Pesquisar este blog

sábado, 27 de novembro de 2021

APARELHO CELULAR. Pode ser um bem ou um mal. Cabe a Você escolher!

 

O Celular ou Telefone Móvel é um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que encontra dividida em célula, cada uma delas servida por um transmissor/receptor.
Os primeiros protótipos de telefones móveis foram criados no Bell Labs em 1947, e a Ericsson chegou a desenvolver um modelo em 1956. Em 3 de Abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8000, que só chegou a ser comercializado em 1983.
Como algumas coisas neste mundo, o celular pode ser um bem ou um mal, e isto vai depender exclusivamente da utilização.
Antes de adentrarmos no cerne da questão, temos algumas considerações a fazer, bem como evidenciarmos alguns exemplos curiosos, para não dizer ridículos sobre o uso do celular, senão vejamos: 
 
1. Certa vez estava caminhando no cartão postal da linda cidade de Campina Grande (Nordeste Brasileiro), precisamente no Açude Velho, em torno de 18 horas, quando inadvertidamente um sujeito de aproximadamente 2 metros de altura apareceu de forma precipitada em minha direção. Confesso que não sou pequeno de tamanho, mas se eu não tivesse atento, ele me teria jogado dentro do açude. Após me pedir desculpas pelo ocorrido, notei que ele estava totalmente distraído, já que estava olhando para o aparelho celular, mesmo sem estar atendendo nenhuma ligação. Aqui fica uma pergunta: Como uma pessoa pratica uma caminhada sem tirar o olho do celular?
 
2. Estava outra vez dirigindo, quando um Semáforo abriu para os veículos passarem, entre os quais o meu, quando um cidadão em sentido oposto passou no "Sinal Vermelho" em alta velocidade, e pasmem senhores, pelo que percebi, nem notou que o sinal estava proibido para ele, já que estava "dominado" pelo celular. É importante destacar que muitas das barbeiragens👇 praticadas na condução de um veículo têm como causa maior o uso do celular.

3. Lembro ainda que estive num Hall principal de um Hotel qualquer, quando verifiquei que ali devia ter aproximadamente umas doze pessoas e pude constatar que todas, inclusive eu, estavam usando o celular.
 
Poderia aqui evidenciar vários exemplos sobre como as pessoas estão apegadas ao celular, mas paramos por aqui, para que possamos passar para o que mais interessa: o bom uso ou não deste aparelho.
 
O CELULAR É BENÉFICO
  • Quando conecta pessoas. Muitos criam grupos de WhatsApp que fazem o bem, com mensagens encorajadoras, e com grupos familiares se reunindo pelo "virtual" numa convivência mais chegada, especialmente aqueles que moram distantes, bem como também aproximando pessoas que já conviveram juntas em passado remoto;
  • Quando ajuda aos profissionais a realizarem bons negócios de forma instantânea, quando em circunstâncias pretéritas demoravam dias ou semanas para concretizarem seus intentos;
  • Quando os "Aplicativos inteligentes" ali encontrados, facilita o uso de muitas atividades, entre as quais, favorecerem transações financeiras de forma célere, sem precisar sair de casa;
  • Quando possibilita a comunicação rápida entre cônjuges, pais e filhos, e todos aqueles que possuem uma irmandade salutar e amor recíproco;
  • Quando através de sites sérios nos fornecem informações científicas, econômicas, profissionais e tudo aquilo que abrevia uma consulta que seria demorada antes do advento do celular.
Enfim, uma boa gama de situações aprazíveis e que trazem ótimos dividendos ocupacionais, sentimentais e por que não mencionar espirituais, desde que saibamos escolher a referência adequada. 

O CELULAR É NOCIVO:
  • Quando vira objeto de fofoca, levando o mesmo para uma forma improdutiva do uso;
  • Quando se procura sites de conteúdos impróprios, duvidosos e nefastos;
  • Quando torna uma pessoa escrava do uso desenfreado, sendo ela totalmente subjugada por este aparelho;
  • Quando aproxima pessoas indesejáveis ao teu convívio, com objetivos de te prejudicar, através de "Golpes Sujos" e outras intenções não menos malignas;
  • Quando substitui totalmente outra fonte de pesquisa, tais como livros e outros fundamentos mais concretos e adequados.
Poderia expor várias formas incorretas de se utilizar um celular, mas essa pequena síntese do mau uso já demonstra toda a periculosidade.

Os celulares na atualidade, em sua grande maioria tipo Smartphone,👇👇 são computadores ambulantes, onde muitos são aproveitados como fontes profissionais valiosas, ensejando aos possuidores uma utilização de salutar importância. 
Não cansamos de repetir: A boa ou má utilização do celular dependerá do usuário. Há uma frase bem interessante e emblemática que vem bem a calhar neste contexto que é: "Aquilo que se torna o teu senhor, certamente te dominará"; ensejando o entendimento que você não pode ser controlado por nada nem ninguém, a não ser por Deus.
O celular por si só é NEUTRO, e é você que possui o controle de uso. Tenha o celular como aliado, tornando a vida mais produtiva e não algo que te atrase, e que em certos casos tem levado até mesmo a morte de alguns usuários. Exagero? Claro que não, e existem exemplos nas mídias e redes sociais que atestam o aqui exposto.
Antes de rematar este texto, passei por uma experiência sobre como o celular escraviza. Estávamos eu, minha irmã e um sobrinho no automóvel, e ao transitarmos no Centro de Campina Grande, visualizamos uma pedestre atravessando em nossa frente totalmente indiferente ao que estava ao redor, pois estava falando ao celular. Ela não avistou nada, nem mesmo o veículo que seguia ao seu encontro. Lógico que diminui a velocidade, sem antes deixar de comentar "jocosamente", mas com fundo de verdade: "Este pequeno aparelho está dominando a mente de muita gente."
Evidente que reconheço a forte utilidade do celular, entendendo até mesmo como uma das grandes invenções humanas. Ao formatar este texto, fiz uso do celular, tendo facilitado minhas pesquisas em algumas consultas, em especial o dicionário, mostrando que ele pode ser um importante aliado, mas por outro lado um impetuoso adversário.
APARELHO CELULAR! Um bem ou um mal?
A Escolha é sua.
 
______________ 
 
👉Imperícias, inabilidades, incompetências;
👉👉Smartphone em tradição literal significa "Telefone inteligente". Este tipo de aparelho conta com vários recursos ao contrário dos celulares antigos, que só serviam para realizar e receber chamadas e SMS.

domingo, 7 de novembro de 2021

SALMO 37 (Confia no Senhor e faze o bem)

                 
               Parque da Criança em Campina Grande-PB
 
Quando explano sobre o Livro de Salmos, sempre faço questão de mencionar que no início da minha caminhada cristã o "Hino de número 37" foi de muita importância, especialmente a trinca de versículos 3, 4 e 5:
 
1."Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado" (Salmos 37.5). 
Quando confiamos integralmente no Senhor e fazemos o bem, ou seja, beneficiamos outras pessoas, não prejudicando a ninguém, seremos abençoados com a manutenção diária. É uma promessa de um Deus que não falha no cumprimento dos seus juramentos.
 
2. "Deleita-te também no Senhor, e te concederás os desejos do teu coração" (Salmos 37.4).
Ao colocarmos o "coração" no centro da vontade divina, o SENHOR concederá o que tanto almejamos. E tudo aquilo que Deus outorga ao servo fiel, o beneficiará verdadeiramente.
 
3. "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e ele o fará" (Salmos 37.5).
Ao entregarmos o caminho da vida ao senhorio do Altíssimo, confiando fielmente NELE, há a promessa que ELE tudo fará. Forte tal compromisso, mas é o "Deus todo poderoso" que assegura.
Partindo de uma consciência amplificada pela firme confiança em Deus, segundo o versículo 5, três importantes passos serão dados:
a) O Passo da nossa entrega (Entrega o teu caminho ao Senhor);
b) O Passo da nossa fé (Confia Nele);
c) O Passo de Deus (E Ele tudo fará).
 
Além de compor uma parte importante dos Salmos 37, os três versículos acima elencados, demonstram o quanto a nossa dependência ao SENHOR nos trarão dividendos benéficos e positivos, bem como, estabelecerá no indivíduo obediente um forte crescimento espiritual. Este Salmo é composto de 40 importantes versículos, importando os presentes trechos (3, 4 e 5) como uma forte ênfase e firme orientação a procurarmos a Deus diligentemente.
O Salmo 37 foi escrito quando o Rei Davi já era um homem maduro (v. 25) e com uma forte experiência com o  Senhor, e desta forma, ele reconheceu o quanto Deus cumpre com o que promete. Davi concluiu sabiamente que ao fazermos a nossa parte nesta "Santa Relação", o ALTÍSSIMO nos recompensará plenamente.  
É importante realçar que o Salmo 37 também traz uma reflexão sobre o contraste entre o justo e o ímpio. Evidencia-se neste Salmo que a felicidade do incrédulo não é duradoura, ao passo que o futuro do justo será abençoado. Mesmo que alguns ímpios prosperem de forma ilegal e inaceitável, o futuro deles serão de cobrança e com punição de um Deus que tudo observa, e que nada fica escondido aos seus olhos. Este salmo trata de confiança, entrega, descanso, deleite, e a sabedoria da espera, admoestando aos servos fieis a não invejarem os ímpios, pois o fim destes não será bom.
Descansar nos braços de Deus é simplesmente confiar na atuação divina, mesmo quando as circunstâncias forem contrárias, ou ainda mais quando o ímpio estiver prosperando temporariamente nos seus malignos intentos.
Tudo o que é bom não vem com rapidez, pois como uma fruta que precisa ser maturada para se ter o melhor sabor, aquilo que nos é benéfico também necessita de um amadurecimento para ser bem degustado, uma vez que muitas vezes não estamos preparados emocionalmente ou espiritualmente para receber o melhor de Deus. 
Analisar a própria existência é mais do que imperativo, já que não é sábio competir ou se comparar com o semelhante. A comparação com a vida alheia é prejudicial, pois muitas vezes não se possui um maior parâmetro👇 para que tal paralelo seja realmente efetivado e com benefícios. Isso porque muitos que admiramos "em alguma área" são tristes e infelizes, e por outro lado, não se sabe como tal pessoa venceu verdadeiramente. Então, torna-se prejudicial observar minuciosamente outrem ou querer levar a vida do mesmo.  Muitos podem até prosperar fortemente, e alguns usam até mesmo de subterfúgios nocivos e antagônicos a lei divina, todavia um dia serão expulsos da presença divina, ao contrário daqueles que esperam no SENHOR, pois receberão a boa herança (Salmo 37.9). A melhor comparação que devemos fazer é com Jesus Cristo, e atender aos seus santos preceitos, e por esta grande e bendita motivação não se compare com ninguém. Tens que ser melhor a cada dia, estabelecendo um padrão de excelência para tua vida, e contando com a preciosa ajuda de Deus. 
Creio nas promessas divinas, e até respeito o pensamento daqueles que fogem do pacto com o Senhor, entretanto deles discordo absolutamente, pois todos que divergirem, desacreditarem e desrespeitarem a Deus, um dia serão destruídos, e tudo que amealharam como frutos de suas obras perecerão (Salmo 37.38). Um dia o acerto de contas virá, pois assim como o Senhor é amoroso, Ele é plena justiça e não desampara os justos, todavia os malfeitores e todos aqueles que não querem nada com a lei divina, serão desarraigados.👇👇
Quando analisamos os versículos 36 e 36 dos Salmos 37, vê-se que o salmista contemplou um ímpio com grande poder espalhar-se em sua terra, mas ao passar do tempo ele não mais o encontrou. Tal constatação me faz lembrar ditadores e tiranos que passaram por este mundo, com seus malignos impérios, e onde eles estão agora? Bem, estão mortos e esperando o julgamento divino, e infelizmente, as sentenças não lhes serão satisfatórias.
Ao procedermos a uma analogia da VIDA com uma VIAGEM DE TREM, que em determinadas situações queremos abandonar o percurso, é necessário continuarmos na trajetória ao LADO DO BEM, pois o maquinista divino tem o poder maior sobre TUDO, e desta forma, enquanto vivermos devemos proceder convenientemente, confiando que: "A Salvação dos justos vem do Senhor, pois Ele é a fortaleza no tempo de angústia" (Salmo 37.39). 
Finalmente, consideramos como síntese maior deste salmo: A total dependência que devemos ter ao SENHOR, e Ele ajudará e livrará os justos dos ímpios, já que a confiança do homem correto inviabiliza o plano do maligno, pois os maus intentos dos perversos serão destruídos e somente os bons terão um futuro de paz e de felicidade efetiva.
 
______________ 
 
👉 Padrão, medida, critério, fator, preceito.
👉👉 Retirados de um determinado local, afastados, eliminados, extintos, erradicados. 
Tirar alguém de determinado lugar, com recurso à força. = AFASTAR

"desarraigados", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desarraigados [consultado em 07-11-2021].

domingo, 17 de outubro de 2021

A PERFEITA E FORMIDÁVEL GRAÇA!

                      Próximo a cidade de Algodão de Jandaíra - PB.

Mesmo que percamos a crença em nossas ações e desacreditemos das oportunidades recebidas e reiteradas para uma mudança necessária, existe um DEUS que, apesar dos muitos erros praticados, não se afasta do homem. E isso acontece pela santa interferência de Deus, quando a “Maravilhosa Graça Divina” nos perdoa, mesmo quando não merecíamos qualquer tipo de remissão.

Aquilo que nos deixa para baixo, num sentimento de tristeza, impotência e desprezo por nossas próprias atitudes, só na intervenção graciosa de Deus seremos erguidos. É importante que captemos e introduzamos no coração este saudável e edificante pensamento!
Não temos como alcançar um maior entendimento sobre a graça, já que muitas vezes, em relação a uma misericórdia própria ou de outrem, não a exercemos ou recebemos como devemos. Ainda bem que o SENHOR não age dessa forma, já que o pecado ou a limitação humana não impede a atuação da graça divina.
A Graça se torna um pouco compreensível aos olhos humanos quando observamos uma paisagem seca e um pequeno açude destoando da aridez ali existente. É assim que Deus age com a sua graça; mesmo que não haja fertilidade, o Senhor transforma qualquer cenário, tirando a esterilidade da circunstância e tornando o “TERRENO DA VIDA” produtivo e abençoado.
Algumas vezes, queremos até desistir daquilo que tanto almejamos por achar que não merecemos mais ter nossos desejos concretizados, em face das muitas promessas feitas a Deus, tais como mudarmos e deixarmos de fazer aquilo que tanto nos prejudica e fere as diretrizes divinas. Entretanto, contemplamos um novo dia e nos apercebemos de que a graça se RENOVA e permanece à nossa disposição para que haja a mudança e realmente façamos aquilo que o Senhor tanto requer.
Desta forma, ao cumprirmos seus mandamentos, seremos postos em um patamar espiritual plausível e, como consequência, teremos uma caminhada apreciada pelo Altíssimo. Nesta santa junção, faremos proezas.
A Graça faz entender o porquê de, nas maiores fraquezas, uma força misteriosa e potente surge, nos ajudando a vencer aquilo que tanto nos aflige. Portanto, não desista e compreenda que, se somos fracos em nossas promessas feitas a Deus, Ele não agirá como homem, pois, em sua infinita clemência, legitima o perdão em casos em que a falibilidade humana não torna entendível o uso da Graça. Ah, que Deus tão bom e maravilhoso, que não leva em conta os pecados! Pois, se dependêssemos de nossas forças, não perdoaríamos a ninguém, bem como a nós mesmos.
A Graça acontece quando queremos abandonar tudo, mas o ETERNO DEUS toma conta do nosso coração, bradando com uma ordem imperiosa: "Eu acredito em você e ponho a minha MÃO em tua vida, mesmo com tuas limitações e falta de atendimento às minhas determinações." Regozijo-me num Deus grandioso que só se aparta do homem quando, definitivamente, o indivíduo não quer mais nada com o divino. Enquanto tivermos o sopro de vida em nossas narinas, não devemos desistir da graça divina, pois o SENHOR não desiste de nós. E não cansamos de repetir, mesmo com redundância: "GRAÇAS A DEUS" pela infinita graça.
Se não fosse a atuação de Deus, já teríamos sido aniquilados pelos efeitos do pecado; todavia, por uma ação maravilhosa e celestial, temos uma nova oportunidade de conversão e ajuste aos padrões divinos. Então, vamos aceitar e receber a Graça, e que possamos nos amoldar ao que Deus preceitua e fazermos as coisas diferentes daqui para frente.
Assim, MUDE e não exagere na Misericórdia Divina, pois até mesmo Deus não aceita a persistência do homem no ERRO. Se este continuar pecando desregradamente, poderá até perder o recebimento e a atuação da PERFEITA E FORMIDÁVEL GRAÇA.






sábado, 9 de outubro de 2021

POR QUE BUSCAR A SABEDORIA?

"Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento." (Provérbios 2.6).

A palavra WISDOM (Sabedoria em inglês) deriva de uma antiga palavra anglo-saxônica que significa "ver" e na língua grega "iluminar".
O Rei Salomão, autor de boa parte do livro bíblico de Provérbios, foi o homem mais sábio do que se tem notícia. E, esse homem, entre todas as bênçãos que poderia requerer de Deus, ele escolheu apenas uma: "A Sabedoria" (1 Reis 3.3-14). A escolha de Salomão ateve-se principalmente ao valor inestimável de possuir um coração sábio. Ele observou  a importância da busca da SABEDORIA com sensibilidade, inteligência e espiritualidade, já que: "Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! (Provérbios 16.16).
A  Bíblia também salienta em Provérbios, capítulo 2, versículo 6, que a verdadeira sabedoria vem de Deus, assim como o conhecimento e todo o entendimento. A sabedoria é reconhecidamente uma dádiva divina. Não é aquela inata ao homem, nem adquirida pelo trabalho duro, nem pela observação cuidadosa da vida, nem pela autodisciplina ou muito menos por uma brilhante inteligência, já que a sabedoria aqui defendida não é advinda de experiências vivenciais, e sim a proveniente do Altíssimo Deus. 
É comum ouvir sobre a existência da sabedoria popular. Em nossa cultura as pessoas são encorajadas a buscar sabedoria em todos os lugares. Todavia, muitos desses caminhos não apontarão efetivamente para Deus. O primeiro passo a ser dado em direção a Sabedoria Divina, será o TEMOR DO SENHOR (Provérbios 1.7a).  
Partindo de algumas premissas aqui defendidas, peça sabedoria a Deus. É Ele que descortina o escondido, te revelando o que não está demonstrado a primeira vista, e totalmente encoberto nas entrelinhas,👇 pois como bem enunciou Cícero: "Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la." 
O verdadeiro sábio ouve aquilo que não foi dito, e baseado nesta salutar constatação, é de total proveito buscar a sabedoria divina, pois ela protege nossas vidas, para não sermos atingidos por circunstâncias adversas e repentinas. 
A sabedoria é uma inspiração ofertada por Deus, no intuito de livrar-nos dos perigos escondidos e traiçoeiros, onde acumularemos instruções divinas que serão de grande utilidade em todos os aspectos do viver.
Assim, não será só o conhecimento intelectual que nos capacitará a sermos vitoriosos, mas sim a inesgotável sabedoria herdada de Deus, assistindo razão ao saudoso Reverendo Billy Graham, quando expressou: "O Conhecimento é horizontal. A Sabedoria é vertical - ela desce do Alto."

____________

👉Sentido figurado: Aquilo que está implícito ou subentendido.