Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

RELACIONAMENTOS



“Numa relação interpessoal, qualquer que seja o tipo, o resultado será POSITIVO quando vem a gerar: Afetividade e Admiração e NEGATIVO no momento que vem a existir: Resistência e Agressividade” (Medeiros Jr).


Relacionamento correto denota companheirismo, amizade, afinidade e doação, e ao não existir nenhuma dessas características, a relação estará fadada ao fracasso.
Possuímos sempre a impressão que em qualquer ligação afetiva, o importante será as circunstâncias mais fortes ocorridas, entretanto, a manutenção do relacionamento é um procedimento vinculado aos pequenos acontecimentos.
Se num determinado relacionamento o passivo é bem maior do que o ativo, tens que verificar o que está ocorrendo de pernicioso, para que possas daí pra frente ter um envolvimento muito mais satisfatório. 
Evidente, que você para receber algo na relação, também deverá se mostrar solícito na doação. Porém, quando só uma pessoa se doa, sem auferir nada em troca, aí o egoísmo, já estará mais do que implantado. O sentimento egoísta não tem espaço para um relacionamento venturoso.
Três características são por demais importantes no relacionamento:

1. Ampla troca de ideias;
2. Conversas que denotem respeito; 
3.Aceitação da opinião alheia, mesmo que haja discordância.

No relacionamento é altamente imperioso refletir de forma séria quem está na tua companhia, e se esta pessoa merece permanecer ao teu lado. 
Jesus enfatizou na Bíblia que a boca fala daquilo que o coração está cheio (Mateus 12.34b), já que a linguagem oral reflete muito bem o íntimo, externando o desconhecido, e colocando para fora o que estava no interior. A língua nos coloca pelo avesso, mostrando a profundidade do caráter e escancarando os segredos do coração. Veja o que a outra pessoa conversa regularmente, e daí poderás chegar a uma conclusão do que ela realmente pensa. E com esta investigação silenciosa, você verá se ela merece a tua companhia, podendo participar ou não de tua convivência.
Também, é importante lembrar que devemos nos relacionar com quem nos faz bem, e não faça do relacionamento uma ampla exigência de favores.
Por último, vamos nos ligar na sabedoria prática e entender definitivamente que: "Aquele que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído" (Provérbios 13.20).  

2 comentários:

  1. Concordo plenamente.Na amplitude do tema abordado amei a enfatizaçao do ouvir o outro e perceber o q a pessoa pensa de vc é fantástico.
    Parabéns!

    ResponderExcluir