Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de abril de 2017

COMO INICIAR CORRETAMENTE UMA RELAÇÃO AFETIVA?

"Não ama quem não mostra amor" (William Shakespeare).


Estamos mais do que cansados em observar homens e mulheres, iniciando relacionamentos amorosos de forma totalmente incorreta. Utilizam os mais variados motivos para começar uma relação afetiva. Pessoas que vivem pulando equivocadamente de galho em galho, achando que os equívocos dos relacionamentos anteriores serão apagados pela simples substituição de parceiros, esquecendo-se da verdadeira motivação em que devem mirar um novo vínculo
Seria muito bom, se todos tivessem uma primeira relação amorosa, onde tudo saísse bem. Contudo, na grande maioria das ligações afetuosas não ocorre isto. 
Alguns partem do pressuposto que um novo amor sempre fará esquecer o antigo. Até certo ponto, não discordamos disso, entretanto, como regra só se deve partir para uma nova união, quando os envolvidos estiverem curados de envolvimentos anteriores. Termina-se uma relação antiga, e após um mês a pessoa já está envolvida com outra, postando fotos em redes sociais, e assumindo para todo mundo uma afetividade fugaz.[1] Quem ela pensa que está enganando?
A ninguém. Ou ela não gostava nem um pouco da outra pessoa, ou quer uma substituição forçada de algo que nunca se resolveu. Se você preza por um coração sossegado, não proceda desta forma, porque simplesmente não funcionará.
Devemos procurar um sentimento adequado na área emotiva, para que possamos recomeçar. De uma forma que seja equilibrado e contrabalanceado numa afeição verdadeira.
Para iniciar um novo sentimento, principalmente para as pessoas que já tiveram outras relações é imperioso esperar o tempo exato, bem como, ter como suporte maior um direcionamento divino.  
Não esquecendo-se logicamente, que as pessoas noviças e desprovidas de experiências na área amorosa, devem com mais ênfase ainda, entregar esta situação a Deus. O Senhor estará sempre pronto para auxiliar indistintamente a todos que o procurarem, oferecendo ajuda para a melhor escolha sentimental.
Algumas dicas são por demais importantes para o auxílio de todos que procuram relacionar-se da maneira correta, senão vejamos:

1. COMPANHEIRISMO: 
Quando você encontra a companhia correta, descobrirá alegremente um refresco para alma. Acontece um convívio cordial e amoroso, próprio do companheirismo que tanto fortificará a relação. Se a pessoa não tem muita curiosidade em conhecer tua vida, tal situação deve ser bem analisada.
Exemplos:
a. Não se interessa em saber se estais com algum problema;
b. Como é o seu trabalho;
c. Se você pretende ter filhos.
Se estes fatos ocorrem desde o princípio, tome cuidado porque algo está errado.

2. NECESSIDADE DE BOAS PALAVRAS:
Ouvir boas palavras faz bem. Reconhecemos que atitudes são mais importantes do que palavras. Isto nem discutiremos, todavia, ouvir coisas boas nunca será ruim, até porque a boca fala daquilo que o coração está cheio (Mateus 12.34b). Não é bom, se uma pessoa que você se envolve nunca diz que gosta de você. E quando é você que sempre diz isto, e ela responde sem muita ênfase: "Eu também"; se ligue, pois o sinal está amarelo.  

3. NINGUÉM ESCONDE QUEM GOSTA:
Quem realmente gosta, possui uma admiração espontânea pelo outro, apresentando para todos a pessoa que lhe é especial. Se ele (a) evita ser visto (a) contigo por conhecidos, alguma coisa não está correta, pois alguém está, na acepção da palavra "escondendo" algo. 

4. O PLANEJAMENTO CONJUNTO:
Se passado algum tempo deste convívio, um dos dois nunca elabora planos para o futuro, também é demonstrado desinteresse. Quem gosta, normalmente planeja o relacionamento, evidenciando um cuidado na consumação de um futuro a dois. Planejamento mútuo denotará responsabilidade e grande vontade no crescimento do amor.

5. CONFIANÇA:
Confiança é uma palavra mágica em qualquer relacionamento, principalmente no amoroso. No livro "Reagan: The Life" (Em português: A vida de Reagan), o historiador H. W. Brands demonstra que o presidente Ronald Reagan era um homem amável em público, mas na vida privada só se abria inteiramente para sua mulher Nancy Reagan. Reagan foi um homem extremamente  fechado, exceto com Nancy, pois ela foi o grande amor de sua vida e melhor amiga. É de conhecimento público o grande homem que ele foi, fazendo juz aquele dito: "Por detrás de um grande homem, uma mulher excepcional". Baseado nisto, observamos que a confiança é por demais necessária no amor, porquanto sem ela a relação já nasce morta.

6. A PAZ É IMPRESCINDÍVEL:
Costumeiramente, reparamos aqueles relacionamentos complicados, tipo: "entre tapas e beijos"; que numa hora tudo está maravilhoso e na outra um verdadeiro caos. Uma maneira de distinguir a voz de Deus da imitação fraudulenta é a sensação de serenidade. A voz que comunica a paz é naturalmente divina, e a que procede de urgência ou conflito não será benigna. Atentar sempre para esta condição.   

7. BUSQUE AJUDA DE DEUS PARA A ESCOLHA AFETIVA:
A maior arma contra as ilusões chama-se "discernimento do espírito". Quem vive na presença de Deus possuirá este recurso. Se buscares este dom, com certeza não serás enganado. É um conselho importante, principalmente para a vida sentimental, pois devemos sempre pedir a Deus o discernimento de tudo que esteja acontecendo ao nosso redor. Com certeza, aquilo que é enganoso em nossa existência, o Senhor vai desmascarar. Não se trata de uma desconfiança obsessiva, mas sim de uma defesa, onde o interesse verdadeiro será devidamente demarcado, e a falsidade afastada. 

Neste mundo a regra é: "Siga o seu coração". Mas, será que essa é uma atitude única e sábia? Evidente que não. A Bíblia preceitua que: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17.9). A palavra do Senhor também nos mostra um critério seguro para tomarmos decisões: "Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração" (Colossenses 3.15). 
Um relacionamento recheado de confusões, onde impera a intranquilidade, de maneira nenhuma prosperará. Espere o momento apropriado para um começo ou um recomeço nesta área.  
Assim, poderás usufruir de uma relação alegre e centrada na perfeita vontade de Deus. 
   
_______________ 
[1] Instantânea, rápida.     

5 comentários:

  1. Sim, o critério seguro para a decisão de escolha sentimental deve ser pautada na paz de CRISTO. A partir do momento que se ama a Deus sobre todas as coisas, tudo se torna complemento. Assim é o casal que teme ao SENHOR. Amós 3:3 traz: andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Iniciar corretamente uma relação afetiva com um direcionamento divino, exige a escolha de uma pessoa que tenha o mesmo objetivo “servir a DEUS”, considerando estes atributos apresentados e que não estão dispostos na aparência um do outro, mas sim no seu interior. Quando pode-se tomar como base 1 Samuel 16:13, mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. Linhas edificantes, parabéns! Que DEUS continue abençoando este projeto.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro que tudo um dos pontos básicos na construção de uma relação que, infelizmente, muitas pessoas não percebem. Normalmente, mesmo que a pessoa deseje se sentir livre tem dificuldades para dar liberdade. É importante permitir e encorajar o parceiro a desenvolver atividades e projetos individuais para que vocês não se sintam limitados um pelo outro. Essa é uma postura construtiva para o desenvolvimento individual e do casal..

    ResponderExcluir