Pesquisar este blog

sábado, 26 de maio de 2018

A VERDADEIRA SOBERANIA


“Deus é lei para si mesmo e… não tem nenhuma obrigação de prestar contas de suas atitudes a quem quer que seja”.  (A. W. Pink).


A soberania de um País, em linhas gerais, diz respeito à sua autonomia, ao poder político e decisões dentro de seu respectivo território, principalmente no tocante à defesa dos interesses nacionais. Contudo, mesmo assim, a soberania de uma nação está condicionada a fatores externos. Mesmo, que possua independência administrativa, uma determinada pátria não deixará de sujeitar-se a certos acontecimentos mundiais. Trata-se de uma soberania relativa, e podemos exemplificar tal raciocínio, apenas com uma simples manifestação de Estado de Guerra.
Já com nosso Deus não acontece isto, pois Ele é o soberano único e total do universo, já que: "O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe" (Salmo 103.19).
Uma nação para considerar-se soberana, alguns requisitos internos são necessários, porém com Deus é diferente. Ele é soberano, simplesmente porque é!
Deus possui controle dos seres e das coisas. Quando Ele deseja, tudo acontece e nada está fora do seu querer. É assim, e ponto final.
Se o homem não se dobra perante esta soberania, ele só terá a perder, pois nada atingirá o Altíssimo. 
O Senhor não se curva diante das potências mundiais. Nas mãos de Deus permanece, inclusive, o controle de todo arsenal militar universal. Se Ele não permitir, qualquer Exército deste mundo não terá a mínima condição de disparar um simples projétil de arma de fogo.
O Todo Poderoso tem a estrutura de acabar com qualquer situação, o qual não esteja no centro de sua vontade absoluta.
Apesar desta soberania esplêndida, Deus guarda no íntimo um amor pessoal e único por cada ser humano. Esta forte relação, que excede a compreensão da humanidade, não está totalmente adstrita a nossa obediência, e sim a grandeza da graça divina. Se assim o fosse, ninguém neste mundo teria o seu amor, pois todos pecaram e carecem do seu perdão.1
Deus, não obstante a sua autoridade suprema, usa de sua santa misericórdia conosco e não nos paga conforme merecemos. 
Entender a superioridade divina não é necessário, nem mesmo cabível. Temos que apenas obedecê-lo e ter enraizado no nosso coração que:
SÓ DEUS POSSUI A TOTAL SOBERANIA.

______________

1 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados, gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (Romanos 3.23-24).

2 comentários: