A responsabilidade aumenta quando um tema versa sobre Jesus Cristo, o único que aqui viveu e não soube, na prática, o que significava o verbo pecar. Ele era Deus homem e homem Deus, e não foi privado pelo Pai de passar por toda sorte de intempéries pelas quais atravessa um homem comum. De tudo foi tentado e por nada foi vencido.
Pesquisar este blog
quinta-feira, 24 de março de 2016
JESUS CRISTO
sábado, 19 de março de 2016
A VERDADE NÃO DEVE SER RELATIVIZADA
Existe um pensamento já secularizado, no qual é incentivado que a verdade pode ser relativizada. Ledo engano! Um provérbio iídiche* contradiz prontamente este contexto, quando sustenta de forma sábia: “A meia verdade é uma mentira inteira”.
- A sua verdade;
- A minha verdade;
- A verdade pura e simples.
Não é bem assim na ótica divina. Tudo que é verdadeiro se mostra ao olhar mais atento. A verdade, na visão de Deus, é perfeita e única, e nada terá a força de mudar essa conceituação santa. Não devemos brincar com a verdade, pois, nesta ação irresponsável, poderemos arcar com graves e decisivas consequências.
_______________
* Língua, ou dialeto do alemão, falado por populações judaicas do centro e leste da Europa, em especial Alemanha, Polônia, Ucrânia, Rússia e Romênia. Utiliza palavras do alemão, polonês, russo e da língua cigana, mas é escrito no alfabeto hebraico.
** João 8.44c (Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira).
sábado, 12 de março de 2016
QUEM TEM LUZ PRÓPRIA ILUMINA OS OUTROS!
- Abraham Lincoln sofria de depressão.
- Francisco Antônio Lisboa, o Aleijadinho, tinha as ferramentas amarradas em suas mãos para que pudesse esculpir.
- Mesmo sendo cega e surda, Helen Keller realizou conferências por todo o mundo.
- E Joni Eareckson tornou-se escritora cristã de sucesso, apesar de tetraplégica.
Luz própria não tem nada a ver com condição social ou outros fatores mais restritivos. Tem mais a ver com nossas convicções e os objetivos de vida a que nos propusermos.
domingo, 6 de março de 2016
PARALELO ENTRE A ESPIRITUALIDADE DO HOMEM COM A OVELHA!
- A ovelha é ingênua, não sabendo nem discernir a alimentação correta, pois não sabe diferenciar a erva benéfica da venenosa. Normalmente, o pastor tem que preparar o alimento da ovelha com o devido cuidado, retirando dali tudo que possa prejudicá-la.
- É um animal medroso e tem que ser tratado com extremo zelo. Se o pastor não estiver próximo ao seu ambiente, com os devidos cuidados, a ovelha poderá assustar-se, principalmente se não houver uma cerca protetora no local. Daí, poderá sair correndo do aprisco,*** tornando-se uma presa fácil para os predadores naturais.
- A ovelha conhece a voz do seu pastor, evidenciando a confiança e a dependência deste animal em relação ao seu protetor. De tanto cuidado que o pastor tem com as ovelhas, naturalmente desenvolve-se uma relação amistosa. O animal distingue instantaneamente a voz do cuidador, em razão do zelo e da comunhão estabelecida entre ambos.
- Para corrigir e acudir a ovelha, o pastor dispõe de dois instrumentos básicos: "a vara e o cajado". A vara é comprida e a ponta dela parece um ponto de interrogação; no uso desse artefato, o pastor laça a ovelha pelo pescoço, livrando-a de algum espinheiro ou de outro perigo. Já o cajado é usado, principalmente, para evitar que ela desgarre ou brigue com outra ovelha.
- A ovelha é muito vulnerável e incapaz de cuidar de si mesma. Basicamente, a maioria dos animais foi criada com um tipo de proteção própria, mas a ovelha não possui um senso de defesa, não tendo habilidades naturais de luta. Assim, ela se tornará vulnerável aos ataques externos. Só essa circunstância já impulsiona toda uma dependência do pastor.
- Durante a noite, as ovelhas brincam entre si e normalmente caem no chão com as patas para cima, não conseguindo se levantar sozinhas, pois a lã dificulta que elas se ergam. Se a ovelha não for erguida dentro de certo tempo, ela morrerá asfixiada, pois o estômago comprimirá e apertará o seu pulmão. Desta forma, o pastor caminhará durante a noite, no meio delas, levantando todas as ovelhas caídas
- A ovelha é míope.**** Ela não sabe para onde anda e, se uma ovelha cair em um buraco, a que estiver atrás, consequentemente, também cairá. Este animal, quando caminha, normalmente não sabe onde pisa. Com essa insuficiência natural, será preciso que o pastor vá à sua frente, mostrando o caminho que ela deve seguir, sob pena de se perder.
Após a explanação dessas características especiais da ovelha, faremos um necessário paralelo dos itens mencionados com a nossa vida espiritual, senão vejamos:
1.1 ALIMENTO ESPIRITUAL CORRETO:
4.4 ATENÇÃO A CORREÇÃO DIVINA:
5.5 O NOSSO AUXÍLIO VEM DE DEUS:
"Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel" (Salmos 121.3-4).
Tosquenejar significa cochilar, pestanejar. O nosso Deus nunca dorme e, assim, Ele também trabalha no turno da noite. Como o pastor que não descuida das ovelhas mesmo à noite, com mais intensidade é o Senhor cuidando da vida daqueles que o temem. Em paz nos deitaremos e dormiremos, porque só Deus nos protege com inteira segurança (Salmo 4.8).
Somos, mesmo que não o consideremos, parecidos com a ovelha, pelo menos figuradamente. A relação entre "Pastor e Ovelha" era tão familiar no mundo antigo que os escritores bíblicos atestaram tal condição, analogicamente, para a nossa vida espiritual.
*Família de mamíferos ruminantes providos de chifres e com dedos protegidos por cascos, a que pertencem os bois, os carneiros, as cabras e os antílopes.



