"Aquele que te guarda, não dorme." (Salmo 121.3)
O Livro de Salmos é um guia devocional do mais alto gabarito, tornando-se significativo, notadamente, para aqueles que temem ao Deus Altíssimo, sendo o mais longo capitulo da Bíblia com 150 versículos. O mais importante deste livro é a forma que ele exalta o Senhor, demonstrando como Ele é poderoso, contudo, altamente amoroso e solucionador dos problemas cotidianos, para quem realmente o procura pela fé.
Estruturalmente, os Salmos encontram-se divididos em cinco livros:
I - Primeiro Livro (Capítulo 1 a 41);
II - Segundo Livro (Capítulo 42 a 72);
III - Terceiro Livro (Capítulo 73 a 89);
IV - Quarto Livro (Capítulo 90 a 106);
V - Quinto Livro (Capítulo 107 a 150).
Evidente, que todos os salmos são por demais importantes, guiando-nos em ensinamentos preciosos, todavia, existem aqueles que tornaram-se mais conhecidos e admirados, tais como: Salmo 1, Salmo 15, Salmo 23, Salmo 37, Salmo 40, Salmo 51, Salmo 91, e Salmo 119.
Reiteramos, que cada salmo possui um expressivo valor, com sua peculiaridade única, mas entendemos que uma experiência marcante, pode atestar um capitulo mais relevante para cada indivíduo. Ter uma preferência por algo é uma situação inerente ao ser humano, e é salutar que isto aconteça.
Quando conheci os princípios bíblicos estabelecidos nos Salmos, um me chamou atenção em especial, precisamente o SALMO 37, nos versículos 3 a 5, onde preceitua que: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederás os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará." Confesso que tal descoberta espiritual teve a ver com uma determinada crise pessoal que estava enfrentando. O mais importante é que tal hino me sensibilizou bastante, e deste episódio em diante, a minha visão de Deus ficou mais definida e objetiva, e como consequência, procurei ter uma maior intimidade com o Senhor. O Salmo 37 comprovou de forma clara e pedagógica para mim, de como Deus é admirável, pois se confiarmos inteiramente Nele, sossegaremos dos embates diários, e assim, observaremos o pleno agir divino a nosso favor.
Os Salmos retratam momentos alegres ou tristes vividos por seus autores, mas sobretudo, contritas devoções ao "Rei dos reis", reconhecendo o quanto Ele é importante.
Todos os 66 Livros da Bíblia são admiráveis e representativos, especialmente, os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) que mostram a biografia do maior SER que pisou neste mundo: JESUS CRISTO; e os Salmos que louvam a grandeza do SENHOR, num contexto de uma fé única que nasce do interior, extrapolando os limites do impossível.
Assim, deleitem-se na leitura dos SALMOS, e vivenciem os ensinamentos espirituais ali adquiridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário