Pesquisar este blog

sábado, 12 de agosto de 2023

O QUE TRAZER À MEMÓRIA?

Memória é um termo que se refere a uma capacidade mental, cuja função é codificar, armazenar e recuperar informações. Ou seja, permite-nos guardar no interior, experiências tais como sentimentos, acontecimentos, imagens, ideias, etc. Resumindo, é graças à memória que podemos guardar qualquer elemento pertencente ao passado. 
Procuro aqui especificar MEMÓRIA numa observação mais acessível e prática, pois se fôssemos analisar na ótica psicológica, o tema se tornaria um pouco mais complexo, o que aqui não vamos nos ater. 
Após a conceituação de Memória, pessoalmente considero proveitoso me lembrar de alguns episódios em que me equivoquei. Não para sofrer novamente, mas justamente para não errar novamente, em face da experiência adquirida.
A memória afetiva estimula a pensar em momentos agradáveis referentes às pessoas que não estão mais aqui, e que foram especiais em nossas vidas e o amor se fez presente. 
Também é fascinante utilizar da memória, no que tange a lembrança de:
  • Perfumes marcantes; 
  • Viagens inesquecíveis;
  • Belas músicas do passado;
  • Paisagens bonitas que foram devidamente apreciadas, etc.
Enfim, em tudo que traga satisfação na recordação, pois não se iludam: "Trazer a memória coisas desagradáveis é perigoso, aborrecido e pesado, podendo até mesmo levar ao desânimo."
Todavia, a melhor faceta* da memória é recordar episódios de FÉ, CONFIANÇA e TRIUNFO, cujas lembranças possam nos erguer e consolar nas contrariedades atuais. Devemos assimilar que a memória é bem utilizada, quando algo lembrado serve de amparo para o presente. Na Bíblia em Lamentações 3.21, na versão "Almeida Revista e Corrigida", que acho mais apropriada para a fundamentação da composição, está exposto: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança"; ratificando o que aqui está sendo defendido. Pensava muito em acontecimentos desagradáveis que passei, e ficava remoendo** no meu coração sobre as questões. Até que um dia, Deus me tocou com o texto de Lamentações 3.21, e daí percebi a utilidade de lembrar mais daquilo que me edificou, e decididamente: "Esquecer e deixar para trás as coisas que me foram prejudiciais, e avançar para as que estão adiante" (Filipenses 3.13).  
A memória deve ser reativada naquilo que construa, e que possa trazer a juízo reminiscências que nos edifiquem e fortaleçam. Não lembre daquilo que te machucou no PASSADO para não ficar desanimado, e também não se atenha as circunstâncias desaforáveis de hoje. Medite nas promessas do Senhor, e serás abençoado no PRESENTE, bem como terás esperança para o FUTURO
Então, desfrute da memória no intuito de lembrar aquilo que te fortifique e que também te traga boas recordações. E acima de tudo, não esqueça as conquistas obtidas e de como Deus te socorreu no passado, acreditando sempre que: O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR! 

______________

* Aspecto, lado, especificidade, particularidade.

** Refletindo, ruminando, repisando, reconsiderando.  

13 comentários:

  1. Achei lindo o texto, principalmente, quando fala no texto bíblico. Memória é tudo na nossa vida . Um abraço Leni de Figueiredo Araújo.

    ResponderExcluir
  2. E ótimo e muito edificante. Quando falamos da palavra de deus e que serve de Alimento espíritoalme parabéns pelo o livro:🙏🙏:
    Diácono Marcos, igreja Geriel dos cuites.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não temos a capacidade de lembrar mos só das coisas boas, mas temos que superar tudo e tirarmos como aprendizado.

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante,na verdade nós devemos mesmo é guarda as lembranças boas,as quê não foram, têm quê ser retiradas pra bem longe de nossas vidas, os textos quê foram citados, explica bem, parabéns meu irmão Geraldo Medeiros, quê Deus continue lhe abençoando, seu amigo João Batista Limeira Pinheiro

    ResponderExcluir
  5. Essa mensagem nos traz a memória a grande diferença entre a nossa mente humana e a mente do nosso Deus, para lembrar de um acontecimento importante em nossa vida é necessário recorrer a nossa memória e as vezes fazer um bom esforço para lembrar, porém o nosso Deus tudo que ele fez,faz e fará esta tudo patente em sua frente e não precisa de memória porque ele é oniciente onipotente e onipresente e só ele é

    ResponderExcluir
  6. As palavras que você utiliza em seus textos são tão encantadoras me toca profudamente fazendo-me refletir sobre os sentidos da memória, me faz questionar o quão fácil é de se entender o que é ela e de onde vem, tenho tanto a expressar mas não sei palavras certas para dizer o quão estonteante é os seus textos, a cada palavra escrita me maravilho cada vez mais apronfundando- me em um mundo extraordinário que me deixa extasiada ainda trazendo ligação com os versículos bíblicos

    ResponderExcluir
  7. Amo como consegue mostrar em seus textos uma maneira tão linda e fácil de entender as coisas com o uso de versículos biblicos, é simplismente esplêndido algo que nem se dar pra dizer em palavras.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa, essa publicação

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Geraldo pelo texto de 12 de agosto, meu aniversário, que só hj 20 de agosto estou lendo. Com certeza Deus fez mais do pensei e pedi. Que seus continuem abençoando vidas. Abração Beto Pão Diário

    ResponderExcluir