Pesquisar este blog

domingo, 8 de abril de 2018

DEUS É JUSTIÇA



Deus não paga no fim de cada dia, mas no final, ele paga”. (Santa Ana da Áustria, religiosa do século XVI)


As qualidades de Deus são extensas, extraordinárias e reluzentes. Entre tais virtudes, uma é bastante peculiar e única, já que neste mundo ninguém tem ou terá a mínima condição de imitar com perfectibilidade, que é a JUSTIÇA DIVINA.
A frase especial de Santa Ana da Áustria, na introdução do texto, define muito bem a Justiça na ótica divina. Analogicamente, podemos entender que esta justiça é como um leão adormecido que um dia acordará e rugirá sobre todos que teimam ou teimaram em desobedecer aos preceitos do Senhor.
Será que pessoas como Nero, Hitler, Herodes o grande e demais pecadores sem arrependimento, já não se depararam com a justiça do Senhor?
A resposta é óbvia, pois Deus trará a julgamento de tudo o que foi feito, inclusive aquilo que esteja escondido, seja bom ou mau (Eclesiastes 12.14). 
A justiça deste mundo pode não ser irrepreensível, contudo, chegará o tempo em que o Altíssimo julgará a todos, e ninguém ficará imune a uma sentença perfeita, resultando em eterna felicidade ou perdição eterna. 
O justo juiz, como também é chamado Deus, age de maneira equilibrada e sublime. 
Deus é amor, e isto está mais do que comprovado por suas ações, mas Ele é completamente justo. E essa medida de justiça um dia virá à tona com grande intensidade.
Na sua justiça não há desvio de fins, e Ele agirá de forma magnânima, principalmente para os arrependidos, porém, muito forte para os pecadores obstinados.
Deus tem uma tendência natural para o amor, e até mesmo a sua justiça só é efetivada intensamente e dissociada da graça, quando o indivíduo possui uma mente enraizada no pecado e não procura o perdão divino.
Davi, o rei de Israel, entendeu muito bem o critério do julgamento divino, quando após pecar contra a lei divina, preferiu ser julgado por Deus, ao invés de cair nas mãos dos homens, pois ele observou que eram muitas as misericórdias divinas (1 Crônicas 21).
Deus visualiza o homem internamente, não privilegiando o exterior. Ele sonda o coração e vê o que ninguém consegue observar. Portanto, falar da justiça de Deus é compreender o seu critério de amor à humanidade, onde este senso amoroso é aplicado de forma única, inimitável e profunda.
Nunca esqueçamos que Deus é amor, mas da mesma forma, devemos lembrar que Ele também é justo. Pois, se não agisse assim, muitos que praticaram a maldade nas mais variadas formas, ficariam impunes e a injustiça seria privilegiada.
Tenhamos assim, a sensibilidade de perceber a justiça divina como perfeita, e com alegria reconhecermos que adequadamente estaremos nos braços de um DEUS que possui as mãos justas. 

Um comentário:

  1. Verdade, Deus é amor sim, mas é justo creio que muitos se esquecem disso, por isso fazem tudo que desagrada a Deus, esquecendo que um dia hão de prestar contas, eu quero viver eternamente a adorar a DEUS!

    ResponderExcluir