Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

ADIANTA

 

O termo “adianta” é bem usado em situações em que se espera uma ação ou resposta imediata. Observamos essa palavra especialmente em ligações telefônicas ou de outra forma, quando algum interlocutor não pode ou não quer perder tempo.
Alguém já afirmou que o tempo é mais importante do que dinheiro. Sim, em muitos aspectos, isso é a mais pura verdade. Muito embora o dinheiro seja valioso e possa ser usado para comprar coisas e serviços, o tempo é um recurso limitado. O dinheiro perdido pode até ser recuperado; já o tempo jogado fora não voltará.
Estava em um determinado local quando uma mulher passou quase uma hora em uma “fila” e, quando foi atendida, afirmou que não queria mais o serviço. É evidente que podemos nos arrepender de algo, mas estamos num mundo tão complexo e rápido, que não é de bom alvitre* perder tempo aleatoriamente.
Devemos adiantar os atos no que depender de nossa vontade. JAMAIS, eu afirmei JAMAIS, devemos perder “períodos preciosos”, jogando-os fora por bobagens.
Quando defendo “aproveitar o tempo que temos”, isso serve para todos os contextos existenciais, desde uma simples conversa “sem futuro”, passando por relações perniciosas e até mesmo no lado profissional, quando certas atitudes “desconexas” em relação ao tempo podem travar o sucesso.
É importante assimilar que aquele que não respeita o seu tempo também não te considera. Conheço alguém que me leva a SÉRIO quando combina um encontro e chega na hora combinada. Atrasar um pouco até é aceitável, mas demorar mais de uma hora sem comunicar nada já demonstra uma falta de deferência acima da média.
importância ao tempo e também não desconsidere o “período” alheio. Adiantar é bem melhor do que atrasar. E, no adiantamento responsável, alcançaremos os melhores resultados. Avançar é a ordem, e deixar de lado tudo aquilo que atrapalha o uso adequado do tempo.
Descansar diariamente e adequadamente, tendo um bom tempo para os familiares, amigos e aqueles que amamos, e também fazer aquilo que gostamos, é por demais REVIGORANTE.
Por outro lado, não poderia esquecer que o tempo mais importante que devemos ter é aquele passado ao lado de Deus, seja na leitura diária da Bíblia, orações perseverantes, reuniões espirituais e cânticos de louvor, pois, evidentemente, é o melhor lapso temporal** gasto pelo ser humano e NUNCA será perdido.

______________


*Não é de bom alvitre é uma expressão antiga. Significa que algo não é aconselhável, adequado ou apropriado para uma situação específica.

**Geralmente, "lapso temporal" significa um período ou intervalo de tempo.

sábado, 16 de agosto de 2025

NA ESCURIDÃO ACENDA A LUZ!

“E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. (Gênesis 1.3-5)”.
Nos versículos 3 a 5 de Gênesis 1, é mencionado pela primeira vez a palavra LUZ. Quando da criação do mundo, as “trevas” cobriam uma terra ainda irregular. Daí, Deus separou a luz da escuridão, e o próprio Criador evidenciou como era agradável a claridade.
O certo é que a escuridão não é aprazível. Façamos um pequeno teste, então:
  • Imaginemos alguém adentrar numa floresta à noite sem nenhuma ajuda da luz. É acertada tal iniciativa? Evidente que não.
A obscuridade atrapalha, e a luz ajuda, principalmente a observamos onde estamos pisando. E quando nos reportamos ao lado espiritual, aí que a luz é necessária. Para enfrentarmos o diabo e seus asseclas,necessitamos de uma claridade maior: Jesus Cristo. Não enfrente nenhuma batalha espiritual contra o maligno sem a presença de Jesus. A luz espiritual só será acesa contra a escuridão na santa presença do SENHOR.
O mais interessante é que, nas lutas travadas contra o mal, até mesmo em sonhos que parecem reais, o maligno faz de tudo para que a luz não seja acesa, para que estejamos na escuridão contra ele. O diabo, mais do que ninguém, reconhece que, ao acendermos a LUZ DIVINA, ele se retirará, pois o brilho de JESUS ofuscará as suas intenções malignas.
Acenda a luz na sua vida, seja em qual área for. Aquilo que provém de Deus é claro, limpo, simples e eficaz. O que não puderes ver adequadamente, ou seja, onde a escuridão impera, PARE, MEDITE, ORE e saia deste campo de atuação.
A claridade ilumina as mais densas trevas, e, sendo assim, não fique no escuro existencial. Peça a Deus que clareie a sua vida, retirando a escuridão, principalmente o pecado que tenta te prender e te tirar a iluminação divina.
O pior da escuridão não é apenas o ambiente estar escuro, mas especialmente a ausência de CRISTO. Onde o SENHOR não está PRESENTE, inexiste conhecimento, claridade, alegria, paz, tranquilidade e segurança.
"A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la" (João 1:5 NTLH). Desta forma, vamos assimilar que é a LUZ dentro da lanterna que ilumina, e não a lanterna, e que é JESUS CRISTO quem realmente clareia a existência daquele que Nele confia.
Finalizando, o escuro só é bom para dormir e para certas situações: à meia-luz!** 

______________

*Seguidores, adeptos, partidários

** À meia-luz é uma expressão que se refere a um ambiente com pouca iluminação. Exemplo: "Jantar com ela à meia-luz é tudo que eu sonhei".

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

AJUDE-SE!

Meu saudoso pai, Geraldo Medeiros de Araújo, usava muito uma frase, especialmente no âmbito de seu trabalho como advogado. A citação era: “Me ajude para que eu possa te ajudar”. Presenciei, por vezes, ele falar isso e entendia superficialmente o sentido da frase. Bem, naquele tempo, eu só captava como uma provável explicação para o contexto da frase, um tipo de percepção profissional dele, para que as demandas fossem resolvidas de forma mais rápida e o acordo jurídico se estabelecesse.
Era muito inexperiente quando convivi com ele profissionalmente, já que depois me afastei um pouco do escritório ao ser aprovado em um concurso. Com o decorrer do tempo, assimilei a profunda “sabedoria” que a frase continha, ou seja: não temos como ajudar aquele que não quer ser ajudado.
O fato é que só podemos AJUDAR aquele que se predispõe a receber uma assistência. E isso se dará principalmente por dois procedimentos básicos por parte do socorrido:
  • Querer ajuda e fazer de tudo para agarrar a oportunidade recebida.
  • Se prontificar a realizar a função que lhe cabe e resolver o que tanto o aflige.
Observamos cotidianamente alguns até pedirem ajuda, mas não cumprem o seu papel no contexto. Então, como ajudar quem não quer ser amparado?
Muitos não aproveitam a ajuda recebida. Alguns simplesmente não querem, e outros, por não terem forças para vencer o “Dia Difícil”. 
Em uma ajuda, não há apenas uma via única, ou seja, a atuação individual de uma pessoa solidária. Tem que haver uma “via dupla”; ou seja, o beneficiário também tem que “lutar com unhas e dentes* e fazer sua parte para que o resultado do auxílio recebido seja favorável.
Recentemente, observei no noticiário o caso de um componente de um grupo famoso do pagode brasileiro passar por uma situação deprimente. Ele estava morando na rua e, lamentavelmente, faleceu como indigente.** Ao examinar a situação detalhadamente, constatei que alguns até tentaram ajudá-lo, tirando-o daquele local; todavia ele sempre retornava.
Deus é um Ser tão magnânimo que cuida de todos indistintamente, ofertando oportunidades para que os “desorientados emocionalmente” possam retornar ao caminho do bem e da vitória pessoal. O que, infelizmente, ocorre é que muitos declinam deste auxílio divino e, mesmo com o socorro de pessoas que chamo de “anjos”, não conseguem vencer as calamidades existenciais.
Assim, nunca desista de lutar e, ao vencer o “momento complicado”, agradeça a Deus. 
AJUDE-SE e cuide de você!
 
_______________

*A expressão "lutar com unhas e dentes" significa que alguém está se esforçando ao máximo, usando todos os seus recursos e energia para vencer uma batalha ou alcançar um objetivo

** mendigo, carente, pedinte.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

SABEDORIA!

Muito se comenta sobre SABEDORIA, mas qual é o significado conveniente desta palavra?

Sabedoria é o conhecimento prévio das circunstâncias, através de um discernimento correto, que pode levar a uma caminhada adequada e livre de maiores embaraços.
Numa frase básica e concreta, exponho que ter sabedoria: "É simplesmente não perder tempo com aquilo que não edifica e não te coloca um em bom patamar existencial".
Características daquele que possui sabedoria:
  1. TIROCÍNIO: Ter tirocínio é a capacidade de analisar uma circunstância com discernimento. É possuir um senso perspicaz para observação. Assim, no uso prático da experiência, contrariedades podem ser evitadas, antes que aconteçam.
  2. MATURIDADE: A maturidade é o estado de desenvolvimento mental, emocional e comportamental de alguém, no qual se demonstra um nível avançado de compreensão, autodisciplina, responsabilidade, bem como a capacidade de lidar adequadamente com situações complexas.
  3. PRUDÊNCIA: A cautela é necessária em um mundo complexo. No uso da prudência, teremos a capacidade de avaliar uma circunstância que pode estar disfarçada numa aparência adequada, mas que, na "essência" é prejudicial. O prudente consegue identificar o que lhe é benéfico, sabendo escolher os meios adequados para alcançar uma determinada finalidade.
  4. EQUILÍBRIO: O indivíduo equilibrado enfrentará as adversidades de forma conveniente, quando controlará as emoções. Deste modo, ele terá uma perspectiva correta e adaptativa para vencer os desafios. A moderação é parte importante da sabedoria e deve fazer parte da existência, já que a Bíblia adverte: "Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio" (Provérbios 3.21). Então, busquemos o equilíbrio.
  5. BOM SENSO: O dotado de bom senso possui a capacidade de tomar decisões coerentes. Ele reflete com calma, parcimônia e lógica sobre como deve proceder e não se deixa "levar" tão somente pela própria vontade. Ele não é dominado pela paixão ou emoção, e sim conduz suas decisões baseadas pela razão e, sobretudo, na vontade divina.

Conhecimento e Sabedoria se confundem, e muitos podem inquirir: são a mesma coisa?

O conhecimento é teórico, já a sabedoria é o bom uso da prática das informações recebidas. O conhecimento adquirido por meio de estudos e experiências embasará "uma matéria-prima" valiosa para o bom uso da sabedoria. O indivíduo acumula informações, deixando um bom estoque de dados para serem usados quando necessário. A sabedoria requer disciplina para meditar sobre as consequências objetivas do conhecimento adquirido.
O conhecimento tem como principais fontes:
  • Bons mestres e professores.
  • Leitura de livros edificantes.
  • Experiência adquirida.
  • Conselhos dos pais.

Existem indivíduos que valem enciclopédias e, mesmo com todos os conhecimentos adquiridos, não possuem a mínima sabedoria, não sabendo conduzir-se adequadamente. Como já explanado: conhecimento (teoria) e sabedoria (prática).

Por outro lado, é importante assimilar que tão somente a ciência e o conhecimento puramente humano não levarão a verdadeira sabedoria, que é a DIVINA, pois está só é efetivamente obtida:  
  • a) No SENHOR, pois se: "Algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreensão, e ser-lhe-á dada" (Tiago 1.5).
  • b) Através do ESPÍRITO SANTO, o qual dotará o homem da sabedoria divina, pois: "Quando lhe dizemos isso, não empregamos palavras vindas da sabedoria humana, mas palavras que nos foram ensinadas pelo Espírito, explicando verdades espirituais e pessoas espirituais" (1 Coríntios 2.13).
Pelo uso da sabedoria divina, evitaremos situações indesejáveis e não entraremos em caminhos sinuosos* e arapucas armadas por perversos, já que: "O temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência" (Jó 28.28). Com a real sabedoria, estarás apto para DECIDIR corretamente, sabendo escolher o BEM e fugindo do MAL.
O sábio tem "olhos de águia",** ou seja, ele possui uma visão perspicaz, intuitiva e vigilante. Ele é dotado de uma compreensão ampla do que acontece ao redor, prevenindo-se contra os perigos. O sábio sabe se conduzir, faz o que deve ser realizado, e só fala o necessário.   
Assim, aprenda o que puder; todavia não esqueça que a sabedoria humana é nada sem DEUS, pois: "O Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem o conhecimento e o entendimento" (Provérbios 2.6).


_______________    

*Traiçoeiros, tortuosos, venenosos.

**Possuir uma visão aguçada da águia, representa: A capacidade de perceber e discernir as coisas de longe.