Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de abril de 2019

QUEM MERECE IMITAÇÃO?


"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo." (Confúcio)


A mídia cotidianamente mostra alguns famosos, evidenciando suas índoles malignas. Pessoas que não merecem aplausos, quanto mais serem conhecidas e imitadas nos seus maus comportamentos. 
Desconhecidos que do dia para a noite ficaram populares, face certas "habilidades" artísticas ou não, e que nem sempre são corretas a luz da Palavra de Deus.
Torna-se imperativo afirmar que indivíduos descomprometidos com a honestidade, espiritualidade equilibrada e bondade, praticam boas obras, mas nem por isso merecem louvores. Alguns traficantes de drogas até ajudam certas comunidades, contudo, imitá-los é totalmente inadmissível. 
Outros que fazem ou fizeram trabalhos solidários, todavia encerram no mais íntimo de suas personalidades falhas imperdoáveis, e muitos quando morrem são endeusados como se fossem as pessoas mais importantes do mundo.
Lógico, que alguns merecem as devidas homenagens por algumas missões que aqui praticaram, todavia, repetimos: "Não podemos dissociar o comportamento pessoal da missão." Desta forma, é imperioso tomarmos o devido cuidado ao enaltecermos certas pessoas.
Recentemente contemplei uma entrevista, onde certa "celebridade" afirmou que era a favor do ROUBO. Sim, isso mesmo! Eu só acreditei, pois vi o vídeo por duas vezes. Outra, foi um áudio, onde escutei uma "cantora" que simplesmente entoava: "Tô usando crack" [Sic]. Lamentável, todavia, isto está acontecendo em nossa sociedade, e o pior é que pessoas ditas "esclarecidas", concordam com tais posições.
Verificamos pessoas com vidas destruídas, sobre todos os prismas possíveis; e ainda serem idolatradas de forma doentia. Humanos que de maneira nenhuma merecem admiração, já que estão presos em vícios perniciosos, e que não possuem a menor condição de gerirem sua própria vida, quanto mais, serem imitadas ou cultuadas.
Deus observa o HOMEM de outra forma, mirando mais um comportamento adequado a uma vida cristã, e assim, aqueles que vão na contramão deste mundo, devem procurar a boa imitação, santificando suas vidas. 
Ainda bem e louvável que algumas pessoas corretas viveram neste mundo, e são por demais especiais, merecendo todo o nosso crédito e admiração pelo que foram, e com exemplos de vida altamente dignificantes, tais como: Hellen Keller, Zilda Arns, Anne Frank, Marie Curie, Ariano Suassuna, Margaret Thatcher, Rainha Vitória, Irmã Dulce, John Wesley, Abraham Lincoln, Martinho Lutero, Apóstolo Paulo, Billy Graham, Sir Winston Churchill, Nelson Mandela, Albert Einstein, Benjamin Franklin, Santo Agostinho, Alexander Fleming, Charles Spurgeon, meu pai Geraldo Medeiros de Araújo, entre outros. 
A Bíblia também indica alguns homens que este mundo não era digno deles (Hebreus 11.38), pois, realmente impactaram positivamente o planeta Terra. São estes que merecem total respeito, e não certas pessoas, cujas vidas foram ou são exemplos de desajustes comportamentais.
Por último, não devemos esquecer, que o nosso maior exemplo de um SER totalmente dignificante, continua sendo: JESUS CRISTO; já que Ele não experimentou na prática o significado da palavra erro. A sua existência foi só de bons conselhos e virtudes, tendo realizado o maior plano de redenção que Deus concebeu ao homem: "A nossa salvação, baseada na sua expiação[1] por morte na Cruz." Este sim, o "Nosso Senhor" deve ser sempre o maior exemplo a ser imitado.

______________

[1] Pena, castigo.

2 comentários: