles que não puderam trabalhar, ou que perderam seus empregos, chegando alguns até a fecharem seus estabelecimentos comerciais.
Após o derramamento de linhas tão desanimadoras, nos atrevemos a questionar: O que será depois da pandemia?
Bem, não querendo me ater somente ao lado espiritual, o qual será oportunizado no final, ouso listar algumas sugestões a serem seguidas:

1. OLHAR PARA FRENTE:
Qualquer situação complicada que porventura passemos, uma atitude nos será imperiosa: "Olhar para frente."
Ficar remoendo o passado de nada adiantará, pois certas coisas, infelizmente, não se têm mais jeito.
Visualizar um horizonte melhor é mais do que imprescindível. Devemos pedir forças a Deus, para que possamos continuar a caminhada e fazer um futuro melhor e de conquistas.

2.APRENDER COM O SOFRIMENTO:
É incrível como aprendemos nas aflições. A pedagogia é dura, mas é bastante prática. Ao passarmos por certas experiências, amadurecemos em muito.
Aquilo que poderia destruir e não nos aniquilou, serve como reforço emocional, para que possamos enfrentar transtornos futuros de uma maneira mais experimentada.
Alguém já pronunciou que aquilo que não nos destrói, nos torna mais forte, e tal enunciado não é somente uma "frase impactante e positiva", mas uma verdade que não devemos afastar de nosso cotidiano.

3. DAR MAIS VALOR A ESSÊNCIA E A SIMPLICIDADE DO COTIDIANO:
Quantas vezes achamos supérflua uma simples conversa com o filho, ou aquelas brincadeiras do dia-a-dia. O certo é que só damos valor a certas coisas quando perdemos. Um alegre passeio ao ar livre só será lembrado, quando somos impedidos de fazer, face a alguma impossibilidade.
A essência familiar está bem atrelada a uma convivência fraternal e costumeira, e muitas vezes isto não é aproveitado, devido a determinadas circunstâncias, sejam por falta de tempo, trabalhos estafantes e situações inevitáveis.
Certos momentos que vivemos, como até mesmo uma reclusão temporária, seja por doença, grave epidemia ou outros fatores, demonstram quanto os momentos de intimidade podem ser altamente prazerosos. Desta forma, não esqueçamos mais da simplicidade do cotidiano. 

4. EMPREENDA E FAÇA ALGO DIFERENTE:
Como já explanado na introdução, muitos perderam seus empregos e outros fecharam suas empresas, durante a pandemia Covid 19. Realmente é de se lamentar!!! Por outro lado, algumas pessoas, entre as quais uma conhecida minha, abriram novos empreendimentos. Essa amiga em especial, empreendeu em sua residência, uma firma especializada em comida "delivery",2 e logrou tanto êxito que necessitou colocar um outro ponto, desta vez comercial, e abriu um restaurante para melhor atender a sua clientela.
Muitos podem perguntar: É fácil recomeçar do zero?
Evidente que não, já que a vida é difícil mesmo. Contudo, nada é impossível para quem quer crescer. Fazer diferente, criar e elaborar novas perspectivas é mais do que requerido para aquele que perdeu algo relevante, face as vicissitudes existenciais. Quem está desempregado ou sem perspectiva nenhuma no campo financeiro, medite, reflita e descubra o seu talento, usando o conhecimento que possua em determinada área. Assim, mãos à obra, pois as oportunidades estão aí para serem aproveitadas. 

      Reiteramos que houveram prejuízos profundos na pandemia. Perdas que não se restringiram somente ao material, mas principalmente com vários óbitos, onde muitos perderam os seus mais valiosos tesouros. Recordo de um livro que li na minha juventude, cujo título é "A Ilha do Tesouro" (Treasure Island), que é um dos clássicos da literatura infanto-juvenil, escrito por Robert Louis Stevenson em 1883, sendo uma obra sobre piratas e tesouros enterrados. Ainda hoje, quando pensamos em tesouro, logo vem a mente, um monte de joias, riquezas materiais ou ainda recursos financeiros públicos. Antigamente, quando um tesouro era encontrado, levava aquele que o achou, a um enriquecimento vertiginoso, onde estaria na presença dos poderosos, mudando a sua existência rapidamente, pelo menos, sob o ponto de vista material.
         Fazendo uma analogia com uma obra importante da ficção literária, e adentrando no que é mais específico, o importante é não esquecermos que DEUS é o nosso maior TESOURO, e mesmo que percamos tudo, Ele estará ao nosso lado, nos ofertando forças suficientes para que possamos recomeçar. Ao estabelecermos uma espiritualidade apropriada, tendo Jesus como guia maior, consequentemente obteremos um tesouro que jamais perderemos. Apesar das incertezas é necessário confiar no SENHOR, porque ele não desampara o verdadeiro servo. Tempos difíceis sempre existiram e não deixarão de ocorrer! Não temos como esconder tal constatação, mas não esqueçam desta promessa maravilhosa e grandiosa contida na Bíblia: "Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos quem têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas" (Salmos 34.17-19).
         Não adianta pensar diferente, pois quer creiamos ou não, só venceremos as tribulações se tivermos o Senhor como o maior tesouro. Por mais que fracassemos, se Deus nos restar, teremos como reconstruir, ao passo que se Ele nos faltar, até podemos construir, entretanto qualquer forte vendaval derrubará. 
 
_____________

1 Medicamentos ou substâncias medicamentosas que atuam diretamente no sistema nervoso central, funcionando como sedativos, calmantes, antidepressivos, entre outros.
2 Delivery é uma palavra em inglês que significa entrega, distribuição ou remessa. Atualmente a palavra delivery é muito usada no âmbito de restaurantes, que entregam comida na casa ou no trabalho das pessoas, para que elas não tenham que cozinhar nem se deslocar até os restaurantes. Também existe delivery de frutas, compras em geral, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário