Pesquisar este blog

sábado, 24 de junho de 2017

CUIDADO COM O AMPLIFICADOR DE MENSAGENS!

"O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura" (Provérbios 13.17).

O portador de uma mensagem geralmente é bem valorizado, principalmente quando ele entrega o recado corretamente. Infelizmente, muitos se aproveitam de uma determinada mensagem e amplificam o que não existe. Aquilo que, na maioria das vezes, seria uma solução pode tornar-se uma grande controvérsia.

Lembramos de uma experiência interessante no lado profissional, quando uma especialista em relações humanas realizou uma experiência com os funcionários de uma determinada repartição. Ela quis demonstrar o quanto uma conversa podia ser alterada. Dessa forma, a palestrante narrou uma história ao primeiro interlocutor e, ao chegar ao décimo ouvinte, a narrativa já estava completamente modificada.
A maioria das pessoas possui uma tendência esquisita de aumentar a amplitude das histórias. Parece que tal comportamento é da natureza humana; contudo, não é sábio proceder dessa forma.
O fato é que devemos ter um cuidado redobrado ao receber determinadas comunicações. Principalmente, aquelas mensagens que são trazidas com o propósito de noticiar algum fato importante ou comunicar que alguém está falando mal de outrem. Sim! Porque uma pessoa com bons propósitos geralmente não amplifica mensagens. Em algumas circunstâncias, torna-se até notório a satisfação do emissário com a negatividade da mensagem, como se estivesse, exultante, entregando uma notícia desagradável.
Nem tudo o que escutamos deve ser colocado para frente. Sabemos o que deve ser dito ao semelhante, sem precisar incitar contendas. É apenas uma questão de bom senso. Às vezes, uma pessoa comenta algo sobre um amigo em comum que te parece inconveniente. Não passe para frente algo que machuca! Evite colocar adiante aquilo que não edifica, pois além de fazer mal a terceiros, você pode estar caindo em uma armadilha proposital e falando o que o emissor tinha vontade, mas não teve a devida coragem.
Por outro lado, a recíproca é verdadeira: quando você quer dizer algo a outra pessoa, mas não tem coragem e usa o nome do emissário para expressar a sua vontade. Será que Deus gosta das duas formas de agir? É evidente que não, pois o Senhor exalta a verdade e o equilíbrio em todas as coisas. Em determinadas situações, somos até obrigados a ouvir uma narrativa; entretanto, não devemos esquecer de sondar toda a circunstância para, depois, repassar, se necessário for.
A expressão introdutória do presente texto (Provérbios 13.17) sintetiza muito bem a ideia central do tema aqui exposto, ao enfatizar que: "O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz cura". No tempo do Rei Salomão, os reis dependiam de mensageiros para serem informados. Os portadores dos comunicados tinham que ser confiáveis, já que uma informação incorreta poderia provocar até uma guerra. Se a mensagem recebida fosse diferente da que foi enviada, matrimônios, negócios e até relações diplomáticas poderiam ser afetados. O versículo acima descrito não é de difícil compreensão, já que o próprio Deus reconhece a sordidez de uma mensagem vinda de uma boca imprecisa, indicando que o seu caminho se tornará impróprio. Contudo, o portador de uma comunicação correta deixará qualquer recebedor tranquilo, visto que inexiste a demonstração de malignidade em suas intenções, servindo até de alívio para a alma de quem escuta.
Cuidado na escolha das palavras de uma mensagem, para não amplificar o que é mínimo. E, para quem vai ouvir, não tome qualquer iniciativa até que se entenda com clareza o teor da história. Não cansamos de repetir: "Muitos males alastram-se neste mundo em face de certas pessoas aumentarem circunstâncias que jamais deveriam ser ampliadas".
Amigos, o caso é tão sério que até mortes ocorreram em virtude de o mensageiro não ter tido o devido discernimento na condução de uma notícia. Assim, é necessário possuir a devida sabedoria e entregar aos cuidados de Deus aquelas situações em que recebemos avisos importantes. Seja um noticiador que traga benesses para quem escuta, evitando tudo aquilo que evidencie uma preocupação desnecessária para outrem.
Se você souber de algo que pode realmente beneficiar alguém, passe para frente tranquilamente. E se for o caso de a vida te escolher para noticiar algo complicado e grave, consulte a Deus através de uma prece e, então, faça isso com o maior cuidado possível.
O conselho final é simples e prático: "NÃO AMPLIFIQUE AS MENSAGENS".

sexta-feira, 16 de junho de 2017

PROBLEMA. UM GIGANTE A SER VENCIDO!


"Todas as pessoas têm problemas, todos os problemas têm solução". (Norman Vincent Peale).


    Problemas sempre existirão neste mundo. Inevitavelmente, passaremos por contrariedades. Desta forma, você sempre terá algo a resolver, independentemente do tamanho da dificuldade. 
Não temos como medir a dimensão de uma contrariedade. O que pode ser para você um pequeno problema, para outro poderá ser enorme. Então, trataremos todos os problemas, como gigantes a serem derrotados. Obstáculos existem para serem devidamente ultrapassados. 
Segundo a Bíblia, o Rei Davi de Israel foi um homem que enfrentou várias dificuldades em sua vida, e o seu primeiro enfrentamento mais famoso foi contra o gigante Golias (1 Samuel 17). Muito embora já tivesse encarado um urso e um leão. Davi foi promovido em sua carreira espiritual, após vencer um grande problema que o gigante filisteu representava para a nação israelita. 
O que seria do Rei Davi se não existisse o gigante Golias?
Talvez fosse o mesmo Davi, mas com certeza sem uma experiência marcante e fortalecedora.   
Semelhantemente, após ultrapassarmos uma grande adversidade, a vitória trará o entendimento do contexto espiritual, em que estamos envolvidos, bem como, consequências positivas para a nossa caminhada.
O fato é que vencedores de gigantes triunfam em público, porque já tiveram importantes vitórias no particular.
A vitória de Davi sobre o gigante Golias não começou naquele dia no campo de batalha. Começou bem antes, nos campos onde ele pastoreava os rebanhos de seu pai. Foi lá que Davi aprendeu a ouvir a voz de Deus, e derrotar as palavras de desencorajamento, que muitos lançavam sobre ele. Na luta travada com Golias, o próprio irmão Eliabe quis desanimá-lo (1 Samuel 17.28), entretanto, Davi não se deixou abater, pois ele confiava no seu Deus.  
O combate de Davi contra Golias nos oferecem algumas lições relevantes.
Então, como vencer os gigantes da vida?

1. ENFRENTE O PROBLEMA:
"Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel" (1 Samuel 17.46).
Os problemas tem o poder de nos assustar. Momentos estes, que normalmente, somos tendentes a corrermos com pavor. Davi ao enfrentar o gigante, não procedeu desta forma. Ele visualizou o gigante de frente e confiou na força divina, crendo que iria derrotá-lo, como de fato aconteceu.
Venceremos os problemas não fugindo, mas acreditando plenamente no nosso Senhor Jesus.

2. USE AS ARMAS QUE VOCÊ POSSUI:
"E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra" (1 Samuel 17.49).
Davi na luta contra Golias, usou uma funda👇 como arma. Ele sabia manusear este artefato como ninguém, e desta forma utilizou-a produtivamente. Sabemos que a maior força de Davi era de Deus, todavia ele também usou aquilo que estava a sua disposição.
Com a nossa fé neste sentido, igualmente, teremos força divina para abater os gigantes de nossa vida. Entretanto, Deus também conta com a capacidade de usarmos nossas armas, tais como: inteligência, sabedoria e outras aptidões.

3. ESTEJA PREVENIDO:
"E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda, e foi aproximando-se do filisteu". (1 Samuel 17.40).
Davi, nesta luta, armou-se de cinco pedras. Por que isto?
Claro que há uma razão! Existem evidências que Golias tinha mais quatro irmãos (Isbi-Benobe, Safe, Lami, e um "Homem de alta estatura") e todos eram gigantes.👇👇 E eles poderiam estar próximos ao local da luta travada entre Davi e Golias.
Devemos, por conseguinte, ante os embates nesta caminhada, usar da prevenção, para que não sejamos apanhados de surpresa. Nesta vida, passaremos por lutas renhidas, e para tanto toda precaução é necessária. Com preceitua o ditado: "O homem prevenido vale por dois".

4. LUTE AO LADO DO SENHOR:
"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado" (1 Samuel 17.45). 
Na luta travada, Davi fez questão de enfatizar ao filisteu, que estava combatendo em nome de Deus.
Temos um grande aliado: "Jesus Cristo". Com Ele, estaremos prontos e determinados ao enfrentamento de qualquer gigante que tente nos abater. Nada neste mundo, sobrepujará o Senhor, pois o divino desconhece a palavra derrota. Com Ele ao nosso lado, nada temeremos.

5. AO VENCER, EXTIRPE AS RAÍZES DO MAL:
"Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram" (1 Samuel 17.51). 
Davi ao derrotar Golias, automaticamente, dirigiu-se até onde o gigante caiu, e cortou sua cabeça. Com esta tática inteligente, ele queria exterminar qualquer possibilidade de contra-ataque de Golias, pois ele poderia não ter morrido.
Assim, devemos eliminar todas as raízes de um problema. Aquela vitória consagradora sobre um problema, tem que estar consubstanciada na resolução total do mal. Quem já foi alcoólatra, deve ter o cuidado para não beber novamente. Quem já teve fraquezas morais, deve ter o zelo necessário para não cobiçar e não se expor indevidamente. Um casal que brigava constantemente e deixou, não deve voltar a discutir por causas fúteis.
Quando vencerdes, corte definitivamente da tua vida, aquilo que causava a derrota. 

             Enfermidades, batalhas espirituais, dores, maldades, contrariedades, tristezas, não terão força de abater aqueles que nasceram para vencer. Não se trata de um otimismo exagerado, e sim de uma realidade baseada na fé. Nenhum mal derrubará aquele que centraliza sua vida na palavra do Senhor. Se algo te abala fortemente, espere só um pouco e Deus derrubará a muralha do infortúnio. Tenha a noção que apenas com o sopro divino, este gigante será derrubado, pois em Cristo: VOCÊ É MAIS DO QUE VENCEDOR!  
 
_____________

👉Tira de couro ou corda, para arremessar pedras. 
👉👉2 Samuel 21.15-22; 1 Crônicas 20.1-8.

sábado, 10 de junho de 2017

A VERDADEIRA ELEGÂNCIA!


"A simplicidade é a tônica de toda a verdadeira elegância" (Coco Chanel).


                Quando destacamos a palavra elegância, algumas definições vem à mente, senão vejamos: boa proporção ou harmonia de formas; graça; requinte; sutileza; refinamento; bom gosto no vestir, no falar; delicadeza; e boas maneiras.
Quando detectamos a elegância na moda, especialmente no que tange ao seu aspecto mercadológico, observamos que este setor engloba uma soma monetária altíssima, onde só o mercado de vestuário movimenta aproximadamente R$ 200 bilhões ao ano.1 Algumas cidades importantíssimas, tais como: Nova York, São Paulo, Londres, Milão e Paris; destacam-se por desfiles deslumbrantes, onde as tendências de moda são constantemente lançadas.
Muitos ganham a vida neste ramo, e alguns chegam a se destacarem como grandes entendedores deste assunto. Entretanto, temos uma opinião própria sobre este tema: "Somos nós que fazemos nossa própria moda". Para tanto, uma pessoa pode ter uma situação econômica precária, contudo, ser dotada de um bom gosto na escolha das roupas e suas combinações. Percebemos que é na simplicidade, como bem preceituou Coco Chanel,2 que se mostra a verdadeira elegância, já que alguns são abastados financeiramente, e não sabem combinar em nada suas vestimentas. Não sabem diferenciar uma cor de outra, misturando tudo, se tornando uma verdadeira fantasia ambulante. Desta forma, chegamos a uma constatação sólida: "Nunca será a condição financeira o diferencial entre um elegante e o desarmonioso"
Por outro lado, não devemos esquecer que não é o valor da roupa que indica o caráter de alguém. Não adianta usar um terno caríssimo ou um vestido deslumbrante, se a pessoa não possuir a mínima honestidade no viver. 
Várias listas já foram divulgadas sobre as pessoas mais elegantes do mundo ou da história. Foram colocados em algumas listagens especializadas, como os mais refinados da moda, todos os tipos de pessoas, precisamente: Reis, Rainhas, Atores, Atrizes, Modelos, Socialites, Empresários, Cineastas, Políticos, Esportistas, Escritores e etc.; entretanto, a nossa escolha para o ser mais elegante, que já passou por este mundo pode até surpreender: JESUS CRISTO!  
Logicamente, que esta escolha pode e deve ser explicada, e destarte, alguns atributos deste ser majestoso e elegante, merecem ser aqui evidenciados, os quais são:

1. EDUCAÇÃO:
"Apegue-se à instrução, não a abandona; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus" (Provérbios 4.13-14). 

Não se concebe uma pessoa elegante sem educação. Quando estudamos a vida de Jesus, observamos que Ele nunca tratou ninguém grosseiramente. Até mesmo, para entrar na vida espiritual de alguém, o Senhor pediu licença,3 evidenciando que o elegante não obriga ninguém a pensar como ele. O elegante é educado, e mostra através de sua existência um modo correto de proceder, com comportamento e atitudes correspondentes a um ser realmente cortês. E o Senhor assim fez, quando de sua passagem neste mundo, pregando a verdade de forma ponderada e firme. Ele nunca perdeu a qualidade de tratar bem as pessoas, mesmo que elas não merecessem.

2. HUMILDADE:
"Sejam todos humildes uns para com os outros, porque Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes" (1 Pedro 5.5).
Não há nada mais deselegante do que um indivíduo orgulhoso. De maneira nenhuma, uma pessoa será reconhecida como elegante, ao se portar soberbamente. O perigo do orgulho é que ele nos transmite um sentimento de falsa segurança. E esta garantia só obteremos no Senhor, pois Nele encontramos o maior exemplo de convicção e modéstia. Muito embora, o nazareno pudesse exaltar-se ou glorificar-se de sua condição divina (Ele sabia disso),4 nunca houve vanglória por parte de Jesus, a ponto de perder sua humildade. O elegante é antes de tudo humilde, e reconhece cabalmente que se é alguma coisa, tudo é devido ao maior do maiores: O SENHOR JESUS.

3. SOBRIEDADE E BOM COMPORTAMENTO
"E mostra-te em tudo modelo de bom comportamento" (Tito 2.7a).
O elegante é uma pessoa discreta no seu viver, e que não procura chamar atenção de forma exagerada. 
Sobriedade significa moderação, e se você possuir tal qualidade, isto deve ser notório a todos que te observarem.5 Ter sobriedade, envolve vários aspectos de nossa forma de proceder, tais como: 
- No Falar;
- Na alimentação;
- Na forma de pensar;
- No vestir;
- No observar a vida equilibradamente. 
Jesus é o maior exemplo de sobriedade, já que deste modo, comportou-se em todos os momentos de sua existência. Ele sabia como se portar decentemente, demonstrando a elegância por um comportamento correto e limpo.

4. AMOR:
"O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor" (Salmos 103.8). 
Como bem disse Yves Saint Laurent: "Sem elegância no coração, não há elegância". Grande frase deste conceituado estilista, e que adverte a todos, sobre a importância de ter generosidade no trato com os semelhantes.
Nunca será uma pessoa elegante, aquele que possui ódio no coração. E Jesus foi o maior artífice do amor neste mundo. Em sua breve passagem na Terra, Ele impulsionou diariamente este sentimento para todos que o cercavam. Não se engane, pois a disposição de amar, te trará bons retornos, e a elegância estará devidamente configurada no teu viver.

5. SABEDORIA:
"Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens" (Lucas 2.52).
A sabedoria não é apenas um modo de vida, mas sobretudo uma maneira como se caminha. Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus. É andar, segundo o conselho de Deus, fazendo a sua vontade e deleitando-se nele. Ao lermos o Livro Bíblico de Lucas 2.52, observamos que desde criança, Jesus Cristo já demonstrava sabedoria. Isto demonstra a importância de também possuímos tal qualidade. Digno de admiração é a sapiência de Jesus, pois Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência (Colossenses 2.3).
Quando examinamos um sujeito equilibrado e sábio espiritualmente, automaticamente, verificamos uma elegância natural, pois, isto já é demonstrado nos seus corretos procedimentos.

6. CONTROLE PRÓPRIO:
"O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se" (Provérbios 29.11).

Inúmeras vezes o nosso Senhor foi provocado em sua fascinante caminhada, e constantemente controlou-se.
Reconhecemos a dificuldade de controle, quando somos injustamente agredidos. Porém, o que devemos fazer é respirar fortemente, e no sentido simbólico: não descer do salto.6
Ao passarmos por situações complicadas, onde a nossa maior vontade é explodir em cólera, torna-se imprescindível uma ajuda maior. E isto, dar-se-á através de uma simples prece ao aperfeiçoador de nossa fé, e o devido controle virá. Por conseguinte, entrará na alma uma paz que excede todo entendimento humano, que só de Deus pode vim. Você também é elegante, quando se controla.

7. BOAS AMIZADES:
"Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal" (Provérbios 13.20).
Um bom relacionamento te fará bem. E Jesus também teve alguns amigos mais chegados. Nos relatos bíblicos, o Senhor sempre esteve ao lado de bons companheiros. A escolha da amizade é primordial na caminhada existencial, e esta seleção, também poderá influenciar em tua elegância.
Como entender uma pessoa elegante com amigos nocivos?
Não tem como compreender tal fato! Logo, é muito importante ter relacionamentos sadios, já que isto influenciará o percurso rumo ao sucesso pessoal. Como bem disse Thomas S. Monson: "Os amigos que vocês escolhem os ajudam a progredir ou obstruem seu sucesso".  
O sofisticado de ações, normalmente, acompanha-se de outro elegante.

8. FÉ e CONFIANÇA:
"Jesus respondeu: Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: Levante-se e atire-se no mar, e assim será feito" (Mateus 21.21).
Neste versículo já mostra um exemplo de grande convicção, e sem sombras de dúvidas, Jesus é o maior mestre da fé e confiança em Deus. Todos os seus ensinamentos demonstram cabalmente esta colocação. 
Geralmente, admiramos uma pessoa portadora de uma fé equilibrada, pois a elegância espiritual já se torna visível. 
Uma pessoa confiante atrai, já que muitos gostam de sua companhia. Na contramão desta hipótese, o descrente é dotado de incerteza, espantando qualquer tipo de aproximação. Como é deselegante uma pessoa negativa, que reclama de tudo, e que para ela tudo é ruim. Este tipo de pessoa, amedronta uma maior convivência. 
Procurar ter fé, bem como confiar em Deus, tornará uma pessoa harmoniosa no comportamento.

9. SEGURANÇA
"O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros" (Provérbios 18.10).
Quando vemos uma pessoa firme, sem altivez e consciente do seu valor em Cristo, ficamos admirados. O nosso Senhor era seguro do seu maior intento. Quando Ele aqui esteve para fazer a obra redentora da humanidade, procedeu de uma forma esplêndida, pois tinha a verdadeira segurança, que era obedecer inteiramente ao seu divino pai.
Devemos imitar o bom, e ter o Senhor como nosso refúgio, o qual será demonstrado elegantemente pelos bons frutos. 
A segurança do comportamento de uma pessoa, traduz-se efetivamente pela firmeza de seus propósitos em sua  caminhada existencial.

10. BONDADE E BENIGNIDADE:
"O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz" (Salmo 145.13b).
Você conhece uma pessoa má e elegante?
Não, na vida real! Isto pode acontecer no cinema, ou em outra situação, não menos contraditória.
O homem bom agrada a Deus, e seus passos são devidamente firmados.7
O que a bíblia quer exprimir com o termo "BOM"?
Este vocábulo é o mesmo que: justo, reto, íntegro, honesto, leal, transparente, honrado, digno. Bom é o contrário exato de mau e perverso.
Em Gálatas 5.22, o termo usado para "benignidade" é "chrestoles", que em Romanos 2.4 é traduzido como "bondade", mas também se relaciona com "excelência moral" e gentileza. A palavra "cherestotes" procede de "chrestos", que pode ser traduzida como "suave" (Mateus 11.30) ou "excelente" (Lucas 5.39). Jesus, visivelmente, possuiu todas essas características.8
Realmente, não tem nada mais elegante do que uma pessoa suave e gentil.

11. ALEGRIA:
"A alegria do Senhor é a vossa força" (Neemias 8.10).
Jesus Cristo em alguns relatos bíblicos se mostrava alegre. Em todo e qualquer local que Ele andava, cercava-se de pessoas, e até as crianças gostavam de sua companhia.9
Por que muitos apreciavam a companhia de Jesus?
A resposta é simples: Porque era agradável estar próximo Dele.
Além da notável sabedoria espiritual, a alegria de Cristo era contagiante, e isto era notório. A alegria é um estado de espírito, e ao permanecermos ao lado daquele que nos fortalece, fará com que tenhamos uma elegância exultante.
Claro, que passaremos por momentos tristes, todavia não é cabível uma pessoa permanecer constantemente desanimada.
Assim, torna-se imprescindível estarmos próximos a Jesus, para sermos contagiados por esta alegria maravilhosa.

                Reconhecemos, como é raro uma pessoa possuir todas estas qualidades maravilhosas e elegantes devidamente interligadas, uma vez que observamos a perfeição somente num ser: Jesus. Entretanto, devemos incessantemente procurá-las, pois além de nos fazer melhor, nos proporcionarão momentos de satisfação e refinamento. O fato é que a elegância tem muito a ver com a natureza da alma. É um comportamento; é um modo de ser; e está devidamente enraizada na personalidade de uma pessoa. Aquele ou aquela que possui um charme interior, prescindirá de adereços suntuosos e marcas caras no vestir. É a maneira de se conduzir, que mostra uma verdadeira elegância. Conhecemos pessoas que se portam decentemente, com estilo de vida reluzente, cuidando de sua aparência, vestindo-se de forma simples, e abstraindo-se de toda uma moda rebuscada10 e sem gastos monetários excessivos. Reiteramos que, com uma simplicidade elegante, estaremos bem em todas áreas desta vida. Assim, imitemos11 o maior artífice da elegância em suas virtudes maravilhosas, tendo sempre: "Os olhos fitos em Jesus, autor e consumador de nossa fé" (Hebreus 12.2a).   
 
_______________

1Fonte: www.sãopaulopretaporter.com
2Gabrille Bonheur Chanel foi uma estilista francesa e fundadora da marca Chanel S.A.
3Apocalipse 3.20: Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo. 
4João 10.30: Eu e o Pai somos um.
5Filipenses 4.5: Seja a vossa equidade notória a todos os homens.
6No sentido figurado: Não perder a compostura; exasperar-se e agir de forma deselegante.
7Salmo 37.23-24: O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada, ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.
8Fonte: www.lagoinha.com
9Marcos 10.13-14: Alguns traziam crianças a Jesus para que ele tocasse nelas, mas os discípulos os repreendiam. Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertencem aos que são semelhantes a elas.
10Ornamentação em excesso.
11Efésios 5.1: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.