Pesquisar este blog

sábado, 15 de agosto de 2015

A ARTE DE UM BOM VIVER

"O melhor uso da vida consiste em gastá-la por alguma coisa que dure mais que a própria vida" (William James).

    

O primeiro aspecto a se considerar sobre a vida é que ela é um dom divino, estando totalmente sob a proteção de Deus, já que somente Ele possui o poder de fornecer esta dádiva, bem como retirar o sopro da existência, quando melhor lhe aprouver.

Após a lógica desta explicação, alguns aspectos importantes da vida devem ser mostrados, podendo enveredar sobre alguns prismas que merecem a mais alta consideração, os quais são:

1. ESCOLHA BEM, PARA EVITAR CONTRARIEDADES: 

Albert Camus afirmou: "A vida é a soma das escolhas". Escolher bem favorece, em todos os sentidos, um bom viver. Boas escolhas trazem serenidade para uma existência. Para tanto, devemos ter esta vontade totalmente enraizada no coração, sabendo que um mau critério de escolha, naturalmente, trará contrariedades que poderiam ser evitadas.

2. APROVEITAR CADA MOMENTO DA EXISTÊNCIA:

Não temos como saber a duração de nossa vida. Partindo desta premissa, devemos aproveitar a existência de forma responsável e entusiástica. Há um tempo para tudo neste mundo (Eclesiastes 3:1), e, desta maneira, o lazer, bem como aproveitar as boas coisas da vida, naturalmente estará dentro do parâmetro para um bom viver.

3. VIVER O PRESENTE, MIRANDO UM BOM FUTURO:

É lógico que não devemos esquecer inteiramente do passado, principalmente daquilo que nos proporcionou alegria. Contudo, ficar preso a certas contrariedades não nos colocará em um bom caminho. Assiste razão ao célebre PABLO PICASSO, quando afirmou: "O que já fiz não me interessa. Só penso no que ainda não fiz." Não podemos mudar o que já passou, mas, com fé em Deus, podemos programar um bom futuro.

4. TENHA UMA VIDA CONSTRUTIVA:

Ter a vida ativada na abundância de atitudes construtivas se tornará imperativo para quem anseia por uma existência plena e feliz. Este é um conselho prático que devemos utilizar. Construir bons alicerces existenciais, através de uma vida produtiva, fará com que até mesmo as preocupações diminuam, pois, como alguém afirmou: "Abençoado o homem que está ocupado demais durante o dia e sonolento demais durante a noite para se preocupar".

5. AJUDE E SERÁS AJUDADO:

É incrível esta situação, mas existe uma magia fascinante em ajudar. Quem socorre o semelhante sem um maior interesse pode ter a certeza de que alguém sempre será usado por Deus para ajudá-lo em momentos de precisão. É uma lei espiritual que normalmente funciona em nossas vidas. Assim, sempre ajude e, de forma fascinante, receberás recompensas sobrenaturais.

6. EXERCITE O CONTENTAMENTO:

O apóstolo Paulo entendeu muito bem sobre contentamento quando aprendeu a viver satisfeito em qualquer situação (Filipenses 4.10-13). Alguns momentos de nossa existência podem ser comparados a uma roda-gigante, onde um dia se está por cima e outro por baixo. O importante é exercitar em nosso íntimo uma alegria existencial, crendo que Deus está no controle de tudo.

7. RECEBA BOAS INFLUÊNCIAS:

Aí é que entra o tópico amizade. Vejamos bem: "A nossa vida não será tranquila se nos acompanharmos de pessoas desequilibradas ou sujeitos de péssimas reputações." O fato é que somos seres muito influenciáveis e, partindo dessa premissa, devemos pretender amizades sadias. No ensejo desta questão, ter amigos corretos se tornará necessário para uma existência de melhor qualidade.

8. ENTREGUE SUAS PREOCUPAÇÕES A DEUS:

Você sabia que a maioria de suas preocupações nunca irá ocorrer? Entretanto, é correto ponderar que, neste mundo, não ficaremos livres de importantes cuidados. Inquietações são improdutivas e frequentemente só farão piorar ainda mais a situação. Desta forma, entregue as tuas preocupações ao SENHOR, pois Ele te sustentará nesta vida (Salmos 55.22).

9. BUSQUE A VERDADEIRA SABEDORIA:

A verdadeira sabedoria vem do Alto. Ao estarmos conscientes desta realidade, devemos sempre rogar a Deus por uma vida sábia. É necessário meditar constantemente na sabedoria e possuir atitudes equilibradas, que evitarão impulsos desenfreados e prejudiciais. É muito útil o que está indicado no livro de Eclesiastes 7.11-12, quando diz: "A sabedoria, como uma herança, é coisa boa e beneficia aqueles que veem o sol. A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui".

10. TENHA DEUS COMO ALIADO:

Jamais deveremos esquecer um importante conselho: "Tenha sempre Deus como aliado". É correto afirmar que não prosperaremos se ficarmos dissociados da convivência diária com Deus. As pessoas podem até obter vitórias passageiras na existência, longe da convivência divina; porém, com o "Todo Poderoso" como cúmplice maior, até mesmo o sucesso terá um sabor mais apropriado.
 
Logo, vamos viver bem, nunca esquecendo o apoio divino, pois, no final da caminhada, teremos a noção de que combatemos o bom combate, com a convicção de que fizemos o melhor 

Um comentário: