Pesquisar este blog

domingo, 21 de fevereiro de 2016

MARCADOS PELA LUTA

"Viver significa lutar" (Sêneca).

Evidentemente, após as lutas desta vida, ficaremos marcados. Cicatrizes que machucam muito, pois latejam no fundo da alma. Porém, impactantes constatações nos servem de consolo:

  • DEUS ESTARÁ SEMPRE AO NOSSO LADO: Nas circunstâncias mais difíceis, o Senhor estará nos carregando no colo. Naquele momento tenebroso em que temos a noção de que iremos sucumbir diante de uma emoção muito mais forte, que, se for só lastreado em nossas defesas humanas, não teremos como suportar. Aquilo que, se não fosse Deus, estaríamos totalmente nocauteados no ringue da vida. Contudo, a imanente* graça divina transbordará em nossa alma, acalentando o nosso viver. Naquela situação em que tudo parece dificílimo, dilacerando nossas estruturas psicológicas, receberemos um lenitivo divino que tornará leve a carga mais pesada. Só o Senhor possui o remédio santo que sarará a mais intensa dor. Só Ele estará ao teu lado quando todos abandonarem o barco. Só Ele acalmará a tua alma, quando nenhuma palavra terá esse poder. Só Ele neutralizará os efeitos de um acontecimento que tem o poder latente de te esmorecer, deixando-te totalmente sem forças. Só Ele clareia a mais “densa treva”, tornando luz aquilo que estava na total escuridão. Só Ele tem o poder de levantar o corpo mais encurvado ante o peso das fortes contrariedades que inevitavelmente passaremos. Consola saber que Deus está ao nosso lado quando achamos que estamos completamente abandonados. 
  • O QUE NÃO ME ANIQUILA, ME TORNA MAIS RESISTENTE: “O que não me destrói, me fortalece” é uma frase marcante de Friedrich Nietzsche que impulsiona a desenvolvermos uma força interior de superação. As experiências humanas que resultarão das lutas existenciais, com certeza, nos deixarão mais fortes. Poderemos balançar em nossa estrutura espiritual ou emocional; porém, nunca seremos derrotados. Deus não nos criou para sermos eternos perdedores. Naturalmente, passaremos por experiências traumáticas, pois ninguém estará imune a tais situações. Após ultrapassarmos momentos aflitivos, estaremos com o coração mais fortalecido para continuar na caminhada.

Temos duas opções a serem tomadas ao enfrentarmos as lutas:

  1. Prostrar-nos e ficarmos inteiramente paralisados pelo “medo”, e, dessa forma, sermos consumidos pela circunstância adversa.
  2. Ou tirarmos lições preciosas e, cada vez mais, nos focarmos na plenitude da revelação divina, e, dessa maneira, erguer-nos com mais força ainda para continuar na caminhada.

Qual a opção você escolheria?

Torcemos para que a segunda opção seja a mais preferida.
No fundamento de tudo que defendemos até agora, será necessário lembrar que: "podemos até envergar, contudo, quebrar jamais".
Desta forma, vamos nos aconchegar amplamente no manto da proteção divina. Nas situações adversas que enfrentaremos, tenhamos a certeza de que, no Senhor, faremos proezas. Venceremos a luta que venha ao nosso encontro e: "Mesmo que não possamos ver Deus, tenhamos confiança, pois estamos sob a sombra de suas asas" (Charles Spurgeon).

________________

*Que não desaparece; que existe sempre; perdurável

4 comentários: