Pesquisar este blog

domingo, 26 de março de 2023

DEIXE IR! Não é para você!

"A frase 'Você só perde aquilo que não é seu' é uma afirmação ativa e já está presente não apenas na minha vida, mas na de outras pessoas. Tenho utilizado essa frase constantemente para explicar determinados acontecimentos existenciais e, normalmente, ela me consola e esclarece algumas dúvidas.

Aquilo que se afasta da nossa caminhada, seja em uma relação que chegou ao fim ou em uma aspiração que não conseguimos concretizar, na maioria das vezes, é motivo de decepção. Não é fácil conviver com a despedida ou com um anseio não realizado. Contudo, é interessante observar e ter como ponto de partida que só Deus conhece o que realmente é melhor para o homem. Então, se algo sai da sua vida ou se a rejeição de alguém se concretiza, pode ser a atuação do Senhor para te proteger ou para preservar o propósito dele em você. Coloque no coração que Deus é o único ser imprescindível em sua vida.
Já passei por frustrações com sonhos não realizados e com pessoas que saíram da minha companhia de uma forma que não entendi. Tenho plena consciência de que fiz muito para salvar alguns relacionamentos ou alcançar algo que tanto queria, mas que não era a vontade divina. Dessa forma, não fiquei com drama de consciência, considerando que errei no intento ou que poderia ter mantido uma relação qualquer. Simplesmente deixei pra lá!
No que concerne aos RELACIONAMENTOS, após entender certos cenários e aprender mais sobre a espiritualidade (preciso crescer muito ainda), constatei que traz menos prejuízo à alma ser maltratado do que tratar o outro inadequadamente. Em qualquer tipo de relação, devemos deixar o semelhante à vontade para permanecer ou retirar-se. Não quero trazer nenhum sentimento de tristeza por ter praticado o mal a alguém. Assim, se não fiz por onde merecer qualquer tipo de antipatia contrária, não segurarei a companhia de alguém que não quer ficar. Se quiser ir, que vá, e que seja feliz e faça uma biografia correta, mas separada de mim. Certamente, não fará parte da minha história de uma forma mais abrangente, sendo lógico que teve uma participação pertinente, mas já passou.
Também não podemos esquecer que:
  • Segurar o que nos faz mal dói muito mais do que deixar ir.
  • Não podemos mudar as pessoas, mas podemos gerenciar a nossa vida.

Não sabemos tudo, e muitas coisas tornam-se ocultas para nossas simplórias compreensões, já que a mente humana é limitada para assimilar certos acontecimentos. Como já noticiado aqui: só Deus conhece tudo; e, por vezes, Ele toma atitudes que não conseguimos interpretar na ocasião. Quando entregamos a caminhada ao comando divino, providências serão adotadas e devidamente enraizadas na vida de alguém que serão sempre as melhores, mesmo que não pareçam.

Fico triste por separações ou aspirações não materializadas, mas também acredito sinceramente que o ser mais importante da minha vida é Deus, depois eu, e aqueles que amo, tendo a plena convicção de que só não vivo sem o Todo-poderoso.
Acredito que muitos passam pela intensidade de uma emoção negativa ao se afastar de algo que se quer por perto, pois a sensação de desapontamento é forte, abrangente e poderosa. Obviamente, a veemência de um sentimento não pode ser ignorada, seja pela aflição de um sonho não realizado, pelo choque da derrota, pelo impacto de um relacionamento findo e outros baques existenciais. Todavia, nenhum abalo pode sobrepujar o poder de Deus de contrabalançar ou vencer qualquer inquietação.
Deus do nada faz novo, e, para tanto, a fé tem que ser evidenciada intimamente. Se um sentimento de perda está vinculado à tua alma e você quer livrar-se dele para continuar vivendo com paz, peça ajuda ao Altíssimo, e Ele, de uma maneira que excede o entendimento humano, te fortalecerá, atacando esta ideia e colocando no teu coração aquilo que é realmente importante e que te fará bem.
Reforço com fervor que não podemos nos afastar de Deus, pois, se o perdemos, não teremos a principal companhia e a força necessária para viver e vencer qualquer contrariedade.
Por último, devemos reconhecer que, se alguém permanece ao nosso lado ou algo se objetiva no centro da vontade divina, é bem mais agradável e significativo do que aquele que vai embora ou aquilo que não se consolida.

domingo, 19 de março de 2023

NÃO BATA NO VIDRO!

Estava visitando um determinado shopping center quando observei, na parte frontal de uma loja, a seguinte frase: "NÃO BATA NO VIDRO". Ao visualizar o impedimento ali gravado, me sobreveio, de imediato, um forte desejo de tocar no vidro, sem, logicamente, bater ou danificar. O interessante é que temos a tendência de desobedecer àquilo que é proibido, já que a restrição a qualquer coisa faz com que queiramos praticar justamente o que é contrário ao certo.

Tal contexto me lembra, de imediato, o que está contido em Romanos 7, que aponta, no versículo 19, o seguinte: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, isso faço." É importante revelar que foi o apóstolo Paulo o autor desta frase bíblica, indicando que, se até um servo fiel que se esmerava constantemente em agradar a Deus estava sujeito a tal circunstância, nós também não ficaríamos atrás. Paulo experimentava esse dilema, entendendo que o pecado andava à sua espreita,* tentando atrasar seu objetivo maior.
De fato, passamos pela luta entre o bem e o mal, com ligeira inclinação para aquilo que é prejudicial, em face de nossa condição pecaminosa. Se, porventura, alguém discordar desta constatação, respeito a opinião, mas desculpe a sinceridade: esta pessoa já deveria estar no céu, pois, em sua alta santidade, está mais do que preparada para o tão maravilhoso encontro com Deus.
Enquanto estivermos neste mundo, passaremos por provas diárias, e, se praticarmos o bem vencendo o mal, não é porque somos bonzinhos, mas justamente pelo poder divino que atua em nós. Fazer o bem é o certo, e devemos lutar por isso na caminhada existencial; para tanto, o SENHOR deve ser o "Artífice" de uma espiritualidade equilibrada.
Quando fazemos as coisas como pensamos, sem levar em conta os mandamentos divinos, poderemos bater no vidro, tomando decisões equivocadas que colocarão tudo a perder. Então, como vencer a inclinação para o mal?
Com uma renovação mental diária, que se dá principalmente pela:
  • Disciplina.
  • Consagração Espiritual.
  • Obediência a Deus.

Ao colocarmos nossos desejos e pensamentos no centro da vontade divina, obedeceremos aos mandamentos do Senhor com amor e temor.

Diariamente, precisamos ser renovados na constância de um relacionamento apropriado com Jesus, e isso advirá da leitura da BÍBLIA, orações e louvores ao TODO PODEROSO. Dessa forma, renovaremos a mente na FÉ no SENHOR, que tem sempre o melhor, pois a Sua vontade é BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL. Assim, a tendência será fazermos o bem e fugirmos do mal, sem querer "BATER NO VIDRO".

________________ 

* No sentido de: Emboscada, espera, observação.