Pesquisar este blog

sábado, 30 de julho de 2016

APROVEITE BEM O TEMPO QUE VOCÊ TEM!

“Não desperdice o tempo, pois é dele que a vida é feita” (Do Filme “E o vento levou”).

Partindo de uma premissa coerente, devemos aproveitar o tempo da melhor maneira possível. As pessoas reclamam, afirmando que não possuem o tempo necessário para seus diversos afazeres. Entretanto, esquecem que o uso correto do tempo é apenas uma questão de prioridade. Quando algo te interessa verdadeiramente, você sempre arranjará um tempo livre para exercitar o que tanto gosta ou precisa. Se você não tem tempo para fazer o que necessitaria estar fazendo, é porque gasta tempo com o que não deveria estar realizando.

Todos terão pelo menos vinte e quatro horas por dia. Deste modo, vejamos como usá-las da maneira mais produtiva possível. Nada de perder tempo com tolices que não levarão a nada.
Na maioria das vezes, detectamos quando o tempo não está sendo bem aproveitado. Assim, de nada adiantará chorar pelo leite derramado* quando esse tempo não for usado apropriadamente. Teremos um tempo possível, desde que o queiramos, para fazer aquilo que achamos necessário.
Pessoas que têm alguns minutos de folga buscam maneiras de matar o tempo; assim, ligam a televisão ou simplesmente ficam sem fazer nada. Ocorre que nós não matamos o tempo; o tempo é que nos mata. Trinta minutos é tempo suficiente para ler algumas páginas de um livro ou rever mentalmente um conceito, começando a refletir sobre suas implicações. Ou seja, é melhor ter bons pensamentos do que jogar o tempo fora. Neste modelo, o importante é não “matar o tempo”, mas poupá-lo integralmente.
Devemos lembrar que os nossos dias estão nas mãos de Deus. Tenhamos, necessariamente, a consciência maior de que a melhor maneira de aproveitar o tempo é simplesmente se relacionando com Jesus Cristo. Esta relação é uma forma primordial de ter o tempo a nosso favor. O Senhor reservou bastante tempo para tudo nesta vida, e fazemos mais coisas quando confiamos um período diário para Ele.
Fazer com que o nosso tempo seja altamente edificante é gratificante, tendo uma lógica entronizada em nosso viver, que é: “Não nos cansemos de fazer o bem, pois, no tempo próprio, colheremos, se não desanimarmos” (Gálatas 6.9).
Por conseguinte, vamos usufruir do tempo, trabalhando, passeando, lendo, brincando, viajando, relacionando-nos, amando e: SIMPLESMENTE VIVENDO!


________________

*Lastimar por ter perdido algo que não consegue mais recuperar. Arrepender-se por não haver tomado alguma decisão importante. Lamentar-se por haver perdido alguma oportunidade.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

CARACTERÍSTICAS DA AMIZADE VERDADEIRA

"A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe" (Jean Cocteau).[1]


                Características são grandes indicativos em todas as conceituações humanas, e numa amizade verdadeira, isto não seria diferente. É imperativo afirmar que algumas qualidades caracterizam um amizade sincera, porém 6 aspectos destacam-se por serem por demais importantes nesta situação, os quais são:

1.A AMIZADE VERDADEIRA É DESINTERESSADA:
Uma amizade com sinceridade é desprovida de interesse maior. É uma simples convivência com o semelhante, de tal forma que nos faça bem e nos torne melhor como ser humano. Esta amizade não visará a condição financeira, e sim uma camaradagem pessoal, cuja companhia possa nos ajudar a galgar um patamar sábio de vida. Este sentimento de afeição, com reciprocidade, acontece sem proveito maior de outrem, ou sem maiores cobranças, indicando como poderemos crescer mais e mais interiormente. 

2.A AMIZADE REAL É ANIMADORA:
É uma convivência animadora, que te incentiva a ter as melhores conquistas. Faz com que um desânimo temporário sucumba perante uma motivação positiva. Como já disse Dan Reiland: "Um amigo de verdade nos incentiva e nos desafia a colocar em prática nossos melhores ideais, a honrar nossos mais sublimes motivos e alcançar nossos mais significativos sonhos".

3.NA AMIZADE CORRETA, EXISTEM BONS CONSELHOS:
O amigo verdadeiro te aconselha a não ires por um caminho prejudicial. Através de uma simples opinião indicativa, te mostrará de forma sábia e amigável o melhor rumo a ser tomado. O bom amigo te ilumina com a sua luz e visão, pois como bem asseverou Zig Ziglar: "Não quero ficar perto de pessoas que clareiam o ambiente, quando saem. Quero ficar perto de pessoas que clareiam o ambiente quando chegam"!  

4.O AMIGO LEAL COMEMORA TUAS CONQUISTAS:
Outro grande indicativo de uma amizade leal é a comemoração de vitórias alheias com sinceridade. Nas grandes conquistas são os amigos verdadeiros e desinteressados, que sentem alegria "autentica" com o teu sucesso. Pense duas vezes, se suas realizações pessoais não produzem entusiasmo na outra pessoa. Quando coisas boas acontecem, qual a primeira pessoa para quem você deseja comunicar? Preste atenção nisto, pois a celebração é uma bússola.[2] Aquelas pessoas com as quais você comemora vitórias é uma peça fundamental para o quebra-cabeça de tua vida. Logo, desconfie fortemente daqueles que te olham de soslaio ou forma dissimulada, quando és vitorioso.

5.HÁ LEALDADE NA AMIZADE SINCERA:
"A amizade e a lealdade residem numa identidade de almas raramente encontrada" (Epicuro). 
Outra característica bem importante é a lealdade, pois esta qualidade impedirá a traição e incentivará a fidelidade. A lealdade é um sustentáculo firme e obrigatório para uma amizade verídica.  

6.O RESPEITO É IMPORTANTE NA AMIZADE:
O amigo verdadeiro possui um relacionamento respeitoso contigo. Não é aquele que gosta de tirar brincadeiras com tons pejorativos. Assim, ligue-se neste conselho importante: "Ensino às pessoas como devem me tratar, através do que permito".

                       A bíblia enfatiza que há amigos mais chegados que irmão (Provérbios 18.24). Feliz de uma pessoa que encontra um amigo mesmo imperfeito, contudo ele: "COMEMORA TEUS MELHORES MOMENTOS E TE ACOLHE NO DIA MAU".   

______________
   
[1] Jean Maurice Eugène Clément Cocteau foi um poeta, romancista, cineasta, designer, dramaturgo, ator, e encenador de teatro francês.
[2]  No sentido figurado: "Guia".

domingo, 17 de julho de 2016

SEM CALMARIA, MAS COM TRANQUILIDADE

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna”. (Isaías 26.3-4).


Sem calmaria, mas com tranquilidade! Parece bem paradoxal a presente sentença, mas demonstraremos a razão deste pensamento.

Como pode faltar a calma e imperar a tranquilidade, já que estas palavras são sinônimas?
Explicaremos esta visão na ótica de uma questão complexa que possa atingir a nossa existência, onde devemos ter a devida concentração para não perdermos totalmente o equilíbrio. É justamente aí que, lastreados na ajuda divina, manteremos a paz interior para obtermos a vitória sobre aquilo que intenta nos derrubar.
Existem momentos em nosso viver em que a calma passará longe. Lutas aparecerão do nada e não saberemos como controlar os nossos impulsos diante de uma batalha dura e renhida. É neste exato instante que, apesar do risco iminente de total desequilíbrio, deveremos manter um temperamento tranquilo, apesar da ausência de calmaria nesta situação.
Ao perdermos totalmente o senso de paz, poderá nos faltar a força necessária para este embate. Quando nos encontramos em meio a lutas e adversidades, o grande problema será como o nosso interior será afetado.   Precisaremos, nessas ocasiões, do apoio divino, e nosso Senhor Jesus Cristo deixou isso bem claro quando afirmou: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16.33).
É difícil ter tranquilidade diante das adversidades existenciais. Porém, o nosso Deus oferece um conforto especial e espiritual, que se reverterá em força capaz de nos fazer passar por cima de problemas de qualquer natureza.
Sem Jesus, nada seremos; porém, com Ele, nada perderemos. É desta forma que devemos pensar sempre que algo problemático venha nos importunar. Manter a tranquilidade com ajuda divina, diante das tempestades existenciais, vem reforçar a nossa capacidade de luta. Tenhamos fé, sabendo, antes de tudo, que: "Em Cristo teremos a necessária tranquilidade, diante dos vendavais desta vida".