Pesquisar este blog

domingo, 10 de dezembro de 2023

VOCÊ TEME A DEUS?


Quando definimos TEMOR, tem-se logo a ideia de MEDO como melhor sinônimo, personificando o que muitos refletem sobre esse vocábulo.
Já o temor a Deus é um razoável desafio de compreensão por dois fatores básicos: 
  • Muitos não conhecem a Deus de forma efetiva, ignorando as particularidades do seu caráter santo e misericordioso;
  • Vários indivíduos também não compreendem o que significa realmente "Temer a Deus."
O temor que aqui exponho não se trata de um medo servil, que os antigos escravos tinham diante do seu senhor, mas sim do temor reverencial e respeitoso de uma criancinha perante os pais.
Alguns concebem Deus em suas mentes, como "um velho de cabelo e barba branca" com um porrete na mão para bater em todo aquele que não lhe obedece. Nada disso! Muito embora, Deus seja descrito na bíblia como justo JUIZ e que um dia julgará o mundo,* é também apontado como AMOROSO em sua essência. Todavia, aqueles que não se arrependerem de seus pecados, mesmo com várias oportunidades concedidas, é que DEVEM se preocupar com o inevitável juízo divino. Desta forma, é importante assimilar que o temor a Deus tem tudo a ver com sentido de reverência e obediência aos mandamentos divinos.
Quando tememos a Deus, teremos uma inesgotável "Fonte de Sabedoria", ao mesmo tempo em que seremos preservados dos laços da morte (Provérbios 14.27). Sim, pois quem teme ao Senhor não deslizará por caminhos nocivos que certamente impulsionará para o centro das armadilhas existenciais. Este temor também levará o justo para uma obediência considerável, o que garantirá grandes livramentos. O certo é que no temor ao Senhor há firme refúgio para aqueles que creem em suas diretrizes. 
Quando tememos a Deus, evitamos:
  1. O Caminho da impiedade.
  2. Pecados que levam a morte.
  3. A companhia dos irresponsáveis.
  4. Decisões equivocadas.
  5. Negócios escusos.**
  6. Bebedeiras desenfreadas.
  7. Prostituição.
  8. Adultério.
Evidente que a lista é mais extensa do que essa, e que serve para inteirar-nos da necessidade do temor reverencial a Deus. Sim, pois quem tem consideração ao Senhor, manifesta respeito e confiança NELE, mesmo não compreendendo alguns aspectos da trajetória existencial.
O temor a Deus é o princípio da sabedoria e os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso (Provérbios 9.10 e Salmos 110.10 - NVI). Quando se teme realmente ao SENHOR, automaticamente evidencia uma submissão aos cuidados DELE, bem como a COMPREENSÃO é cotidianamente renovada no sentido de assimilar o que realmente somos: CRIATURA obedecendo ao comando do CRIADOR.
"Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e bons" (Provérbios 15.3). O que isso representa?
Que Deus conhece os bons e os maus. Daí o temor e dependência ao Senhor, fará com que o temente se afaste do caminho do mau.
Você teme a Deus da maneira correta?
Ótimo se a resposta for sim
Mas, se não, Deus te oferece uma oportunidade renovadora de ENTENDIMENTO, com um novo PROCEDIMENTO. Assim, no temor reverencial, você reconhecerá o magnífico poder que DEUS possui, e sabiamente concordará com tudo que Ele DEFENDE e INSTRUI a fazer.

______________


* Eclesiastes 12.4: "Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau." 

** Suspeitos, duvidosos, desonestos, ocultos, ilícitos. 

4 comentários:

  1. Pura verdade, pois quem tem temor a Deus, evidência ser uma pessoa sabia. O cristão que ler ,medita e pratica a palavra com certeza terá mais comunhão com o criador. Sendo assim ele será bem sucedido em todas as áreas de sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Devemos temer a Deus sim, porém da forma correta da forma que o autor descreve pois, a própria palavra de Deus nos ensina “ Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
    E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

    ResponderExcluir
  3. Super edificante e prazeroso aprender cada dia mais e ainda sim sobre nosso Deus soberano.

    ResponderExcluir