Pesquisar este blog

sábado, 31 de janeiro de 2015

INVEJA: UM MAL A SER EVITADO

"Enche-se de felicidade aquele que vê, sem inveja, a felicidade dos outros" (Francisco de Assis).

  
Conta-se que uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Fugiu um dia e ela não desistiu, dois dias e nada. No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse a cobra:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Pode.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não. 
- Então, por que você quer acabar comigo?
E a serpente respondeu:
- Porque não suporto ver você brilhar...*

Interessante é que a inveja na maioria das vezes, não tem o menor sentido de existir.
Por que esta constatação?
Quase sempre o invejoso possui a mesma condição social, beleza física, inteligência, ou até características melhores do que a vítima deste mal. Entretanto, existe um brilho reluzente na existência da pseudo-vítima, que ele não consegue ter ou usufruir na sua vida. 
Particularmente, o dotado desse péssimo hábito não quer o objeto ou algo parecido que você tem, mas ele quer estar no teu lugar. É um sentimento complicado e perigoso de ser ter, e tem que ser combatido de forma veemente no seu nascedouro, para que não traga nenhum prejuízo sobre a vida dos envolvidos, quer sejam os ativos ou passivos.**
Não devemos desejar nada de ninguém, sob pena de perdermos o foco necessário naquilo que Deus requer para a nossa caminhada. Necessário se faz conscientizar-se de que toda bênção essencial ao nosso crescimento, chegará no momento oportuno, pois algo só é bom e produtivo quando vem do divino.
Podemos ter em nosso viver sentimento de admiração por outrem, contudo não devemos semear em nosso coração qualquer pensamento análogo à inveja. 
Numa segunda visão*** deste defeito em outrem, ore a Deus e peça o devido discernimento para conviver com isso, e se não for resolvido de uma forma complacente,**** afaste-se totalmente, pois com certeza sairás machucado desta relação.
Certamente, a inveja é um mal a ser evitado! 

________________

*  Fábula "Serpente e o vaga-lume". 
** Gênesis 4.6: Levantou-se Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
*** Não somos adeptos da frase: "A primeira impressão é a que fica". É necessário uma segunda comprovação, para que não possamos fazer julgamentos equivocados.
**** Compreensiva, gentil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário