Pesquisar este blog

sábado, 19 de março de 2016

A VERDADE NÃO DEVE SER RELATIVIZADA

"O Cristão é o verdadeiro radical da nossa geração, porque ele se posiciona contra o moderno e monolítico conceito da verdade relativa" (Francis Schaeffer).


Existe um pensamento já secularizado, no qual é incentivado que a verdade pode ser relativizada. Grande engano!
Um provérbio iídiche1 contradiz prontamente esta situação, quando constata de forma sábia: “A meia verdade é uma mentira inteira”. 
Há quem sustente que existam três verdades:
1.      A sua verdade;
2.      A minha verdade;
3.      A verdade real.
Não é bem assim na ótica divina. Tudo que é verdadeiro se mostra ao olhar mais atento. A verdade na visão de Deus é perfeita e única, e nada terá a força de mudar esta conceituação santa.
Não devemos brincar com a verdade, pois nesta ação irresponsável poderemos arcar com graves e decisivas consequências.
Aja sempre com a verdade na tua existência, pois terás muito mais a ganhar. Além da consciência limpa, você ficará imune aos problemas inerentes à mentira.
A origem da mentira não é divina, pois na perfeição de Deus não há espaço para o engano. O maligno é autor de tudo que é contrário ao verdadeiro. A única assinatura que realmente coube ao Diabo foi a chancela da maledicência e da mentira.2
Teimamos em defender a verdade com toda ênfase de nosso sentimento. Verdade sempre, mesmo quando se sentires tentado a praticar as pequenas mentiras, que são tão nocivas quanto os maiores enganos.
Faltar com a verdade induz a um grave resultado, que evidentemente virá à tona, independente do lapso de tempo percorrido.
Defender a verdade é uma virtude primordial para o ser humano, e fará com que o liame a Deus seja mais efetivo, assim:
“Mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça”.3
Desta forma, num momento tão conturbado da vivência humana, onde a mentira é até considerada normal, devemos ter sempre enraizado em nosso coração:
VERDADE SEMPRE!!!
_______________

1 Língua, ou dialeto do alemão, falado por populações judaicas do centro e leste da Europa, em especial Alemanha, Polônia, Ucrânia, Rússia e Romênia. Utiliza palavras do alemão, polonês, russo e da língua cigana, mas é escrito no alfabeto hebraico.
2 João 8.44c (Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira).
3 Efésios 6.14.

2 comentários: