Pesquisar este blog

sábado, 4 de abril de 2020

RECONHEÇA QUEM DEVE CONTINUAR FAZENDO PARTE DA TUA HISTÓRIA!


“A cada chamado da vida, o coração deve estar pronto para a despedida e para novo começo, com ânimo e sem lamúrias. Aberto sempre para novos compromissos. Dentro de cada começar mora um encanto que nos dá forças e nos ajuda a viver.” (Hermann Hesse)


            No Livro Bíblico de Gênesis 21.14 a 21, observamos uma história comovente, onde acontece a despedida de Agar e seu filho Ismael do patriarca Abraão. Infelizmente, algumas controvérsias vieram a tona, e fizeram com que tal situação ocorresse, pois Sara (mulher de Abraão) e sua serva Agar se desentendiam por causa dos filhos, e a separação tornou-se necessária. 
Reconhecemos que a separação é bem triste, e até mesmo traumática, contudo, em certos casos é mais do que inevitável. Pessoas passam por nossa vida, sendo algumas significativas e outras menos importantes. Todavia, uma constatação torna-se evidente: "Nem todos farão parte de nossa história futura, por alguns fatores." Alguns não se adequam a nossa forma de viver, e outras, infelizmente são nocivas, e nestes dois tipos de relacionamentos teremos muito a perder. 
É imperativo amar os semelhantes, mas isto não incentiva a termos algumas companhias por toda a existência. Nem todos devem nos acompanhar na caminhada, pois alguns não terão maiores condições de serem cúmplices de nossa biografia.
Alguém pode estar perguntando: Onde o Autor quer chegar com uma afirmação tão forte? 
Prontamente respondemos, demonstrando alguns impedimentos para que alguém não nos acompanhe mais, senão vejamos:

1. SIMPLESMENTE DEUS NÃO QUER: 
Isso mesmo! Deus, certas vezes, não quer que sejamos próximos de algumas pessoas. Ele, em sua maravilhosa onisciência,1 sabe o que está de mais escondido no recôndito2 da alma humana. Nos aproximamos de alguém, e não sabemos de sua real intenção, e as vezes, tal indivíduo não quer o nosso bem. E, desta forma, o SENHOR quer livrar-nos de contrariedades futuras, nos afastando deste tipo de pessoa, pois pode influenciar mal o nosso percurso.

2. HÁ INCOMPATIBILIDADE DE PENSAMENTOS:
A vida é bem curiosa. Contemplamos uma amizade benéfica de muito tempo, entretanto, uma das pessoas muda subitamente de comportamento, começando a ocorrer divergências de pensamentos. Quando o entendimento sobre a vida ou situações do cotidiano divergem muito, lamentavelmente pode acontecer um racha, e daí um afastamento provisório pode evitar algo mais forte, sendo de bom alvitre um distanciamento.
Reconhecemos que numa amizade deve existir o respeito pelo contraditório, contudo nem sempre é assim, e em alguns casos, a separação inevitavelmente ocorrerá.

3. ESPIRITUALIDADE DIFERENTE:
Começamos a dedicar ao SENHOR com mais ênfase, e a nossa frequência a Igreja torna-se mais constante, e como consequência, pode haver um certo desligamento ou uma ruptura total com um amigo, que não dá mínima bola para o teu lado espiritual. Dai não tem-se como segurar esta relação, já que interesses opostos tornam-se absolutos. 

           Excetuando-se, logicamente, a não separação de um casal (Marido e Esposa), pois: "o que Deus uniu, o homem não separe (Mateus 19.6); tornando-se restrito aos casos delineados na Bíblia, faz-se evidente que existem outros motivos significativos para um afastamento, mas aqui exemplifiquei aqueles a meu ver os mais significativos. O mais importante é que DEUS nunca deixará de nos acompanhar. Separações, fatalmente existirão, já que fazem parte da realidade deste mundo. Por outro lado, aquelas pessoas importantes e usadas por Deus para o momento presente e quem sabe também no futuro, estarão conosco nos momentos aprazíveis e especialmente nas épocas mais difíceis. Devemos olhar para a frente, pois como bem disse Thomas Jefferson: "Gosto mais dos sonhos do futuro do que da história do passado."

_______________

1 Saber absoluto; conhecimento abundante sobre tudo; 
2 Íntimo, oculto, escondido.

3 comentários: