A famosa “Oração da Serenidade” denota o valor da tranquilidade em nossa caminhada. Possuir serenidade na alma é importantíssimo, no sentido de enfrentarmos adversidades sem as perturbações intensas, tão inerentes a este mundo complicado.
Pesquisar este blog
sábado, 27 de fevereiro de 2016
A IMPORTÂNCIA DA SERENIDADE
domingo, 21 de fevereiro de 2016
MARCADOS PELA LUTA
Evidentemente, após as lutas desta vida, ficaremos marcados. Cicatrizes que machucam muito, pois latejam no fundo da alma. Porém, impactantes constatações nos servem de consolo:
- DEUS ESTARÁ SEMPRE AO NOSSO LADO: Nas circunstâncias mais difíceis, o Senhor estará nos carregando no colo. Naquele momento tenebroso em que temos a noção de que iremos sucumbir diante de uma emoção muito mais forte, que, se for só lastreado em nossas defesas humanas, não teremos como suportar. Aquilo que, se não fosse Deus, estaríamos totalmente nocauteados no ringue da vida. Contudo, a imanente* graça divina transbordará em nossa alma, acalentando o nosso viver. Naquela situação em que tudo parece dificílimo, dilacerando nossas estruturas psicológicas, receberemos um lenitivo divino que tornará leve a carga mais pesada. Só o Senhor possui o remédio santo que sarará a mais intensa dor. Só Ele estará ao teu lado quando todos abandonarem o barco. Só Ele acalmará a tua alma, quando nenhuma palavra terá esse poder. Só Ele neutralizará os efeitos de um acontecimento que tem o poder latente de te esmorecer, deixando-te totalmente sem forças. Só Ele clareia a mais “densa treva”, tornando luz aquilo que estava na total escuridão. Só Ele tem o poder de levantar o corpo mais encurvado ante o peso das fortes contrariedades que inevitavelmente passaremos. Consola saber que Deus está ao nosso lado quando achamos que estamos completamente abandonados.
- O QUE NÃO ME ANIQUILA, ME TORNA MAIS RESISTENTE: “O que não me destrói, me fortalece” é uma frase marcante de Friedrich Nietzsche que impulsiona a desenvolvermos uma força interior de superação. As experiências humanas que resultarão das lutas existenciais, com certeza, nos deixarão mais fortes. Poderemos balançar em nossa estrutura espiritual ou emocional; porém, nunca seremos derrotados. Deus não nos criou para sermos eternos perdedores. Naturalmente, passaremos por experiências traumáticas, pois ninguém estará imune a tais situações. Após ultrapassarmos momentos aflitivos, estaremos com o coração mais fortalecido para continuar na caminhada.
Temos duas opções a serem tomadas ao enfrentarmos as lutas:
- Prostrar-nos e ficarmos inteiramente paralisados pelo “medo”, e, dessa forma, sermos consumidos pela circunstância adversa.
- Ou tirarmos lições preciosas e, cada vez mais, nos focarmos na plenitude da revelação divina, e, dessa maneira, erguer-nos com mais força ainda para continuar na caminhada.
Qual a opção você escolheria?
________________
*Que não desaparece; que existe sempre; perdurável
sábado, 13 de fevereiro de 2016
GUARDAR O CORAÇÃO!

Quando o coronel George George Washington Goethals estava construindo o Canal do Panamá, enfrentou problemas de topografia e doenças tropicais, que teriam intimidado um indivíduo de menos fibra. Contudo, o pior foi ele ter de suportar comentários irônicos de críticos do próprio país, já que estes tinham a certeza de que ele fracassaria. Afinal de contas, não havia o Visconde de Lesseps, famoso construtor do Canal de Suez, desistido do projeto? Mas, Goethals ignorou os questionadores. E certo dia, um de seus subordinados, perguntou-lhe:
- O Senhor não vai dar uma resposta aos críticos?
- Sim, oportunamente.
- Mas, quando e como?
- Com o canal construído!
Que bela resposta. Quando acreditamos num projeto, temos coragem
para defendê-lo.*
A Bíblia preconiza em Provérbios 4.23 num
versículo impactante, que: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o
teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."
______________
*Fonte: Pág. 11 do
Livro SERMÕES COMPLETOS COM ILUSTRAÇÕES E NOTAS EXEGÉTICAS (Autor: Marcos
Kopesca).
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
O VERDADEIRO AMOR SE DECIFRA

Não é tão fácil definir o amor, e a melhor explicação encontrada sobre esta palavra está delineada em 1 Coríntios 13.4-7, quando demonstra que: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
1. O VERDADEIRO AMOR SE MOSTRA:
O amor real é demonstrado na forma em que ele se evidencia. O cerne da questão é que, na maioria das vezes, quando encontramos um casal verdadeiramente enamorado, pelo menos para um espectador mais atento, verifica-se que há união, amizade e um equilíbrio de propósitos. A conversa entre eles é bastante importante, pois esse relacionamento é balanceado na união e nas ideias conjugadas que levam a um bom fim. Logo, quando a conversa entre o casal acontece de forma constante, é sinalizado que o diálogo entre os dois é intenso, fortalecendo ainda mais essa relação.
2. NA MAIORIA DAS VEZES, OS OLHOS MOSTRAM A NOSSA VONTADE:
Quando ocorre o amor verdadeiro, tal fato é muito bem demonstrado pelos olhos. Na magnitude do olhar, não se deixa mentir um sentimento real, pois ele também é decifrado na forma como os casais se miram. O olhar é importante, pois o raciocínio oculto pode ser manifesto. No amor verdadeiro, jamais esse sentido humano será equivocado, pois, simplesmente, aquele que ama não terá forças para demonstrar o contrário.
Assim, o amor verdadeiro decifra-se também no simples ato da conversa frequente e alegre, bem como é fantasticamente demonstrado nas entrelinhas de um olhar que não mente.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
NA DÚVIDA, NÃO ULTRAPASSE!
A frase temática “Na dúvida, não ultrapasse” está mais do que enraizada em nosso consciente coletivo, pois essa sentença pertence ao grupo de placas educativas de trânsito, objetivando disciplinar o tráfego de veículos e incutir nos motoristas o respeito pela segurança própria e dos outros. Podemos, de certa forma, trazer essa frase para momentos de nossa existência, nos quais dúvidas atrozes nos assaltarão e teremos enormes dificuldades de decisão. Como está delineado na referida sentença, a dúvida requer um maior cuidado quando tivermos que decidir sobre algo que nos cerca. Se você tem algo a deliberar e ainda existem pontos de incerteza no seu ser, só temos um conselho a te dar: ESPERE!