Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

A MORTE NÃO É O FIM!



“A morte não é o fim, mas o começo de uma nova dimensão de vida – a vida eterna (...) Pela sua ressurreição de entre os mortos, Jesus demonstrou que existe vida após a morte” (Billy Graham).



A atriz Carrie Fisher, que morreu em 27 de dezembro de 2016, quatro dias depois de sofrer um infarto durante um voo entre Londres e Los Angeles, falou sobre o fim da vida em uma entrevista publicada pela revista Rolling Stone no dia 28 de novembro de 2016. O assunto veio à tona quando ela foi questionada se estava na sua fase mais feliz. “Sim, não fico feliz por envelhecer, mas quais opções eu tenho? Só que aprendi muito. Confio em mim mesma, nos meus instintos, sei o que vou fazer, e o que posso ou não fazer. Passei por muita coisa e posso passar por outras mais, mas espero que eu não tenha que fazer isso. Se for necessário, estarei pronta. Não vou gostar de morrer, mas não há muito tempo para me preparar para a morte”, disse ela. Quando lhe perguntam se ela tinha medo da morte, Carrie dá uma resposta filosófica: “Tenho medo de ir morrendo. Qualquer coisa com dor ou associada à ela, eu não gosto. Já senti isso por algumas pessoas quando elas estavam morrendo e não foi nada divertido. Mas, se acontecesse comigo, eu ia gostar de ter alguém como eu ao meu lado. E eu estarei lá!”, disse, bem-humorada.[1]
Confessamos que a morte é um tema difícil de tratarmos em qualquer situação. Gostamos de tratar aqui de assuntos pertinentes à vida, a felicidade, o amor, e outros temas mais alegres, e que evidentemente nos colocam para cima, contudo, não devemos esquecer que a morte é um assunto bem real. Reconhecemos, logicamente, a complexidade da questão, todavia o tema não deve ser deixado de lado. O célebre Benjamin Franklin afirmou inteligentemente que “Neste mundo, só havia duas coisas infalíveis: os impostos e a morte”. Então, inexoravelmente,[2] passaremos por esta situação, quer queiramos ou não. 
Já que a morte é um acontecimento inevitável, temos que tratar esta matéria com a seriedade que é lhe devida. Quando pensamos nesta situação, vem sempre à tona uma questão peculiar e importante: Para onde iremos depois da morte? A morte não é o fim, e Deus, promete uma maravilhosa eternidade para todos, e requer apenas uma condição precípua: “Crer no Senhor Jesus como nosso real salvador”.[3] Desta forma, existem duas opções, mesmo que muitos não creiam ou não queiram: “Uma eternidade próxima ao Senhor, e a outra bem distante de sua santa presença”. A promessa da vida eterna é um bom motivo de olharmos para a remissão de nossos pecados em Cristo Jesus, e vivermos nesta terra despreocupadamente, até o dia em que Deus nos chamar para junto Dele. Podemos visualizar uma eternidade perfeita com Deus já agora, principalmente, na forma de como vivemos neste mundo e como observamos o porvir. Nada de se preocupar amplamente e angustiadamente com a morte. Claro que não! Mas nem por isso, poderemos deixar esta circunstância inteiramente ao acaso. Damos graças a Deus, pois o seu afeto ao ser humano é inimaginável, e o seu plano de salvação reflete o seu intenso amor pelo homem. Não importa o nosso passado, e o que fizemos de mal, já que o Senhor nos ama incondicionalmente do jeito que somos e com as nossas falhas. Ele quer transformar o que deve ser mudado, superando todas as nossas fraquezas, e purificando nossos pecados. Desta forma, teremos satisfação em viver bem, não nos preocupando com a segunda morada, que um dia implacavelmente virá. Ao aceitarmos o perdão incondicional de Deus, não nos inquietaremos com a morte, e viveremos aqui intensamente e triunfalmente até o dia que o Senhor nos chamar. A condição para a vida eterna não é tão complicada, sobretudo, quando aceitamos Jesus como o nosso suficiente salvador. Assim, a morte não será o fim, pois com Cristo ao nosso lado venceremos e a enfrentaremos, já que: 
“Onde está, ó Morte, a tua vitória? Onde está, ó Morte, o teu aguilhão?” [4] (1 Coríntios 15.55). 

_____________________                                                
[1] Fonte: MAIS PB (às 08h58 do dia 28/12/2016);
[2] Que não pode ser evitado, mudado.
[3] Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
[4] Tormento, sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário