Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

VOCÊ PERCEBE OS SINAIS QUE A VIDA MANDA?

Não se perder em um emaranhado de vários sinais recebidos, ao longo de toda uma existência, será por demais necessário. Quando pensamos sobre esses sinais, logo nos vem à mente as placas de sinalização das estradas. Existe tal orientação para a indicação dos caminhos a serem seguidos ou, ainda, para situações de precaução a serem tomadas. Fingir que não vemos essas placas indicativas de nada adiantará quando não obedecemos às suas diretrizes. E, dessa forma, a penalidade advirá da desobediência praticada. Assim é a nossa vida, pois ela sempre sinaliza quando estamos no caminho do erro. O ser humano, na ânsia de fazer o que quer, às vezes não percebe o que é errado.

Observamos algumas definições da palavra "sinal", mas nenhuma, a nosso ver, foi superior à seguinte conceituação: "Qualquer manifestação que permite conhecer, reconhecer ou prever alguma coisa".
Os sinais que a vida nos mostra geralmente enfatizam o reconhecimento de algo que é importante e jamais deve ser colocado de lado.
Deus coloca placas de sinalização ao longo da estrada da existência. O segredo de uma viagem é obedecer a esses sinais. Reiteramos que ignorá-los é fazer uma jornada rumo ao desastre. As luzes vermelhas do mal acendem-se em nosso caminho e alertam-nos sobre o perigo de continuar a viajar por uma pista escorregadia.
Cuidados de nossa parte devem ser tomados no que tange à interpretação dos sinais evidenciados. Para tanto, alguns requisitos básicos são importantes, que passamos a enumerar:

1. ROGAR A SABEDORIA DIVINA PARA TER O REAL DISCERNIMENTO: Sabedoria é observar a vida como Deus a visualiza. É discernir os aspectos intrincados da existência como Deus os discerne. Sabedoria é ter a capacidade de separar o joio do trigo, o valioso do insignificante e o verdadeiro do falso. No lastro dessas informações, devemos discernir a respeito dos sinais lançados sobre a nossa vida. Muitas coisas são notadas a olho nu; entretanto, certos acontecimentos não são fáceis de se prever. Se faz necessário pedir ao Senhor o devido discernimento e receber Dele a plena sabedoria.* Assim, você terá a condição de observar os sinais visíveis e, sobretudo, o que está escondido nas entrelinhas. 

2. HISTÓRICO EXISTENCIAL:

Existe um ditado bem interessante que preceitua o seguinte: “A primeira impressão é a que fica.” A constatação é rígida; contudo, na maioria das vezes, o que acontece pela primeira vez tende geralmente a se repetir. E isto observa-se nos relacionamentos, negócios, comportamentos e nas mais variadas atividades humanas. Os exemplos devem ser mostrados para que uma pedagogia existencial possa ser melhor compreendida. E, desta forma, exemplificamos uma determinada situação: você conhece uma pessoa com a qual pretende relacionar-se. É importantíssimo observar o que ela demonstra nos primeiros encontros. E, se regiamente forem demonstrados defeitos graves, a tendência é a repetição das fraquezas ao longo da relação.
Uma coisa também não pode ser esquecida: não podemos chegar ao extremo de pensar que nenhuma atitude errada pode ser definitivamente erradicada de uma pessoa. O debate não é este, já que acreditamos no Deus de transformação; porém, isso requererá tempo e o interesse próprio de mudança. E, como estamos discorrendo sobre a regularidade no contexto comportamental, os defeitos de uma pessoa serão repetidos e os sinais bem evidenciados.  
 
3. BONS CONSELHOS SÃO NECESSÁRIOS:
A repreensão franca coloca placas de sinalização ao longo do caminho, e o amor encoberto não avisa sobre os perigos da jornada. Procure conselheiros sábios e equilibrados espiritualmente para que possam interpretar adequadamente os sinais mostrados. Não se deixe enganar: "Se um cego tentar guiar outro cego, ambos cairão no abismo." Algo que acontece na sua vida habitualmente poderá ser um sinal divino, prevenindo-o de um mal iminente. Pedir conselhos aos mais sensatos não tira pedaço de ninguém.
Ao contrário, pode até salvar de sérios apuros. O importante é saber escolher bem este conselheiro, e aí o sinal será melhor interpretado. 
 
4. OBEDECER AOS PAIS:
"Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe" (Provérbios 1.8). A obediência aos pais é um seguro caminho para a bem-aventurança. A grande maioria dos pais já visualizou vários sinais em suas existências. Portanto, filhos, não insistam no caminho errado quando os pais apontam a via correta. Se estiverem na direção inadequada, atendam os mais experientes e retornem ao trajeto seguro. Obedecer aos pais fará com que a experiência deles ajude os filhos no caminho prudente e verdadeiro.

5. OBSERVAR O QUE NÃO FOI DITO OU EFETUADO:

Somos imperfeitos e iremos errar em algumas situações, com algumas decisões equivocadas. Entretanto, na maioria das vezes, sinais serão evidenciados sobre aquilo que pode nos acontecer.
Podemos exemplificar uma determinada circunstância: alguém namora uma pessoa que não lhe dá a mínima atenção. O que terá de acontecer para que esse procedimento seja entendido? "Não receber uma mensagem já é uma mensagem." Esta frase indicativa responde à pergunta. A resposta do que a pessoa precisa já pode estar subentendida no comportamento. A placa de sinalização pode nem estar visível, mas isso não te eximirá de usar a sabedoria divina. Se te faltar a luz na escuridão, peça a Deus para clarear este momento, oferecendo-te o verdadeiro saber.**
 
6. AGIR COM PRUDÊNCIA:
"O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena" (Provérbios 22:3). Ter cuidado nunca é demais quando observamos os caminhos desta vida. Ter prudência é evitar o percurso escorregadio do erro e colocar os pés na estrada da virtude, observando os sinais e afastando-se do mal. Quando agimos imprudentemente, sofremos a pena pelo erro.
Desta forma, não adianta quebrar a placa de sinalização ou culpar outras pessoas, justificando o passo mal dado. Ao agirmos com a necessária precaução, evitaremos problemas e atrairemos a bonança para o nosso lado. 
 
7. OBSERVAR A PALAVRA DE DEUS:
"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho" (Salmo 119:105). A verdade de Deus jamais caduca e não ficará antiquada. Este ponto de referência não pode ser mudado. Os princípios de Deus que nos foram mostrados são eternos. Quando observamos a Bíblia como o nosso manual, inúmeros sinais serão indicados a todos que creem no Senhor. Ao manusearmos a palavra santa com a devida devoção, Deus tratará de recomendar o que é melhor para a nossa vida. 
 
Certa vez, numa sala de espera do Escritório de Advocacia de um amigo, conheci uma cliente que esperava ser atendida por ele. Começamos a conversar, e notei a aflição da mulher. Ela afirmou que pretendia se divorciar do marido. E o principal motivo era o fato de seu companheiro a destratar de forma habitual. Num impulso, perguntei se, quando ela namorava com ele, também acontecia o mesmo. Ao que ela respondeu: "Nunca fui bem tratada". Ao receber a resposta, pude concluir silenciosamente: "Ela recebia sinais, porém não os interpretava".
Para a maioria dos acontecimentos deste mundo, as causas se evidenciam. O ser humano, na sua cegueira emocional, é que não consegue ver o óbvio. E, após cometer seus erros, passa a culpar Deus ou outras pessoas.
De nada adiantará adiar o momento da mudança de estrada. Os sinais não são para serem ignorados, pois sempre aparecerão. É necessário utilizarmos a visão santa recebida do alto, conjugada com a sabedoria vivencial, para sermos os mais beneficiados desta união.
Repetimos enfaticamente que não estamos isentos de erros. Contudo, é necessário reduzir o número de desacertos para que nossa existência se torne mais tranquila.
Observar a placa de sinalização em nossa caminhada, aliada à proteção divina, trará uma junção vitoriosa sobre as dificuldades: PREVENÇÃO e FÉ EM DEUS!
 

_____________

*  Provérbios 2.6: “Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento”.

**  Tiago 1.5: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.





sexta-feira, 21 de outubro de 2016

DEUS MUDA A NOSSA VIDA PARA MELHOR


"Deus nos ama como somos, mas nos ama demais para nos deixar do mesmo jeito" (Leighton Ford)

Se você identifica que algo não está adequado na sua vida, peça ao arquiteto do universo para que haja a devida transformação. Com isso, terás uma existência mais tranquila e plena satisfação. Na maioria das vezes, nem mesmo temos conhecimento do que está errado conosco. Entretanto, Deus, que tudo sonda, conhece o que deve ser realizado para que haja a mudança tão necessária. Com o devido curativo divino, você se tornará uma pessoa com novos pensamentos e dotada de uma tranquilidade espiritual advinda do alto. Assim, os bons efeitos dessa esplêndida metamorfose virão sobre sua vida, bem como sobre aqueles que te cercam. Todos notarão uma mudança perceptível no seu semblante, pois, realmente, a felicidade possui efeito contagiante. Não incluir Deus em nossos planos é a principal causa dos sonhos fracassados. É o mesmo que desejar que a planta floresça sem luz.

Ninguém muda ninguém. É uma frase bem antiga e que ainda não perdeu a sua abrangência, pois só Deus tem o poder regenerador da alma humana.
Para tanto, se queres realmente passar por uma verdadeira transformação em tua existência, três atitudes de imediato deverás tomar:
  • ARREPENDIMENTOA mudança espiritual começa com o verdadeiro arrependimento da alma. E isso deve ser centralizado em Jesus Cristo, pois só Ele é o liame entre o homem e Deus. O primeiro passo será este. Daí, tudo se fará novo* e, com o Senhor ao nosso lado, teremos um suporte fortíssimo do que tanto necessitamos para viver bem.
  • REJEIÇÃO DE TODA E QUALQUER ACUSAÇÃO MALIGNAVocê deve rejeitar tudo aquilo que te ligue a um passado complicado. Não permanecer atento "às vozes" interiores, que tentam nos lembrar daquilo que queremos esquecer, é o mais correto a se fazer.** Você está ao lado do Senhor agora, e isso é o que realmente importa.
  • RESTAURAÇÃO DA ALMAA restauração da alma dar-se-á, necessariamente, pela entrega total de nossa existência aos cuidados de Deus. Na Bíblia, o Salmo 40:1-3,*** de composição belíssima, demonstra inequivocamente que só em Deus teremos restabelecimento total. Só o Senhor firmará os nossos passos em direção ao caminho correto, trazendo renovo espiritual.

Deus nos ama independentemente do nosso comportamento, mas Ele deseja sempre o nosso melhor. Quando for necessária uma mudança espiritual, não devemos nem pensar duas vezes em tomarmos essa providência. O Senhor acolherá o homem que suspira por uma nova oportunidade. Caberá, tão somente, dar o primeiro passo, e todo o itinerário subsequente será controlado por Aquele que possui o maior: PODER TRANSFORMADOR DE VIDAS! 

_________________

*Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo! (2 Coríntios 5.17).

**Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. (Isaías 43.18-19).  

***Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. (Salmo 40,1-3).

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

COMO IDENTIFICAR UMA PESSOA SÁBIA?

"Uma pessoa esclarecida resolve um problema. Uma pessoa sábia o evita" (Albert Einstein).

  
 
No humanismo secular, somos naturalmente impulsionados a identificar uma pessoa sábia quando ela é dotada de conhecimento intelectual e possui doutorado nas mais diversas especialidades acadêmicas. Nesta ótica, o indivíduo será reconhecidamente uma pessoa culta. Já em relação à sabedoria real e espiritual, também não existe uma grande dificuldade para se definir. A Bíblia, especialmente no livro de Provérbios, em seus 31 capítulos, oferece uma boa noção para quem quer esmiuçar o assunto.
A palavra de Deus, em suas páginas, reconhece o verdadeiro sábio. Na Bíblia, é sobejamente apontado que, quando se passa da teoria (conhecimento da sabedoria) para a prática (demonstração da sabedoria), ocorre essa identificação.
Entendemos que algumas peculiaridades são por demais importantes para a identificação de um autêntico sábio; senão, vejamos:

1. ELE TEME A DEUS:

É uma indicação "sine qua non"* possuir o temor de Deus (Provérbios 1.7) para se adquirir o status de uma pessoa espiritualmente sábia. Todas as consequências da sabedoria decorrerão estrategicamente desta situação. Ou seja, o reconhecimento humano, de forma humilde, como sendo o Senhor Deus verdadeiro autor e consumador da sabedoria.

2. ELE OUVE MAIS DO QUE FALA:

Na Primeira Guerra Mundial, em 1914, o conselho dado em verso aos soldados era este:

Velha coruja sabida

No alto carvalho morava.

Quanto mais a sonsa via,

Menos a sonsa falava.

Não falando mesmo nada,

Tudo podia escutar.

Soldado, imita a coruja;

Ver, ouvir e não falar!

Um conselho bem-humorado, porém impactante. Revela a realidade de uma pessoa que ouve mais e fala pouco. Alguns podem entender esta fixação pelo silêncio como algo chato ou desconexo. As experiências da vida mostram-nos que nunca foi bom falar demais. Nada dizer é maçante; contudo, falar em demasia não leva a uma boa consequência. Muitos se prejudicaram por conversar demais, externando palavras que deveriam ficar no seu íntimo ou revelando para poucos. Assim, procure falar na hora correta, especialmente quando isso influencia positivamente. 

3. ELE É PRUDENTE:

A pessoa dotada de prudência age com moderação e caracteriza-se pela ponderação e sensatez. Esta pessoa pensa bem antes de agir. O prudente busca refúgio no seu sagrado silêncio e se mostra a poucos e cordatos. Para agir com prudência, é preciso não intrometer-se nos assuntos alheios, mas impedir que os outros se intrometam nos seus. Ser prudente é altamente necessário neste mundo tão complicado, onde nem sempre identificamos aquilo que está à nossa frente. A prudência é bem útil, pois nos livrará de perigos desnecessários.

4. DESVIA-SE DE CONFUSÃO:

Devemos fugir de contendas, por menor que sejam. Se o provocarem deliberadamente, entregue este problema ao Deus Tsidekenu** e deixe o Senhor resolver esta pendência; tudo terá um bom fim, principalmente para você. Já na confusão alheia, a fuga será mais do que necessária. A Bíblia sabiamente preceitua: "Como alguém pega pelas orelhas um cão qualquer, assim é quem se mete em discussão alheia" (Provérbios 26:17). Tente pegar um cachorro pelas orelhas e verás o resultado. Dessa forma, é a situação de quem se mete em briga alheia. Não se intrometa em algo que não te diz respeito.

5. ELE É HUMILDE:

Nunca conhecemos um sábio na acepção da palavra que fosse arrogante, pois é de sua essência fugir da altivez. Ele admite que sempre precisará aprender. Do nascimento até a morte, a vida é um aprendizado crescente. Sempre que visualizamos um presunçoso, torna-se visível a falta de sabedoria. O humilde sabe que o esforço é necessário para conseguir a sapiência verdadeira, bem como reconhece a sua dependência de Deus para fazer jus a esta conquista. O sábio considera que jamais deve se afastar da humildade, sob pena de perder o equilíbrio e o foco necessários para a realização dos seus planos.

6. ELE BUSCA A DIREÇÃO DIVINA:

Os grandes homens deste mundo reconheceram a importância de buscar a direção de Deus. Uma dessas pessoas foi George Washington Carver, que em certa ocasião declarou: "Ninguém precisa estar sem direção no meio das perplexidades dessa vida. Não nos é dito claramente: Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" (Provérbios 3.6). Somos pequenos em relação à grandeza da visão divina. Pensamos que sabemos tudo, quando não temos conhecimento nem do que vai acontecer dentro de 10 minutos. A busca pela orientação divina é um anseio recorrente do sábio, pois ele percebe que poderá perder-se na falta de uma bússola celestial para lhe direcionar.

7. ELE É UM BOM CONSELHEIRO:

Muitas bobagens seriam evitadas se apenas ouvíssemos conselhos inteligentes. O sábio, dependente da Bíblia, já tem esse conceito firmado em seu ser. Ele é uma pessoa abalizada em vários aspectos da vida. E, na posse dessa experiência, pode aconselhar a todos que se aproximam.
A credibilidade é o resultado de uma vida coerente, e isso manifesta-se no exemplo de uma existência equilibrada. Muitos notam que nas palavras do sábio estão contidas sabedoria e habilidade. Com esses atributos e a devida precaução, ele impossibilitará a si mesmo de se conduzir equivocadamente ou de induzir o semelhante ao erro.

8. ELE TEM DISCERNIMENTO:   

O sábio detecta os falsos e os incompletos. Ele é uma pessoa reflexiva e não se deixa enganar facilmente. A natureza humana deve ser estudada com tanto cuidado quanto a produção de um livro. É correto afirmar que o discernimento é necessário nas questões dissimuladas desta vida. Só os atentos compreendem a utilidade deste dom, já que, infelizmente, alguns habitantes deste mundo são enganadores. E estes sorrateiramente usarão de malícia contra os mais ingênuos. Assim, será de muita utilidade recebermos de Deus a dádiva do discernimento. Com este senso de orientação, nos livraremos dos perigos ocultos.

9. ELE ESCOLHE BEM OS AMIGOS:

Alguns dos problemas que teremos sofrerão influências de nossas companhias. O sábio reconhece o quanto é importante escolher acertadamente aqueles com quem privaremos de nossa intimidade. Ele possui a noção de que uma amizade perniciosa pode colocar todo o seu caminho a perder. Um bom relacionamento terá a força de influenciar positivamente. Dessa forma, é sempre cabível pedirmos ajuda a Deus na escolha dos amigos. O sábio admite que, além das boas amizades, não deve esquecer de Jesus Cristo. Ele é o melhor amigo de todas as horas e nunca nos abandonará nos momentos de angústia, pois o Senhor trará o conforto na hora da tribulação.

10. ELE POSSUI DOMÍNIO PRÓPRIO.

Você possui domínio próprio quando sabe controlar suas emoções ou atitudes. O domínio próprio pode ser definido como o governo dos desejos. D. G. Kehl descreve-o como: "A capacidade de evitar excessos, de permanecer dentro dos limites razoáveis".*** O rei Luiz XIV comentou: "Pouca coisa consegue resistir a um homem com domínio próprio." Quando você controla suas emoções, pelo menos dois entes serão de logo beneficiados: "Você e a outra pessoa." É desnecessário afirmar que muitos foram destruídos por não se beneficiarem dessa qualidade. Conhecemos pessoas que, em instantes de descontrole emocional, cometeram atos dos quais se arrependeram amargamente. O sábio se portará de forma que o domínio próprio não se aparte da rotina diária.

Algumas particularidades encontradas em uma pessoa sábia foram aqui declinadas. Encontramos neste mundo algumas pessoas dotadas de sabedoria que, notadamente, receberam tal dom do Altíssimo. Para identificar um sábio, preste atenção no que é demonstrado exteriormente. Observe ao longo de sua existência se você encontra bom senso em suas palavras. Entretanto, procure se impressionar mais com as atitudes. Mantenha os olhos fixos neste tipo de pessoa e, quando a encontrar, procure sua companhia; serás grandemente abençoado no convívio dessa amizade.

 

_______________

* Sine qua non ou conditio sine qua non é uma expressão que se originou do termo legal em latim, e que pode ser traduzido como "sem a/o qual não pode ser". Refere-se a uma ação cuja condição ou ingrediente é indispensável e essencial. 

** Jeová Tsidkenu nos diz que Deus é juiz e julga com justiça, salvando os que estão injustiçados e punindo os injustos com as consequências de suas injustiças.
*** Página 36 do Livreto "Princípios de Sabedoria", da Revista Educação Cristã, Volume 18, Z3 Editora Ltda.

sábado, 8 de outubro de 2016

PENSAMENTOS

“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo”. (Norman Vincent Peale).

Billy Graham disse certa vez: “Não é o primeiro pensamento que é condenável, mas o segundo.” É uma importante constatação deste cidadão exemplar, que mostra o cuidado que devemos ter com os maus pensamentos repetitivos.

Impeça que maus pensamentos ou insinuações erradas entrem na sua vida. Confirme diariamente em seu coração a boa ideia de ser sempre positivo. Nada do exterior poderá te abater se o seu interior estiver cheio da plenitude do poder divino. Evite qualquer tipo de ideia que abale o seu equilíbrio. Rejeite pensamentos nocivos que possam tirar você do bom caminho de Deus, que Ele sempre colocará à sua disposição.
Setas psicológicas e malignas são lançadas diariamente sobre a nossa vida, e isso pode se evidenciar por pensamentos desconectados do verdadeiro equilíbrio sagrado. É necessário possuirmos um precioso discernimento e evitar que tais sentimentos nos abalem.
Os bons pensamentos devem sempre sobrepujar as ideias negativas, e, para tanto, vamos repelir toda e qualquer lembrança que venha retirar o positivismo de nossa existência.
Quer queiramos ou não, seremos diariamente influenciados por alguma coisa. Não poderemos deixar que pensamentos negativos nossos ou de outras pessoas, que se dizem até íntimas, possam nos fraquejar.
O homem é dependente das intenções do seu intelecto. Se tiver pensamentos fúteis, de concupiscência, incredulidade, negativismo ou orgulho, a colheita necessariamente será compatível com essas ideias.
Como agir sobre os nossos pensamentos?
  • SUBSTITUA OS MAUS PENSAMENTOS: É evidente que não somos como robôs, pois eles são seres autômatos e desprovidos de entendimento, e, desta forma, não pensam. Na contramão dessa situação, temos uma capacidade de escolha; entretanto, tal opção trará a reboque uma responsabilidade ainda maior. Se nossos pensamentos estiverem firmados em Jesus, os pensamentos negativos se esvairão. Isto é uma grata e segura constatação. Ao adaptarmos uma célebre lei da física para este comentário, indicamos que: "Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço". Assim, arranque do teu coração maus pensamentos que possam te prejudicar.
  • ORGANIZAR O NOSSO CORAÇÃO INTERIOR: "Devemos guardar o nosso coração mais do que tudo, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23). Coração, neste versículo bíblico, tem o sentido do âmago da alma humana. E o que estiver enraizado no interior, na maioria das vezes, será exteriorizado. Ao organizarmos equilibradamente o nosso ser, de forma consequente, teremos bons conceitos na mente. Nesta certeza, o hábito costumeiro de um pensamento correto fará com que possamos combater tudo aquilo que venha trazer uma maior confusão e conflitar o nosso ser. Desta forma: "Proteja seus pensamentos, e você terá pouco a temer de seus atos." (J. C. Ryle – Reverendo inglês). 
  • CONECTAR A NOSSA MENTE COM CRISTO: "A ociosidade é o sepultamento de um homem vivo." (Jeremy Taylor). Existe um ditado popular que nunca perdeu a validade e que complementa a frase acima mencionada: "Mente vazia, oficina do Diabo." Temos que dar ocupação à nossa mente, e nada como um relacionamento íntimo com o Senhor para isso ocorrer. Quando conectamos diariamente nossa mente com os ensinamentos de Cristo, naturalmente nossos pensamentos sofrerão influências dessa aliança santa. É imperativo procedermos a uma conexão com o divino e, assim, proteger nossa existência de ideias perniciosas.
É evidente que controlar todas as circunstâncias da existência não será possível. Contudo, isso não impedirá que possamos, daqui para frente, trazer sobre o nosso caminho: pensamentos positivos, verdadeiros, sinceros, leais e amigáveis. Na união desses bons aspectos, será evidenciada uma existência com grande abrangência de sentimentos positivos.
Assim, não esqueça que: PENSAMENTOS BONS ATRAIRÃO BOAS CONSEQUÊNCIAS!