Pesquisar este blog

domingo, 17 de julho de 2016

SEM CALMARIA, MAS COM TRANQUILIDADE

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna”. (Isaías 26.3-4).


Sem calmaria, mas com tranquilidade! Parece bem paradoxal a presente sentença, mas demonstraremos a razão deste pensamento.

Como pode faltar a calma e imperar a tranquilidade, já que estas palavras são sinônimas?
Explicaremos esta visão na ótica de uma questão complexa que possa atingir a nossa existência, onde devemos ter a devida concentração para não perdermos totalmente o equilíbrio. É justamente aí que, lastreados na ajuda divina, manteremos a paz interior para obtermos a vitória sobre aquilo que intenta nos derrubar.
Existem momentos em nosso viver em que a calma passará longe. Lutas aparecerão do nada e não saberemos como controlar os nossos impulsos diante de uma batalha dura e renhida. É neste exato instante que, apesar do risco iminente de total desequilíbrio, deveremos manter um temperamento tranquilo, apesar da ausência de calmaria nesta situação.
Ao perdermos totalmente o senso de paz, poderá nos faltar a força necessária para este embate. Quando nos encontramos em meio a lutas e adversidades, o grande problema será como o nosso interior será afetado.   Precisaremos, nessas ocasiões, do apoio divino, e nosso Senhor Jesus Cristo deixou isso bem claro quando afirmou: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16.33).
É difícil ter tranquilidade diante das adversidades existenciais. Porém, o nosso Deus oferece um conforto especial e espiritual, que se reverterá em força capaz de nos fazer passar por cima de problemas de qualquer natureza.
Sem Jesus, nada seremos; porém, com Ele, nada perderemos. É desta forma que devemos pensar sempre que algo problemático venha nos importunar. Manter a tranquilidade com ajuda divina, diante das tempestades existenciais, vem reforçar a nossa capacidade de luta. Tenhamos fé, sabendo, antes de tudo, que: "Em Cristo teremos a necessária tranquilidade, diante dos vendavais desta vida".


2 comentários: