Pesquisar este blog

domingo, 7 de novembro de 2021

SALMO 37 (Confia no Senhor e faze o bem)

                 
               Parque da Criança em Campina Grande-PB
 
Quando explano sobre o Livro de Salmos, sempre faço questão de mencionar que no início da minha caminhada cristã o "Hino de número 37" foi de muita importância, especialmente a trinca de versículos 3, 4 e 5:
 
1."Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado" (Salmos 37.5). 
Quando confiamos integralmente no Senhor e fazemos o bem, ou seja, beneficiamos outras pessoas, não prejudicando a ninguém, seremos abençoados com a manutenção diária. É uma promessa de um Deus que não falha no cumprimento dos seus juramentos.
 
2. "Deleita-te também no Senhor, e te concederás os desejos do teu coração" (Salmos 37.4).
Ao colocarmos o "coração" no centro da vontade divina, o SENHOR concederá o que tanto almejamos. E tudo aquilo que Deus outorga ao servo fiel, o beneficiará verdadeiramente.
 
3. "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e ele o fará" (Salmos 37.5).
Ao entregarmos o caminho da vida ao senhorio do Altíssimo, confiando fielmente NELE, há a promessa que ELE tudo fará. Forte tal compromisso, mas é o "Deus todo poderoso" que assegura.
Partindo de uma consciência amplificada pela firme confiança em Deus, segundo o versículo 5, três importantes passos serão dados:
a) O Passo da nossa entrega (Entrega o teu caminho ao Senhor);
b) O Passo da nossa fé (Confia Nele);
c) O Passo de Deus (E Ele tudo fará).
 
Além de compor uma parte importante dos Salmos 37, os três versículos acima elencados, demonstram o quanto a nossa dependência ao SENHOR nos trarão dividendos benéficos e positivos, bem como, estabelecerá no indivíduo obediente um forte crescimento espiritual. Este Salmo é composto de 40 importantes versículos, importando os presentes trechos (3, 4 e 5) como uma forte ênfase e firme orientação a procurarmos a Deus diligentemente.
O Salmo 37 foi escrito quando o Rei Davi já era um homem maduro (v. 25) e com uma forte experiência com o  Senhor, e desta forma, ele reconheceu o quanto Deus cumpre com o que promete. Davi concluiu sabiamente que ao fazermos a nossa parte nesta "Santa Relação", o ALTÍSSIMO nos recompensará plenamente.  
É importante realçar que o Salmo 37 também traz uma reflexão sobre o contraste entre o justo e o ímpio. Evidencia-se neste Salmo que a felicidade do incrédulo não é duradoura, ao passo que o futuro do justo será abençoado. Mesmo que alguns ímpios prosperem de forma ilegal e inaceitável, o futuro deles serão de cobrança e com punição de um Deus que tudo observa, e que nada fica escondido aos seus olhos. Este salmo trata de confiança, entrega, descanso, deleite, e a sabedoria da espera, admoestando aos servos fieis a não invejarem os ímpios, pois o fim destes não será bom.
Descansar nos braços de Deus é simplesmente confiar na atuação divina, mesmo quando as circunstâncias forem contrárias, ou ainda mais quando o ímpio estiver prosperando temporariamente nos seus malignos intentos.
Tudo o que é bom não vem com rapidez, pois como uma fruta que precisa ser maturada para se ter o melhor sabor, aquilo que nos é benéfico também necessita de um amadurecimento para ser bem degustado, uma vez que muitas vezes não estamos preparados emocionalmente ou espiritualmente para receber o melhor de Deus. 
Analisar a própria existência é mais do que imperativo, já que não é sábio competir ou se comparar com o semelhante. A comparação com a vida alheia é prejudicial, pois muitas vezes não se possui um maior parâmetro👇 para que tal paralelo seja realmente efetivado e com benefícios. Isso porque muitos que admiramos "em alguma área" são tristes e infelizes, e por outro lado, não se sabe como tal pessoa venceu verdadeiramente. Então, torna-se prejudicial observar minuciosamente outrem ou querer levar a vida do mesmo.  Muitos podem até prosperar fortemente, e alguns usam até mesmo de subterfúgios nocivos e antagônicos a lei divina, todavia um dia serão expulsos da presença divina, ao contrário daqueles que esperam no SENHOR, pois receberão a boa herança (Salmo 37.9). A melhor comparação que devemos fazer é com Jesus Cristo, e atender aos seus santos preceitos, e por esta grande e bendita motivação não se compare com ninguém. Tens que ser melhor a cada dia, estabelecendo um padrão de excelência para tua vida, e contando com a preciosa ajuda de Deus. 
Creio nas promessas divinas, e até respeito o pensamento daqueles que fogem do pacto com o Senhor, entretanto deles discordo absolutamente, pois todos que divergirem, desacreditarem e desrespeitarem a Deus, um dia serão destruídos, e tudo que amealharam como frutos de suas obras perecerão (Salmo 37.38). Um dia o acerto de contas virá, pois assim como o Senhor é amoroso, Ele é plena justiça e não desampara os justos, todavia os malfeitores e todos aqueles que não querem nada com a lei divina, serão desarraigados.👇👇
Quando analisamos os versículos 36 e 36 dos Salmos 37, vê-se que o salmista contemplou um ímpio com grande poder espalhar-se em sua terra, mas ao passar do tempo ele não mais o encontrou. Tal constatação me faz lembrar ditadores e tiranos que passaram por este mundo, com seus malignos impérios, e onde eles estão agora? Bem, estão mortos e esperando o julgamento divino, e infelizmente, as sentenças não lhes serão satisfatórias.
Ao procedermos a uma analogia da VIDA com uma VIAGEM DE TREM, que em determinadas situações queremos abandonar o percurso, é necessário continuarmos na trajetória ao LADO DO BEM, pois o maquinista divino tem o poder maior sobre TUDO, e desta forma, enquanto vivermos devemos proceder convenientemente, confiando que: "A Salvação dos justos vem do Senhor, pois Ele é a fortaleza no tempo de angústia" (Salmo 37.39). 
Finalmente, consideramos como síntese maior deste salmo: A total dependência que devemos ter ao SENHOR, e Ele ajudará e livrará os justos dos ímpios, já que a confiança do homem correto inviabiliza o plano do maligno, pois os maus intentos dos perversos serão destruídos e somente os bons terão um futuro de paz e de felicidade efetiva.
 
______________ 
 
👉 Padrão, medida, critério, fator, preceito.
👉👉 Retirados de um determinado local, afastados, eliminados, extintos, erradicados. 
Tirar alguém de determinado lugar, com recurso à força. = AFASTAR

"desarraigados", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desarraigados [consultado em 07-11-2021].

Um comentário:

  1. Cada vez que leio trechos da Bíblia, mas convenço-me da inacessível grandeza de Deus.

    ResponderExcluir